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6 Passos Simples para Posicionar seu Blog no Google e Vender Mais

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6 Passos Simples para Posicionar seu Blog no Google e Vender Mais

Para ter bons resultados em Marketing de CPA existem muitas estratégias que funcionam bem. O ideal para que você tenha os melhores resultados é que trabalhe com o máximo possível de estratégias como SEO (Search Engine Optimization), Anúncios pagos em grandes redes como Facebook Ads, Google Adwords e Bing, compra de tráfego através de Direct Media, etc. Para quem está começando uma das formas mais atrativas é o SEO porque não requer investimentos financeiros imediatos.

Aqui neste artigo você aprenderá quais são os 6 passos básicos para melhorar o posicionamento de seus conteúdos nos resultados orgânicos (grátis) do Google, assim aumentando bastante suas chances de fazer vendas através de seu link de afiliado da C2 CPA Network. Antes de passar diretamente para estes passos é importante avisar que SEO é um assunto extremamente vasto e em constante atualização, estes são apenas alguns passos simples e básicos, se for adotar esta estratégia como sua principal o ideal é estudar mais sobre o assunto.

Estes 6 passos podem ser divididos basicamente em 2 grupos, o primeiro é a otimização que você fará dentro do seu blog, site ou mini-site e o segundo são fatores externos que também são muito importantes para que você consiga melhores posicionamentos nos resultados orgânicos. Vale lembrar também que dependendo das palavras-chave que você escolher para se posicionar isto será mais difícil ou mais fácil, tudo depende do grau de concorrência já existe para a palavra em questão.

Para não tornar este artigo muito longo vou fazer um outro artigo onde explico como escolher as melhores keywords para Marketing de CPA, desta forma complementando este artigo aqui, assim você terá condições de fazer um trabalho de SEO completo para seus projetos e ganhará mais dinheiro com o aumento da quantidade de vendas. Agora então vamos para a primeira etapa, que é o SEO On Page, ou seja o que deve ser feito dentro de seu projeto para melhorar o posicionamento.

all-in-one-seo

SEO ON Page para Marketing de CPA

Como base para estes próximos 3 passos vou partir do princípio que você estará utilizando o WordPress para fazer seu site, isto porque é esta a plataforma mais utilizada e que mais oferece recursos para o afiliado fazer projetos de alta qualidade. E antes de passar diretamente para os 3 primeiros passos veja a seguir algumas dicas simples que podem ajudar a melhorar seu posicionamento:

  • Escolha um domínio que contenha a principal keyword para a qual pretende ranquear
  • Escolha um template de rápido carregamento e que seja responsivo (preparado para mobile)
  • Certifique-se de que seu servidor não demora para responder ao carregamento da página

Agora que você já está com um bom domínio comprado, WordPress instalado em um bom servidor e também com um template que seja leve e responsivo já podemos passar para os próximos passos, a iniciar pela otimização geral do blog. Antes de qualquer coisa você deve ir em configurações e configurar os Links Permanentes do WordPress, que por padrão são algo mais ou menos assim:

http://seudominio.com/?p=123

Você deve alterar isso para algo que contenha o título do post na URL do artigo, ficando algo muito mais amigável, como isso:

http://seudominio.com/seu-post/

1 – Instale o Plugin All In One SEO Pack

Agora que isto já está configurado adicione o Plugin All In One SEO Pack e o ative, vá na tela de configurações dele e faça as configurações como mostro no vídeo a seguir. Estas configurações são para o blog como um todo e para a página inicial, posteriormente você poderá fazer configurações específicas para cada nova página ou post que criar.

2 – Como Configurar o Plugin All In One SEO Pack [Vídeo]

3 – Configurações de SEO do Post/Página

Agora que seu plugin já está instalado e configurado é o momento de otimizar seu primeiro post/página do blog e tudo começa na escrita de seu texto, após muitos testes que já fiz você pode ter como base as seguintes dicas de SEO para a criação de conteúdos:

  • Keyword no Título do Artigo
  • Keyword presente como H2, H3.. (são os Cabeçalhos 2, 3…)
  • Keyword presente no primeiro e último parágrafos dos artigos
  • Keyword presente na URL do post
  • Keyword presente como atributo Alt das imagens
  • Caso use vídeos (Keyword no título e descrição do vídeo inserido no post)

Nota: Evite usar o H1 no texto pois o Título do artigo já será inserido como H1, portanto comece a partir do H2 no corpo do texto.

Se possível use ao menos uma de suas keywords do texto do artigo para criar um link interno no blog com a keyword sendo a âncora do link, isso também ajuda a aumentar a relevância deste post para a keyword em questão. Feito isto já pode passar para a próxima parte da otimização do texto, que é feita através do plugin All In One SEO.

No editor de textos do seu WordPress na parte inferior há um widget do plugin para que você faça a otimização inserindo os dados de título (para SEO), meta description e meta keywords, como pode ver na imagem a seguir:

seo

1 – Campo do título: deve conter a keyword e não ultrapassar 60 caracteres.

2 – Campo da Meta Description: deve conter suas keywords e não ultrapassar 160 caracteres.

3 – Campo das keywords: insira suas keywords separadas por vírgulas (algo entre 3 e 5 keywords costuma funcionar bem).

Antes de publicar seu artigo agora falta apenas otimizar a URL para que tenha a maior relevância possível. Por padrão o WordPress irá transformar o seu título em URL como você configurou no início deste artigo, mas ele irá utilizar todo o título e não apenas sua keyword, veja o exemplo a seguir:

Este aqui é Seu Título com a Keyword!

