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Como Escolher Boas Keywords para Marketing de CPA

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Como Escolher Boas Keywords para Marketing de CPA

O Marketing de CPA é inteiramente baseado em performance de suas campanhas, e esta performance sofre influência de inúmeros fatores que devem ser trabalhados em conjunto para que você tenha os melhores resultados possíveis com cada uma das campanhas com que estiver trabalhando. Aqui vou falar sobre como escolher boas keywords (palavras-chave) para suas campanhas de Marketing CPA, e vale lembrar que este mesmo princípio também pode ser utilizado para inúmeros negócios online, portanto leia com calma e certifique-se de não deixar passar nada.

Antes de falar diretamente sobre como fazer estas escolhas é importante que você compreenda exatamente o que são palavras-chave e sua importância para o Marketing de CPA, afinal as utilizará tanto para SEO (Search Engine Optimization) como também para campanhas de Search pagas como Adwords e Bing Ads por exemplo. Os princípios são exatamente os mesmos, o que muda entre ambos é que em um estará posicionando seus conteúdos nos resultados orgânicos (gratuitos) e no outro estará posicionando nos resultados patrocinados (pagos por cliques).

As keywords são as palavras para as quais deseja que seus conteúdos sejam exibidos quando uma pessoa fizer a busca por aquela palavra, digamos que eu queira que uma pessoa encontre este artigo aqui quando fizer uma busca para “keywords para marketing de CPA”, devo otimizar meu artigo para esta keyword e de nada adiantaria o artigo ser exibido para uma busca como “melhores músicas lançadas em 2015”. Se for classificar em uma palavra o melhor conceito para escolher suas palavras-chave o termo seria relevância.

Mas além da relevância existem outros fatores muito importantes no momento de escolher as melhores keywords para suas campanhas de Marketing de CPA, como quantidade de buscas mensais, competitividade e custo por clique no caso de campanhas em que estiver utilizando Adwords e Bing Ads. Todos estes pontos serão abordados agora em detalhes para que você tenha condições de criar estratégias completas e complexas para cada uma de suas campanhas.

keywords

A seguir poderá ver 3 diferentes estratégias para a escolha de keywords, porém tenha em mente que para uma boa campanha de CPA o ideal é que trabalhe as 3 estratégias em conjunto, assim criando um marketing consistente para sua campanha e possibilitando a utilização de diversas outras estratégias como e-mail marketing, remarketing (Facebook Ads), etc. Uma dica especial é para que trabalhe cada uma destas estratégias como se fosse sua única estratégia, com muita dedicação e foco.

Ao escolher suas keywords para cada campanha não tenha pressa, use quantas horas forem necessárias (talvez até dias) nesta busca, use recursos como tabelas para organizar suas keywords (para evitar esquecer alguma). Mesmo tendo “gasto” um bom tempo inicial em sua busca lembre-se de em algum tempo conferir novamente se as métricas destas keywords ainda são as mesmas ou se será preciso fazer alterações em sua estratégia, isto ajudará a manter sua campanha lucrativa ao longo do tempo.

Pensamento Estratégico na Escolha de Keywords

Antes mesmo de avaliar qualquer métrica para suas keywords é importante as separar ao menos em 2 grandes grupos, pois para cada um destes grupos deverá utilizar estratégias diferentes para gerar conversões. Você pode ter uma excelente keyword em mãos mas se não aplicar a estratégia correta certamente não terá bons resultados com ela e acabará simplesmente não a utilizando por acreditar que a keyword é que não funciona para conversão.

Ainda falando em estratégia é também muito importante que aprenda a monitorar de onde está vindo cada uma de suas vendas e para isso a forma correta de trabalhar é com um sistema de tracking nos links. Você pode aprender em detalhes como fazer isso na Academia da Performance e desta forma saber exatamente de onde está vindo cada uma de suas vendas, isto lhe economiza tempo e dinheiro porque passará a investir mais no que realmente está trazendo resultados.

