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Como Começar Campanhas de CPA sem Dinheiro

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Como Começar Campanhas de CPA sem Dinheiro

O marketing de CPA é uma área de trabalho online que pode envolver estratégias realmente complexas, mas a boa notícia é que iniciantes também podem conseguir excelentes resultados trabalhando com campanhas de CPA. Neste artigo vou abordar formas de se começar a trabalhar com campanhas de CPA sendo iniciante, ou seja sem ter experiência e nem mesmo tendo ferramentas mais sofisticadas ou dinheiro para investir.

Antes de começar a falar sobre como começar a trabalhar com campanhas de CPA é importante ressaltar que não recomendo que fique sempre trabalhando apenas com estas dicas. O ideal é começar com as condições que tiver agora e assim que possível mudar sua forma de trabalhar para uma mais profissional, o que certamente fará com que tenha melhores resultados.

Você notará que no decorrer deste artigo vou estar sempre mostrando algumas opções mais avançadas também, estas opções não são necessariamente para quem está começando do zero, mas sim para quem já está um pouco mais avançado ou mesmo para que você saiba quais serão seus próximos passos após estar fazendo suas primeiras vendas com campanhas de CPA.

Também vale lembrar que o crescimento no marketing de CPA pode acontecer de forma muito rápida mesmo que não tenha dinheiro para investir no início, afinal aqui na C2 CPA Network os pagamentos são semanais, então mesmo que comece sem nenhum dinheiro para investir talvez em apenas 1 semana já tenha algum dinheiro para investir e começar a melhorar a qualidade (e resultados) de suas campanhas.

Estrutura Mínima para Começar sua Campanha de CPA…

Embora seja possível começar sem investir em absolutamente nada eu realmente não recomendo, na minha opinião é preciso no mínimo ter 1 site (ou blog) WordPress instalado em uma boa hospedagem para que tenha com utilizar uma série de estratégias, então para começar precisará ter ao menos:

1 domínio: é a URL do seu site, algo como http://seusite.com/

1 hospedagem para sites: é o serviço necessário para que você tenha onde fazer a instalação do WordPress e/ou arquivos HTML para criar seu site, blog, mini site, landing pages, etc.

Com estes 2 elementos já será possível começar a trabalhar com campanhas de CPA e ter resultados positivos, para isso basta seguir alguns passos que vou mostrar a seguir. Vamos partir do ponto em que você já está com seu domínio configurado (apontando para o IP do seu servidor) e que já fez a instalação do WordPress (geralmente através de um aplicativo no servidor, o que é bastante simples).

Agora que já está com tudo pronto você deve logar em sua conta de afiliado aqui na C2 CPA Network e escolher a campanha com a qual irá começar a trabalhar, isso é importante para o próximo passo que é a criação de conteúdo para seu site. Para a criação de conteúdo é importante que você conheça o produto da oferta e quais são as dores de seu público-alvo, assim terá melhores condições de elaborar textos mais persuasivos.

Dica: conhecer e aplicar técnicas de copywriting em seus conteúdos para campanhas de CPA irá ajudar consideravelmente a aumentar sua taxa de conversão em suas páginas.

Caso você não tenha tempo ou facilidade para produzir conteúdos para seu blog/site vale lembrar que poderá contratar um freelancer para o fazer para você, tanto para fazer um simples post no blog como também para fazer páginas mais elaboradas como Advertoriais, páginas de vendas, páginas de captura, etc. Neste ponto é realmente uma questão de escolha se vai investir tempo ou dinheiro para criar estas páginas e não há uma opção que seja a certa ou errada, mas sim a que melhor atenda suas necessidades neste momento.

Trabalhando com Seu Link de Afiliado…

Existem ferramentas bastante avançadas para se trabalhar com links de afiliados, como por exemplo o CPV Lab e até mesmo cloakers, mas para quem está começando e não pretende investir dinheiro neste tipo de ferramenta é possível sim ter um certo controle do que está acontecendo com seus links e levantar algumas estatísticas através de ferramentas gratuitas.