A URL ficaria assim: http://seudominio.com/este-aqui-e-seu-titulo-com-a-keyword/

Editando a URL você pode retirar o que não interessa, assim dando maior relevância para a keyword e tornando a URL mais agradável.

Então ficaria assim: http://seudominio.com/keyword/

Seguindo estas etapas seu blog e artigo já estão bem otimizados, agora você deve começar a se ocupar da otimização Off Page, que é feita fora de seu blog ou site. Isto você verá agora na segunda parte do artigo com mais 3 passos simples para fazer esta otimização.

SEO OFF Page para Marketing de CPA

Até este ponto seu blog ou site está otimizado internamente, porém isto não será o suficiente para que consiga o posicionar bem nos resultados orgânicos do Google, principalmente se for para uma keyword mais concorrida. Então para que você consiga melhores resultados terá que lidar também com fatores externos de seu site, estes fatores são diversos, mas para simplificar vija a seguir 3 deles que na minha opinião são muito relevantes e podem ajudar bastante.

Também vale lembrar que estes fatores externos precisam manter uma certa constância, mesmo que em um mês você posicione bem seu site com este trabalho isso não quer dizer que ele ficará lá eternamente. Para se manter bem posicionado é preciso manter a consistência deste trabalho a médio/longo prazo, desta forma irá aumentar suas chances de se manter bem posicionado.

4 – Indicadores de Social Media

As redes sociais podem ajudar não apenas a conseguir visitas diretas através dos compartilhamentos, mas também são fatores considerados pelo algoritmo do Google no momento de posicionar seu texto. Este é um dos motivos porque é interessante que crie conteúdos realmente atrativos para os leitores, algo que os faça compartilhar nas redes sociais.

Não adianta apenas você (e um pequeno grupo de amigos) sempre compartilhar os mesmos artigos, nas mesmas redes sociais com os mesmos perfis, também é considerada a diversidade de redes e perfis, assim parecendo o mais natural possíveis. Tem que haver compartilhamentos de perfis diversos, em redes diferentes. Com isso estará enviando a “mensagem” para o Google de que este conteúdo realmente agrada os leitores e consequentemente isto pesará de forma positiva para seu posicionamento.

Agora que você já sabe disso possivelmente vai passar a explorar outras redes além do Facebook e Twitter, afinal a diversidade estará a seu favor. Cada nicho possui suas peculiaridades e há redes em que terá melhores resultados porque seu público-alvo está lá, use isso a seu favor. Também vale lembrar que quanto mais você facilitar o compartilhamento dentro de seu site maiores são as chances de que isso aconteça, use plug-ins de compartilhamento, configure o All in One SEO para os compartilhamentos, etc.

5 – Backlinks de Qualidade

Para o posicionamento de seus artigos nos resultados do Google (e também de outros buscadores) este é certamente um dos fatores de maior peso, que são os links que seu conteúdo recebe, ou seja os links em outros sites que apontam para o seu site. Para que você tenha bons resultados ao fazer o trabalho de construção de backlinks para seu site é importante ter alguns cuidados, e desta forma evitar que seu site seja penalizado pelo Google por estar tentando manipular os resultados de buscas.

Variar o texto âncora: evite criar backlinks sempre como o mesmo texto âncora exato, busque diversas vairações, assim tornando o processo mais natural.

Variar fontes dos links: tenha links de diversas fontes diferentes, desde outros blogs, sites, redes sociais, descrição de vídeos, diferentes autoridades de sites, page rank diferenciados.

Não tenha apenas links follow: quando vamos fazer links para nossos projetos queremos apenas links follow, porém em um processo natural é comum que alguns links sejam nofollow, portanto tenha ambos os tipos, mesmo que os nofollow sejam em menor quantidade.

Embora o Google seja completamente contra a compra de links, a verdade do que alguns blogs fazem é justamente o oposto, sim eles compram links. Note que não estou dizendo para você fazer isso pois seu site pode ser punido pelo Google ao fazer compra de links, apenas citei esta fato para que você saiba o que as pessoas fazem para ranquear seus sites, em alguns casos chegando à primeira posição em algumas horas ou no máximo em 1 ou 2 dias.

6 – Frequência e Constância de Backlinks

Ter muitos backlinks apontando para seu site de uma só vez ou em um curto espaço de tempo é certamente a forma mais segura de chegar à primeira página e também de ser penalizado pelo Google momentos depois, portanto não faça isso! Os links precisam chegar com uma frequência menor, ou seja de forma natural, pouco a pouco vão surgindo e seu site vai ganhando um melhor posicionamento.

Também é importante lembrar que o trabalho de criação de links não é algo que será feito uma só vez, é na verdade um processo que precisa de manutenção, com o passar do tempo seus conteúdos precisam ter novos links apontando para eles, desta forma terá maiores chances de se manter em boa posições por períodos maiores.

Como disse no início do artigo este é um texto com o Básico de SEO (Search Engine Optimization), o tema é bastante vasto e há muito o que estudar para que tenha os melhores resultados possível. Mas para você que está começando é certamente a melhor forma de começar a otimização de seus conteúdos em Campanhas de Marketing CPA. Para se aprofundar nos estudos de Marketing de CPA e se tornar um afiliado que realmente tem excelentes resultados venha fazer parte da Academia da Performance, lá aprenderá todas as melhores estratégias e técnicas utilizadas pelos maiores afiliados de CPA!

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.