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Como Fazer Campanhas de CPA no Google Adwords!

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Como Fazer Campanhas de CPA no Google Adwords!

Para ter lucros com campanhas de CPA é importante buscar não apenas quantidade de tráfego mas também deve sempre manter o foco em buscar por qualidade neste tráfego. Isto porque quanto melhor a qualidade do tráfego maior será sua taxa de conversão e consequentemente maior será seu lucro.

As fontes de tráfego com maior qualidade são as de search, isto porque quando uma pessoa chega a seu site por ter buscado algo já indica um interesse por parte da pessoa e não uma simples curiosidade (frequente em banners). Entre os buscadores o que apresenta os melhores resultados é o Google e para rodar campanhas de CPA tendo o foco no search do Google você pode trabalhar o SEO de seus sites ou anunciar no Google Adwords, aqui vou falar sobre como fazer campanhas de CPA no Google Adwords e diversos pontos que podem ajudar a melhorar seu desempenho.

Uma campanha completa no Google Adwords irá abranger 3 pontos essenciais para que você realmente esteja sempre próximo de seus compradores, estes 3 pontos são:

  • Campanha Adwords para Search
  • Campanha Adwords para Display
  • Campanha Adwords de Remarketing

A seguir veremos mais detalhes de como trabalhar cada uma destas campanhas e ainda como fazer a integração de todas elas para aumentar a eficácia de suas campanhas de CPA no Google Adwords para aumentar sua taxa de conversão para cada uma de suas campanhas de CPA na C2 CPA Network.

Campanhas Search no Google Adwords

Este tipo de campanha visa posicionar seus anúncios na primeira página do Google quando as pessoas fazem determinadas pesquisas, existem 10 posições para anúncios por página e para ter bons resultados é importante estar bem posicionado, isso sem contar que seu anúncio precisa ter uma chamada atrativa para quem estiver fazendo a busca, veja a seguir a imagem com as áreas de anúncio do Adwords em destaque.

search-adwords

Toda sua campanha de search para Google Adwords será feita com base em palavras-chave, ou seja termos de busca para os quais seus anúncios deverão aparecer. Estes termos devem ser escolhidos cuidadosamente por você para que realmente tenha bons resultados em suas campanhas, veja a seguir 3 pontos importantes no momento de escolher suas keywords para campanhas no Adwords:

Trademark Biding: esta modalidade consiste no óbvio, que é anunciar o nome do produto que pretende vender. Embora seja algo simples de fazer é preciso considerar que além de nem todas ofertas permitirem trademark ainda pode haver uma grande concorrência pela keyword e isso deixará o clique muito mais caro (podendo inviabilizar uma boa campanha). Quando não há concorrência no trademark geralmente é uma keyword com poucas buscas e isso também não é bom porque não irá lhe permitir ter escalabilidade.

Keywords Amplas: são keywords que de alguma forma são relacionadas ao produto ou aos benefícios oferecidos pelo produto, assim atraindo exatamente as pessoas que podem ter interesse em comprar este produto, por exemplo, digamos que você vá rodar a campanha do Goji Sbelt:

  • Trademark: Goji Sbelt
  • Ampla: suplemento emagrecedor

Keywords Negativas: existem algumas keywords que embora possam ter muitas buscas na verdade não são interessantes para sua campanha porque farão seus anúncios ter muitas exibições e poucos cliques, consequentemente baixando o índice de qualidade e assim prejudicando o desempenho da campanha. Ainda no exemplo acima veja a seguir uma palavra que poderia ser negativada para não aparecer nos resultados:

  • Goji Sbelt Reclame Aqui

Quem faz uma busca deste tipo já sabe em que site pretende ir, portanto não adianta querer que seu anúncio apareça nesta busca, o ideal é que a pessoa veja apena o resultado do Reclame Aqui (ou qualquer outro site que pretenda). Com isso você não estará prejudicando sua campanha e ainda estará ajudando a garantir uma boa experiência para o usuário (vai encontrar o que procura).

Como Escolher Keywords para o Google Adwords?

A escolha das keywords é fundamental para criar campanhas realmente lucrativas em Google Adwords, são as keywords mais a qualidade de sua página de vendas que irá determinar o quanto esta será uma boa campanha ou não. No momento de escolher suas keywords deverá considerar basicamente 3 fatores importantes, que são:

  • CPC: O Custo por Clique é extremamente importante, quanto mais cara uma palavra certamente mais difícil será encontrar ROI positivo (lucro) na campanha, isso porque mesmo que esteja vendendo com esta keyword possivelmente o que estará gastando será superior ao que ganha. Basicamente quanto mais barato pagar por clique melhor.
  • Volume de Buscas: Quanto maior o volume de buscas por uma keyword maior a quantidade de clique que poderá ter, consequentemente maiores são suas chances de vender em quantidade e desta forma escalar sua campanha. Conseguir keywords com um bom volume de buscas com cliques mais baratos não é fácil mas é certamente o ideal para ter campanha altamente lucrativas e escaláveis.
  • Contexto: este é um fator de extrema importância para garantir uma boa taxa de conversão, quanto mais bem contextualizada com o produto (ou benefícios associados) for sua keyword maiores são suas chances de fazer vendas através desta keyword.

