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Como Fazer Campanhas de CPA no Facebook Ads?

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Como Fazer Campanhas de CPA no Facebook Ads?

Para se ter sucesso com suas campanhas de CPA é fundamental que tenha escalabilidade na campanha e muito disto depende dos locais onde estivar anunciando. O produto pode ser excelente, mas não terá escalabilidade se a rede onde estiver anunciando não lhe der a possibilidade de atingir um grande público, e nisto o Facebook Ads é excelente.

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas em Facebook Ads, o que vou mostrar aqui são formas de anunciar no Facebook visando campanhas de CPA e podem ser estratégias diferentes das mais utilizadas (geralmente para infoprodutos). Antes mesmo de pensar no anúncio em si é importante que você tenha uma estratégia clara de como fará sua campanha, afinal cada passo de sua campanha estará seguindo a esta estratégia, sendo assim a primeira parte deste artigo será justamente sobre como traçar esta estratégia para apenas após isso ir para o anúncio em si.

Para trabalhar com a escalabilidade das campanhas de CPA a segmentação não poderá ser muito exata, isso porque quanto mais você segmentar menor é o número de pessoas a ver seus anúncios e consequentemente menor será o número de conversões. Já com uma conversão mais ampla terá um número muito maior de pessoas interagindo com seus anúncios e consequentemente comprando.

Algo que talvez esteja se perguntando é se ao trabalhar com uma segmentação mais ampla não estará afetando sua taxa de conversão, ou seja a quantidade de vendas por cara 100 cliques. Sim, possivelmente sua taxa de conversão irá apresentar um percentual menor de conversão, porém terá uma maior quantidade de vendas devido a sua alta escalabilidade, veja um exemplo apenas para ilustrar isto:

Segmentação restrita: vamos ter como exemplo 100 cliques com uma taxa de conversão de 1%, isso resultaria em apenas 1 venda, com um payout de R$ 120 você teria ganho R$ 120.

Segmentação ampla: vamos ter como exemplo os mesmos 100 cliques, mas uma taxa de conversão de 0,33%. Em teoria você poderia até mesmo não vender. A grande questão é que com uma segmentação ampla a quantidade de cliques seria muito maior, digamos 10x mais por exemplo, então seriam na verdade 1000 cliques, 0 que daria algo em torno de 3 vendas, com um payout de R$ 120 seu ganho seria de R$ 360.

Você certamente já entendeu qual a vantagem de trabalhar com escalabilidade em campanhas de CPA, o que talvez ainda não saiba é qual o risco e vou te explicar para que evite isso. O risco é acabar gastando muito com publicidade justamente pela grande quantidade de cliques, sendo assim aconselho a ir escalando suas campanhas aos poucos e acompanhando o ROI (Retorno Sobre o Investimento), assim garantindo que tenha sua margem de lucro.

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Pagar Menos pelo Clique no Facebook Ads é Importante!

Uma das dificuldades ao escalar uma campanha em marketing de CPA está em encontrar ROI positivo na campanha, o “segredo” para isso é conseguir pagar menos pelos cliques ao fazer seus anúncios no Facebook Ads. Os fatores que irão influenciar no valor dos cliques são muitos, mas ao menos alguns destes fatores são conhecidos e você poderá os utilizar para ter melhores resultados, veja a seguir quais são estes fatores:

Interação dos usuários com os anúncios: Quanto mais os usuários do Facebook interagirem (curtidas, compartilhamentos e comentários) mais o Facebook Ads “intende” que seu anúncio é relevante e consequentemente acabará sendo mostrado mais vezes e ainda a um custo menor por clique.

Histórico da conta de anunciante no Facebook Ads: cuidar da “saúde” de sua conta de anunciante no Facebook Ads também é importante porque o histórico da conta como um todo (e não apenas da campanha) irá influenciar no desempenho de seu anúncio. Contas com um bom histórico tendem a ter anúncios aprovados com mais facilidade e ainda conseguem cliques mais baratos com certa facilidade.

Histórico da página vinculada ao anúncio: assim como a interação diretamente com o anúncio é importante o histórico da página do Facebook vinculada ao anuncio também irá influenciar sua campanha, justamente por isso mesmo que o alcance orgânico das páginas não seja mais satisfatório é importante cuidar muito bem de suas páginas para que seus anúncios tenham um melhor desempenho, assim facilitando para que encontre ROI com mais facilidade.

Como Chamar Mais a Atenção com seus Anúncios no Facebook Ads?

Um fator que sempre deve ser lembrado é que quando você cria um anúncio ele irá enfrentar uma imensa concorrência, e lembre-se de que esta concorrência não é apenas com outros anúncios mas sim com tudo o que está acontecendo no Facebook da pessoa naquele momento, como por exemplo publicações de amigos, páginas que a pessoa curte e até mesmo conversas no chat que estarão desviando a atenção da pessoa do feed de notícias.

