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Como Aumentar a Performance de suas Campanhas em Marketing de CPA!

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Como Aumentar a Performance de suas Campanhas em Marketing de CPA!

Em campanhas de marketing CPA um dos pontos mais importantes (se não o mais importante) é manter uma alta performance em sua campanha, ou seja fazer o máximo de vendas com o mínimo de visitantes, principalmente para quem trabalha com anúncios pagos mais caros como Google Adwords por exemplo. Aqui neste artigo você encontrará um guia completo e passo a passo para avaliar a performance de suas campanhas e melhorar suas métricas de forma simples e eficaz.

Mas antes de falar diretamente sobre como melhorar sua performance nas campanhas da C2 CPA Network é fundamental que compreenda bem porque isso é tão importante para você e como isso pode garantir que terá um ROI maior, ou seja mais dinheiro no bolso. Um ponto importante a saber é que as campanhas de C2 CPA são cuidadosamente escolhidas e testadas, portanto as campanhas funcionam e se você está tendo dificuldades para gerar vendas algo está errado na performance de sua campanha e este artigo vai ajudar você a corrigir isso.

Se você está vendendo todos os dias mas para isso é preciso gerar quantidades absurdas de tráfego possivelmente seu ROI é pequeno (talvez esteja até mesmo apenas pagando a publicidade), e certamente há algo de errado em sua campanha. Para facilitar o passo a passo vou dividir sua campanha de CPA em 3 etapas, desta forma poderá avaliar cada uma delas em separado e ir acompanhando os resultados, estas etapas são:

  • O Anúncio
  • A Landing Page (ou Advertorial)
  • A Oferta

É verdade que existem campanhas mais elaboradas e que possuem outras etapas em seu funil como por exemplo campanhas com Remarketing, com e-mail marketing, etc. Mas estas outras deixarei para falar ao final do artigo porque de nada adianta tentar fazer algo mais elaborado se nem mesmo o básico estiver funcionando bem. Então veja agora o que pode estar dando errado em cada uma das 3 etapas para a conversão em marketing de CPA.

Otimizando o Anúncio na Campanha de CPA!

O anúncio (Adwords, Bing, Facebook, etc.) é geralmente o primeiro contato entre seu funil de vendas e seus clientes, o objetivo inicial do anúncio é “fisgar” o cliente e o levar para sua Landing Page. Embora isso pareça algo simples pode haver uma série de implicações que irão refletir lá na conversão, sem que você associe a falta de conversões com o anúncio, até mesmo porque muitas vezes o anuncio está funcionando relativamente bem mas não vende.

Com os anúncios existem basicamente 2 problemas que podem ocorrer, que são os dois extremos em termos de cliques:

O Anúncio não tem cliques: Quando o anúncio não está apresentando uma boa CTR é um problema, menos grave do que o próximo mas ainda assim um problema. Existem alguns pontos que deve observar em seus anúncios que não tem clique, entre eles veja se:

  • A headline é chamativa?
  • O texto do anúncio instiga a pessoa a clicar?
  • A imagem é atrativa?
  • O conjunto headline, texto e imagem são coerentes?
  • Seu CPC está adequado ao nicho em questão (está competitivo?)
  • Sua segmentação (Facebook) e keywords (Adwords, Bing) está correta?

Após passar seus anúncios por este rápido checklist estou certo de que irá apresentar uma boa melhora na CTR, assim colocando novamente seu funil de vendas para funcionar e levando clientes para a próxima etapa, que é a Landing Page.

O Anúncio tem muitos cliques mas não vende: A princípio ter muitos cliques nos anúncios pode parecer algo muito bom, porém se acontecer isso e não tiver uma boa taxa de conversão em vendas certamente isso rapidamente vai se tornar um problema porque estará perdendo dinheiro. Neste caso seu maior cuidado deve ser com os excessos, avalie os mesmos passos anteriores, porém buscando por exageros (que levariam a pessoa a clicar no anúncio e se desiludir logo após (assim desistindo da compra), então neste caso avalie:

  • Sua headline está apelativa demais?
  • Seu texto promete algo que a página de vendas não cumpre?
  • A imagem é descontextualizada?
  • Seu CPC não está muito alto? (caso esteja talvez o problema seja em sua Landing Page, veremos isso adiante).
  • Também pode haver problema na segmentação, vale a pena revisar.

Até este ponto você revisou seus anúncios, digamos que seus números se estabilizaram e ainda assim não está vendendo, está tendo cliques, as pessoas visitam sua landing page mas não compram. Então passe para a próxima etapa que é a análise de sua página de pré-venda.

aumentar-conversao

Otimizando a Landing Page (ou Advertorial)!