Para facilitar a escolha de suas palavras-chave o Adwords oferece uma ferramenta gratuita chamada Google Keyword Planner, nesta ferramenta você poderá pesquisar diversas palavras e saber as estatísticas de cada uma delas com dados como volume de buscas e também o CPC médio que estão pagando por ela, assim facilitando seu planejamento no momento de criar uma nova campanha ou mesmo de adicionar novas keywords em campanhas que já estão ativas.

Outro fator importante é que você faça o tracking de seus links para poder determinar de quais keywords estão vindo as vendas, desta forma poderá ter uma visão mais clara de o que realmente está trazendo os resultados e quais são as keywords que estão apenas gerando gastos. Uma vez determinado isso já poderá pausar algumas keywords e testar outras, assim constantemente estará evoluindo suas campanhas para fazer mais vendas com menos investimento, ou seja estará aumentando sua margem de lucro.

Campanhas Display no Google Adwords

Quando o assunto é escalabilidade de campanhas no formato CPA a rede de display do Adwords precisa ser utilizada devido a sua grande abrangência. Ao anunciar na rede de display estará anunciando em todos os sites Google (Gmail, YouTube, Blogger, etc.) e também em milhões de sites parceiros do Google que permitem a exibição de anúncios em suas páginas.

Ao criar seus anúncios para a Rede de Display do Google Adwords você além de criar um anúncio de texto ainda poderá adicionar mídias para serem exibidas como banners nos sites parceiros, assim fazendo com que seus anúncios sejam ainda mais atrativos para os usuários dos sites. Embora seja possível trabalhar com apenas um formato de anúncio neste tipo de campanha é importante ressaltar que quanto maior for a variedade de formatos certamente maior serão suas chances de ter seus anúncios exibidos.

Deve sempre lembrar que os donos dos sites parceiros do Google possuem total controle sobre quais tipos e formatos de anúncios irão ser exibidos, sendo assim ao trabalhar com uma maior variedade estará aumentando suas chances de ser visto. Além de ter mais chances de ser visto também terá uma melhor condição de avaliar o desempenho de cada um dos anúncios e isso pode realmente fazer uma grande diferença em seu ROI com a campanha de CPA na rede de display.

Mais uma grande vantagem dos anúncios na Rede de Display do Adwords é a possibilidade de ter seus anúncios sendo exibidos através de uma boa contextualização com a página em que os anúncios serão exibidos, assim garantindo que os anúncios sejam realmente relevantes para os leitores, com isso aumentando a quantidade de cliques e consequentemente de vendas. Veja a seguir um exemplo desta contextualização:

rede-de-display

Assim como os parceiros do Google podem escolher quais anúncios serão ou não exibidos em seus sites os anunciantes também tem a possibilidade de escolher um (ou mais) site específico em que deseja ter seus anúncios exibidos. Com isso terá como anunciar exatamente nos sites que julgar interessantes para suas campanhas de CPA utilizando a Rede de Display do Adwords para levar seus anúncios para os grandes sites que deseja anunciar.

Campanhas de Remarketing no Google Adwords

Além dos 2 recursos anteriores o Adwords ainda permite um terceiro recurso excelente que é o Remarketing. Através de uma campanha de Remarketing você terá como exibir novos anúncios apenas para as pessoas que já visitaram suas páginas anunciadas mas que não finalizaram a compra, assim aumentando muito sua taxa de conversão.

A quantidade de estratégias que podem ser aplicadas através do Remarketing são inúmeras, desde simplesmente lembrar as pessoas sobre determinado produto até atrair estas pessoas para o site pelas ofertas oferecidas pelo anunciante. Com este recurso em mãos você não apenas terá uma excelente taxa de conversão como ainda estará impactando toda sua campanha, afinal muitas vendas que seriam perdidas estarão se realizando através do Remarketing.

Como a lista de Remarketing criada no Adwords é feita através de um script que deve ser adicionado em suas páginas é possível criar grandes listas de Remarketing no Adwords mesmo quando estiver trabalhando com outras redes de anúncios como por exemplo Native Ads, assim melhorando a taxa de conversão destas redes a um custo relativamente baixo.

Também é interessante lembrar que uma boa estratégia de Remarketing deve ser abrangente, portanto ao trabalhar com Remarketing recomendo criar campanhas simultâneas no Adwords e no Facebook Ads, desta forma estará “buscando” seus compradores em qualquer site em que estejam.

Agora que já conhece o básico sobre como criar campanhas para Marketing de CPA no Google Adwords é o momento de criar sua primeira campanha, para isso basta já ter suas páginas de pré-venda elaboradas dentro das políticas do Google Adwords, selecionar suas keywords e já poderá criar seu primeiro anúncio. Também e importante que aprenda mais sobre como comprar publicidade para suas campanhas, para isso recomendo que faça parte do Academia da Performance, um curso completo sobre Marketing de Performance.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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