Keywords para Conversão Imediata

Estas são as keywords que utilizam trademark, ou seja o nome do produto (e suas variações) que pretende promover em uma campanha de marketing CPA. Embora pareça algo bastante intuitivo e simples há pessoas que erram ao tentar fazer campanhas deste tipo justamente por errar na estratégia mais adequada.

Ao trabalhar com trademark você deve buscar a conversão imediata (ou o mais breve possível) porque a pessoa já conhece o produto, está apenas tirando suas dúvidas finais e se posicionando no momento de fazer a decisão de comprar ou não, sendo assim o ideal é que esta pessoa não deixe sua página sem fazer a compra.

Importante: repare nas campanhas da C2 CPA Network que algumas não permitem que você anuncie através desta estratégia, portanto sempre antes de fazer isso confira se o anunciante permite trademark.

Keywords com base em interesses

Estas keywords são mais “genéricas” e muitas vezes podem ser utilizadas para diversos produtos diferentes, por exemplo a keyword “como emagrecer” pode ser utilizada para qualquer emagrecedor. Estas palavras-chave costumam ter um volume muito maior de buscas mensais que as anteriores, porém são um pouco mais difíceis de gerar conversão.

Nesta estratégia as pessoas geralmente ainda não conhecem o produto (ou ao menos não estavam buscando exatamente por ele), sendo assim precisará fazer um trabalho mais completo tanto a nível de informações em seus textos como também na implementação de outras estratégias visando atrair a pessoa novamente para seu blog. Para atrair novamente a pessoa para seu blog é importante que trabalhe com campanhas de e-mail marketing e também com remarketing, isso certamente fará uma grande diferença em suas taxas de conversão com keywords amplas.

seo-keywords

Escolhendo Keywords para SEO

Para trabalhar com SEO (Search Engine Optimization) tanto as keywords exatas (trademark) como as mais amplas são interessantes, mas em especial as mais amplas pois não terá que pagar por cliques e isto o ajudará a manter seu ROI sempre positivo, afinal qualquer venda que entrar é 100% de lucro ao trabalhar desta forma. Mas vale lembrar que nem sempre é fácil ranquear seus conteúdos, por isso recomendo que trabalhe também com publicidade paga.

Há dois fatores que você deve considerar ao escolher suas keywords para SEO, que são muito importantes para garantir o sucesso de sua campanha, que são:

Quantidade de buscas mensais: em termos gerais tenha em mente que quanto mais buscas melhor, porém palavras-chave com um grande volume de buscas tendem a ter uma grande competitividade e isto pode ser um problema. Sendo assim tenha em mente que palavras com mais de 1.000 buscas mensais já são interessantes, principalmente para quem está começando.

Competitividade: este é um ponto bastante importante para quem está começando porque tendo um site novo é natural que seu domínio tenha pouca autoridade, sendo assim terá maior dificuldade para “brigar” por melhores posições com sites já antigos. Para tentar escapar um pouco desta grande competitividade aposte em keywords compostas, também conhecidas como “long tail” (cauda longa), por exemplo:

  • Goji Pro (trademark)
  • Onde comprar Goji Pro (long tail – ainda trabalhando trademark)
  • Suplemento emagrecedor de goji (long tail ampla)

Uma desvantagem de se trabalhar com a estratégia de SEO é que não conseguirá ranquear um mesmo conteúdo para diversas keywords diferentes, assim tendo que fazer todo o trabalho novamente para cada grupo de keywords (de 3 à 5 por conteúdo), e com Adwords ou Bing Ads já é possível ter um mesmo conteúdo sendo exibido para uma grande lista de keywords.

Escolhendo Keywords para Adwords

Assim como para trabalhar com uma estratégia de SEO, para trabalhar com Adwords ou Bing Ads também deve considerar o volume de pesquisas mensais e a concorrência pela keyword. Com um maior volume terá mais cliques e consequentemente mais vendas, é o mesmo princípio que ocorre nos resultados orgânicos.

O que muda com relação a concorrência quando se trata da escolha de keywords para links patrocinados é que a concorrência não irá aumentar o nível de dificuldade para ranquear bem, mas sim o custo. Quanto mais concorrida é uma keyword certamente mais cara ela será e isso pode impactar diretamente sua campanha, em alguns casos até mesmo chegando a criar um ROI negativo mesmo tendo um grande volume de vendas.