Se seus cliques estão normais nos anúncios e não está vendendo temos mais 2 situações frequentes que podem estar acontecendo e cada uma delas possui 2 sintomas fáceis de identificar através da CTR de sua landing page, que dependendo da fonte de tráfego geralmente fica entre 20 a 30% (search) e um pouco menos que isso em redes de display. As situações são:

CTR muito baixa na landing page: algo está “matando” o interesse de seus clientes em sua landing page, isso pode ocorrer por diversos motivos, entre os mais comuns vale verificar se:

  • O texto da landing page é coerente com o produto?
  • Está usando a landing page correta?
  • Sua landing page não está fazendo afirmações que obviamente são falsas?
  • Sua landing page desmente algo dito no anúncio?
  • Há uma boa quantidade de links e CTA (Call To Action) em sua landing page?
  • Existem distrações na página?

CTR muito alta ou normal na landing page (com baixa conversão): neste caso o problema possivelmente é mais sutil, afinal tanto o anúncio quanto sua landing page estão com uma performance normal, porém não está gerando conversões. Isto pode ocorrer por um simples problema em seu link de afiliado (verifique se está utilizando o link correto). Mas também pode estar acontecendo de haver uma falta de consistência no conjunto anúncio >> landing page >> oferta. Todo o discurso deve ser consistente, assim garantindo que tenha bons resultados, portanto avalie se seu conjunto está consistente e mantém o mesmo discurso da página de oferta.

Com estes passos observados as chances são de que sua campanha já tenha voltado a vender normalmente, mas ainda há como aumentar seu ROI com mais algumas alterações. São pequenos detalhes que farão com que você aumente a performance de sua campanha para a oferta em questão, veja a seguir como fazer isso de maneira simples e muito eficaz.

Otimizando a Oferta e Conversão!

Para otimizar ainda mais sua campanha há estratégia que poderá utilizar, claro lembrando que em ofertas de CPA você estará atuando como afiliado e portanto não tem como fazer alterações na página de vendas da oferta. Porém você pode adequar seu anúncio e landing page para esta página e isso tende a ajudar a aumentar sua conversão. Além disso ainda existem mais 2 ações que poderá tomar para aumentar seu ROI, que são:

Implementar o Remarketing: algo que é bastante frequente acontecer é de uma pessoa visitar a página da oferta tendo passado por seu anúncio e landing page mas não fazer a compra na hora. Tendo os códigos de remarketing do Facebook, Adwords, etc em suas páginas você terá como alcançar esta mesma pessoa em outros momentos e certamente vai fazer mais vendas. Também vale lembrar que os custos de campanhas de remarketing são inferiores aos custos de uma campanha de Search por exemplo e isso é certamente um excelente ponto a favor deste tipo de campanha.

Implementar o e-mail marketing: outra situação que pode ocorrer é de a pessoa acessar seu funil de vendas em um computador (do trabalho por exemplo) e deixar para fazer a compra em outro computador (o de casa), nesta situação você poderia perder a comissão porque seu cookie ficou gravado no primeiro computador. Para minimizar isto você pode fazer a captura de e-mail, desta forma estará facilitando para que a pessoa compre através de seu link de afiliado (gravando o cookie neste computador também).

Para o e-mail marketing em CPA ser eficaz não há necessidade de ter um autoresponder com inúmeras mensagens, algo entre 3 a 4 e-mails certamente já será suficiente para garantir que se esta pessoa for comprar o fará através de seu link de afiliado, assim garantindo sua comissão.

Testando Diferentes Fontes de Tráfego!

Mesmo que tudo esteja correto e dentro de métricas aceitáveis é muito importante que você faça testes com diferentes fontes de tráfego, isso o ajudará a ajustar seu funil de vendas de forma que ele funcione bem para cada uma destas fontes, afinal o que pode funcionar muito bem para Adwords talvez não funcione bem em alguma rede de PPV por exemplo.

É importante que você tenha mais de uma fonte de tráfego (ainda que com um ROI menor) porque caso algo dê errado em sua principal fonte você tem outras para continuar suas campanhas até que solucione o problema com a principal e isto certamente representa uma excelente estabilidade financeira. Lembre-se de que fontes de tráfego sempre dependem de terceiros, portanto não estão sob seu absoluto controle, sendo assim é fundamental ter um plano B já testado e com ROI positivo.

Também é possível após algum tempo trabalhando com diferentes fontes de tráfego começar a criar funis de vendas mesclando diferentes estratégias, assim otimizando ao máximo suas campanhas para que tenha o maior número possível de conversões com o menor investimento possível em publicidade. Já em outras campanhas talvez prefira escalar a campanha para aumentar a quantidade de vendas, ainda que isso reduza seu ROI, tudo é uma questão de fazer testes para definir qual a estratégia será mais lucrativa em suas campanhas de Marketing de CPA.

Aplicando estas dicas em suas campanhas certamente vai ter uma considerável melhora em sua performance, para melhorar isso ainda mais e realmente ir para outro nível do jogo o que você deve fazer é entrar para a Academia da Performance, um curso completo 100% dedicado ao Marketing de CPA!

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.