É possível de aplicar este mesmo conceito que vou mostrar a seguir de diversas outras formas, mas para nosso exemplo vamos considerar que irá utilizar apenas 3 elementos, que são:

  • Seu link de afiliado da C2 CPA Network
  • O encurtador de links da Google (https://goo.gl/)
  • E o camuflador de links Pretty Link (plugin WordPress)

O que praticamente todo afiliado sabe é que para ele receber uma comissão é preciso que a compra seja originada através de seu link de afiliado, isso é verdade. Já o que nem todo afiliado percebe é que ao coletar mais informações sobre quem, quando, onde, etc. clicou em seus links, ele terá uma maior capacidade de otimização de suas campanhas, assim aplicado seus esforços cada vez mais alinhados com o que realmente está lhe trazendo resultados.

O primeiro nível de coleta de informações pode ser feito diretamente através das subids de seu link de afiliado da C2. Veja no exemplo abaixo um modelo de link de afiliado da C2 CPA Network, repare que no final do link há o termo &s1=, após o sinal de igual você pode acrescentar alguma informação que facilite a identificação exata de onde você utilizou este link.

http://c2cpa-stats.com/?E=AT…….3d&s1=

Também vale lembrar que em cada link de afiliado da C2 CPA você poderá adicionar até 5 subids, vamos ver como isso fica na prática:

Imagine que você possui 1 blog e nele você acrescentará o mesmo link em 2 diferentes lugares, por exemplo no banner lateral e no menu superior. Para saber exatamente de qual dos dois links estão vindo os cliques e também as vendas bastaria deixar seu link assim:

http://c2cpa-stats.com/?E=AT…….3d&s1=blog1&s2=menu

http://c2cpa-stats.com/?E=AT…….3d&s1=blog1&s2=banner

Para acessar estas informações basta você logar em sua conta de afiliado da C2 CPA Network e clicar em Reports (menu esquerdo) e depois na aba que for referente às informações que deseja ver, que geralmente são:

  • Conversion Report (para ver as vendas)
  • Click Report (para ver os cliques)

Uma vez que seu link de afiliado da C2 já esteja devidamente configurado você deve o enviar para o encurtador de links, que pode ser o da Google, o Bitly ou qualquer outro a sua escolha, o importante é através do encurtador conquistar 2 objetivos, que são:

  • Tornar seu link visualmente amigável
  • Coletar mais informações sobre os cliques

Ao fazer isso você terá um link bem curto e que irá coletar diversas informações para você, que devem ser utilizadas para a otimização de suas campanhas de CPA. É verdade que as informações que irá coletar com um simples encurtador não se comparam com as informações que poderia ter com um tracker como o CPV Lab, mas para quem está começando já será melhor do que não ter informação alguma.

Para adicionar este link em seu blog o ideal que que o faça utilizando o Pretty Link ou qualquer outro camuflador de links a sua escolha, não necessariamente para melhorar o aspecto visual de seu link, mas para tornar possível e simples fazer ações em massa na troca de links de uma forma global em seu blog.

Imagine que você adicionou manualmente um link em diversos posts de seu blog, isso por si só já seria uma tarefa demorada, mas em determinado momento você decide mudar a oferta neste links já publicados. Se for fazer isso manualmente teria que entrar em todos os posts e os editar um por um, se estiver utilizando o Pretty Link poderá simplesmente fazer uma única edição no link e ele terá um efeito cascata em todo o seu blog (e fora dele também caso use este link em redes sociais).

Trabalhando desta forma terá mito mais controle sobre seus links, irá coletar mais informações e terá muito mais facilidade para fazer ações globais em questão de poucos minutos, assim otimizando seu tempo para que possa focar em tarefas mais importantes do que simplesmente ficar editando links.