Com isso em mente você deve criar anúncios que realmente chamem a atenção das pessoas, porém de forma positiva, algo que faça a pessoa parar de fazer qualquer outra coisa que já esteja fazendo para clicar no seu anúncio. Não existe uma fórmula exata de como fazer isso, mas posso dar algumas dicas que certamente irão ajudar você a criar anúncios com melhores resultados. Veja a seguir os principais elementos de um anúncio e o que poderá trabalhar em cada um deles:

Headline: é o título do anúncio, ele pode seguir basicamente 2 caminhos para ter um bom desempenho, o primeiro é através do gatilho mental da curiosidade, faça a pessoa que ler ficar curiosa e as chances de a pessoa clicar são grandes. Outro caminho é mostrar algum benefício (como uma promoção por exemplo), este costuma ser mais eficaz quando estiver trabalhando o Remarketing, afinal a pessoa já conhece o produto.

Imagem: imagens com rosto de pessoas tende a chamar mais a atenção, além disso também pode apostar em imagens com cores mais vibrantes e que contrastem bem com os padrões de azul do Facebook. Outra dica para as imagens em anúncios é para que aumente (pouco) a saturação das imagens, desta forma ela ficará com cores mais vivas e vibrantes, isso tende a fazer com que ela se destaque das demais.

Texto: o texto a ser utilizado em um anúncio serve para chamar a pessoa para a ação, ou seja clicar no anúncio. Neste texto você pode reforçar o efeito da headline (curiosidade ou benefício por exemplo) e fazer o CTA (Call To Action) para que a pessoa visite sua página anunciada.

Cuidados com sua Landing Page ao Anunciar no Facebook!

Além de criar anúncios atrativos e fazer uma segmentação que possibilite ter uma boa escalabilidade é importante que tenha alguns cuidados com a página que vai estar anunciando, afinal a página pode trazer 2 problemas caso não tenha cuidado, que são:

Baixa conversão: uma página de destino deve sempre ser exaustivamente testada em busca de uma melhor taxa de conversão, este é um dos passos importantes para quem deseja trabalhar com campanhas de alta escalabilidade, sem uma boa taxa de conversão em sua página possivelmente terá problemas para escalar a campanha.

Anúncio reprovado: assim como o Adwords o Facebook Ads possui regras bastante rígidas com relação ao que pode ou não ser anunciado e como deve ser uma página de anúncios para o Facebook Ads. Um ponto muito importante para as páginas anunciadas no Facebook é que elas devem ter uma boa quantidade de conteúdo relevante, ou seja precisam de texto além de outros elementos como imagens, botões, formulários de captura de e-mail, etc.

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A contextualização da página com o anúncio também é importante para aumentar a taxa de conversão, muitas vezes vejo anúncios que chamam muito a atenção, mas que erram ao enviar a pessoa para uma página que não está contextualizada com o anúncio, isso faz com que sua página perca a credibilidade e naturalmente isso irá impactar sua taxa de conversão. Lembre-se sempre que altas taxas de conversão são conseguidas apenas em campanhas realmente consistentes desde o anúncio até a página de checkout.

Mobile no Facebook Ads!

mobile

Ao trabalhar com anúncios no Facebook algo que merece uma atenção especial é a possibilidade de anunciar unicamente para dispositivos mobile iOS e Android, isso é excelente para campanhas de CPA voltadas para a instalação de Aplicativose também para as campanhas de Games da C2 CPA Network.

Todas as dicas utilizadas anteriormente são válidas também para as campanhas mobile, a diferença é apenas na segmentação que será especificamente para quem estiver utilizando os dispositivos aos quais suas campanhas são destinadas, com isso além de pagar mais barato nos cliques ainda terá uma melhor taxa de conversão porque a pessoa possui exatamente o sistema ao qual o aplicativo é destinado.

Algumas campanhas podem ser segmentadas tanto para desktop quanto para dispositivos mobile também, neste caso o que recomendo é que faça campanhas separadas, assim você terá um maior controle sobre o que está funcionando bem ou não em sua campanha e terá muito mais facilidade para encontrar uma boa escalabilidade com ROI positivo.

Seguindo estas dicas de como fazer campanhas de CPA no Facebook certamente já terá um bom começo, para avançar em seus conhecimentos e escalar suas campanhas recomendo que faça parte da Academia da Performance, lá você aprenderá muitas técnicas para utilizar em suas campanhas de CPA. Também é importante lembrar que testes são fundamentais para que encontre boas margens de lucro, portanto teste tudo, desde o anúncio até sua página de destino.

E você, tem alguma dica sobre campanhas de CPA no Facebook?

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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