Como com links patrocinados é possível posicionar um mesmo conteúdo para diversas keywords você pode evitar inicialmente trabalhar com keywords muito concorridas, para isso basta encontrar diversas outras palavras-chave com quantidades menores de buscas e menor concorrência, assim evitando muita concorrência e somando as quantidades de buscas mensais.

Mais uma vez devo frisar que utilizar tracking em seus links pode ser extremamente útil para que você saiba quais são suas keywords que estão trazendo resultados, isto lhe permitirá eliminar o que gera apenas custos e investir mais no que está trazendo resultados. Caso não saiba fazer o tracking de forma correta confira isto na Academia da Performance em detalhes.

Escolhendo Keywords com Base em Interesses

Para trabalhar com este tipo de keyword o mais importante é pensar em como você irá gerar as vendas, afinal deve lembrar que as pessoas que vão chegar até suas páginas possivelmente não conhecem seu produto, desejam apenas a solução para um determinado problema. Sendo assim é importante que os conteúdos tenham inicialmente um foco mais voltado para a informação e em um segundo momento para a venda em si.

Uma dica especial para você que vai trabalhar com keywords amplas é ter sites separados, inicialmente um site para o interesse em si (valorizando as informações) e mini-sites (100% focados em determinado produto) para os produtos de suas campanhas de Marketing CPA. Fazendo isso você terá condições de conduzir seus leitores por todo o Funil de Vendas os mantendo em seus projetos e assim garantindo sua comissão.

Outro ponto que é importante a ser evitado é ficar oferecendo de forma aleatória diversos produtos diferentes (mesmo que com o mesmo objetivo), uma vez que tenha oferecido um determinado produto mantenha o foco. O que pode ser feito é testar diferentes ofertas de produtos muito similares como as campanhas de Goji ou alternar entre produtos como Somatodrol e Metadrol. Isto pode realmente surtir bons resultados.

Ferramentas para Escolher suas Keywords

Como citei no início deste artigo um ponto fundamental para que você faça boas escolas de palavras-chave para suas campanha de Marketing CPA é conhecer as métricas destas keywords. Para isso existem realmente muitas ferramentas, porém para não tornar o assunto excessivamente detalhista vou citar apenas 3 destas ferramentas, que com as quais já será possível fazer um trabalho profissional.

As ferramentas são:

Keyword-planner

Google Keywords Planner: esta é uma ferramenta gratuita do Google Adwords para que você faça o planejamento de suas palavras-chave em campanhas de Adwords. Embora seja para campanhas de links patrocinados também será útil na escolha de keywords para SEO, afinal poderá ter uma boa noção de como estão as buscas e competitividade para cada uma das palavras-chave que você pesquisar.

Fique atento também a diversas sugestões de outras keywords relacionadas às que estiver pesquisando, muitas vezes surgem verdadeiras minas de ouro ainda pouco exploradas, portanto esteja atento.

google-trends

Google Trends: também se trata de uma ferramenta grátis, nela você poderá pesquisar como andas as buscas por determinadas keywords e fazer comparações entre elas com muita facilidade, isso sem contar que com Google Trends é possível ter uma previsão de como estas keywords tendem a se comportar futuramente e isso é um fator importante para suas estratégias.

semrush

SEMRush: esta é uma das melhores ferramentas para quem pretende utilizar estratégia de SEO, lhe oferece informações completas e detalhadas sobre as keywords, sobre o seu site e também sobre seus concorrentes em determinadas keywords. É uma ferramenta paga, mas se pretende fazer SEO de verdade certamente isto vai ajudar você a ter bons resultados.

Agora você já sabe como escolher boas keywords para suas campanhas em Marketing de CPA, basta começar a traçar suas estratégias e colocar tudo em prática. Uma outra dica é para que você faça isto em 1 campanha por vez, desta forma mantendo o foco no que está fazendo, isso ajudará a ter melhores resultados.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.