Divulgando seu Site Manualmente…

Divulgar seu site manualmente é certamente a pior das alternativas, afinal estará utilizando seu tempo para divulgar e isso definitivamente não é uma boa opção. O ideal e optar por estratégias de Media Buy e/ou SEO (Search Engine Optimization), porém para quem está começando ambas as alternativas apresentam uma barreira de entrada:

  • Media Buy: é preciso ter o dinheiro para investir em compra de tráfego, sabemos que esta é uma das melhores opções para se manter campanhas escaláveis, porém para quem ainda está começando nem sempre é possível dispor deste dinheiro.
  • SEO: mesmo que você tenha tempo e dinheiro para investir em estratégias de SEO é importante saber que os resultados em termos de posicionamento nos buscadores não é rápido, portanto este tipo de estratégia deve ser considerada para médio/longo prazo.

Se você está começando e precisa levantar algum dinheiro para poder começar a fazer suas primeiras campanhas de Media Buy veja a seguir 2 estratégias que podem te ajudar a fazer suas primeiras vendas sem ter que investir nem mesmo 1 centavo, estará investindo apenas seu tempo na divulgação.

Divulgação no Facebook

O Facebook e atualmente uma das melhores fontes de tráfego para campanhas de CPA, isto tanto para quem investe em media buy como também para quem trabalha focando em resultados orgânicos. Então para começar a fazer suas primeiras vendas o Facebook é um excelente caminho.

O alcance orgânico (grátis) das publicações em páginas no Facebook está cada vez menor, assim inviabilizando um trabalho com base em uma página, então o melhor caminho é através de grupos no Facebook. É possível fazer publicações diretamente em grupos nos quais você faz parte e certamente terá um bom alcance dependendo da quantidade de pessoas que participam do grupo.

NÃO tente divulgar diretamente seu link de afiliado nos grupos, além de não ter uma boa conversão em muitos casos o link não será aceito pelo Facebook, então o melhor a ser feito é realmente divulgar um link que leve para o seu site e deste para a oferta que estiver promovendo. Também é importante que tenha o cuidado de não exagerar na quantidade de publicações por dia com o mesmo link, isso pode fazer com que o algoritmo do Facebook “entenda” que você está fazendo spam e o bloqueie por 24 horas (sem contar que poderá também bloquear a URL do seu site).

Então o melhor caminho é fazer algumas publicações, mas com imagens e headlines que realmente atraiam a atenção das pessoas, assim facilitando para que seu post seja compartilhado o maior número de vezes possível. Uma vez que consiga isso e sua publicação se torne viral, então terá certamente uma grande quantidade de vendas através de seu link de afiliado.

É verdade que fazer uma publicação viral não é fácil, mas mesmo que ela tenha uma menor quantidade de compartilhamentos, isso certamente já estará o ajudando, afinal para cada 1 pessoa que compartilha já será mais uma grande quantidade de pessoas que estarão vendo sua publicação. A quantidade de pessoas sempre será relativa à quantidade de contatos de quem compartilhou e também do alcance que as publicações desta pessoa costumam ter.

Divulgação no YouTube

Outra excelente fonte de tráfego é o YouTube, possui uma grande quantidade de acessos e ainda é consideravelmente mais fácil de estar bem posicionado nos resultados do que estar bem posicionado no Google. A divulgação feita no Youtube precisa necessariamente ter um vídeo que seja interessante e que você adicione seu link para o site ao menos na descrição do vídeo.

O ideal é que além do link na descrição do vídeo você também o adicione nos cards e na tela final de cada um de seus vídeos, assim aumentando consideravelmente a CTR de seu vídeo, o que levará a uma maior quantidade de visitas em seu site e consequentemente a uma maior quantidade de vendas.

Na divulgação através do YouTube além de alguns cuidados com o SEO de seu vídeo é fundamental que crie thumbnails (imagem de capa) atrativas para seus vídeos e ainda headlines instigantes, assim fazendo com que as pessoas escolham assistir o seu vídeo ao invés dos outros que aparecerão tanto em uma busca como também na barra lateral dos vídeos relacionados do YouTube.

Embora não seja aconselhável trabalhar campanhas de CPA manualmente e sem recursos mais avançados é perfeitamente possível, é uma forma de começar e angariar fundos para que possa reinvestir e criar uma estrutura mais sólida para que você possa rodar campanhas com resultados mais expressivos no menor espaço de tempo possível.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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