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Como Fazer Mini Site para Campanhas de CPA!

Existem muitas formas de se trabalhar com campanhas de CPA, entre elas uma que é bastante discutida entre afiliados que trabalham com infoprodutos mas que nem tanto por afiliados de CPA é a utilização de mini sites. Esta é uma forma de trabalhar que oferece uma série de benefícios que passará a conhecer neste artigo, e também verá como construir mini sites que tragam os melhores resultados possíveis em termos de taxa de conversão para suas campanhas.

Antes de mostrar exatamente quais são os principais elementos para se trabalhar com mini sites de alta conversão vou falar um pouco das vantagens de se trabalhar desta forma e não com um único blog em que se trabalhe diversas campanhas. Vale lembrar que não estarei comparando mini sites com advertoriais porque o trabalho com advertoriais é bastante diferente e normalmente envolve o uso de cloaker, já o mini site visa trabalhar dentro das regras tanto do Google (orgânico) como também das redes de anúncios sem burlar suas regras e conseguir trabalhar com tranquilidade.

Um imenso ganho ao se trabalhar com mini sites é o fato de que cada uma de suas campanhas passa a trabalhar de forma independente, portanto mesmo que tenha problemas em uma campanha as demais campanhas continuarão funcionando normalmente enquanto soluciona o problema. E lembre-se de que problemas podem acontecer tanto para quem trabalha com tráfego pago como também para quem trabalha com tráfego orgânico.

Um ponto interessante a ser observado é que quando se trabalha com um site 100% focado em um único produto além da argumentação ser mais consistente (sem o risco de se contradizer entre diferentes páginas) ainda não terá distrações dentro do site. Já em um blog com diversas campanhas o fato de ter mais produtos pode ocasionar uma certa dúvida na cabeça dos leitores, que acabarão decidindo pesquisar mais antes de comprar, com isso você perderia sua venda.

Trabalhando com mini sites você tem certeza de que os visitantes chegaram a seu site por uma determinada campanha, em busca de determinado produto. Com isso fica mito mais fácil construir listas de e-mail e remarketing realmente efetivas. Como você tem certeza de qual o produto que a pessoa buscava as suas campanhas para reengajar a pessoa terão melhores resultados.

Estrutura Básica para um Mini Site de Alta Conversão!

A página mais importante de todas em um mini site é a página a qual irá utilizar para a venda, é sua landing page, seja ela para tráfego pago ou orgânico, é através dela que as pessoas irão chegar a seu site, então naturalmente ela deve ter ao menos os seguintes elementos:

  • Texto persuasivo (técnicas de Copywriting)
  • No texto desta página deve haver resumidamente todas as informações de todas as páginas do site
  • CTA (Call to Action) de variadas formas (links, botões, imagens, etc.)
  • Benefícios do produto
  • Benefícios da oferta (por que a pessoa deve comprar de você e agora?)

Também neste texto deve haver o cuidado em quebrar as principais objeções que possam estar relacionadas ao produto da oferta e também a principal informação para quando a pessoa decide comprar, que geralmente são:

  • Quais os benefícios deste produto? (que vantagem eu levo em comprar isso?)
  • Este produto funciona mesmo? (ceticismo)
  • Onde compro este produto? (já decidiu comprar)

Estes pontos além de serem trabalhados na principal página de seu mini site também devem ser abordados de forma mais completa em páginas à parte, desta forma a pessoa que ainda tiver alguma maior resistência em comprar o produto encontrará as informações necessárias nas demais páginas de seu mini site. Vale lembrar que nestas outras páginas também é importante haver ao menos 1 CTA no final de cada página, assim sempre facilitando para que a pessoa compre.

Lembre-se de utilizar toda a estrutura do site a seu favor, como por exemplo a barra lateral é um lugar excelente para manter um CTA fixo (que rola junto com a página), desta forma não importa em que ponto da leitura a pessoa está, sempre terá uma forma simples de comprar, quanto mais fácil for para a pessoa comprar melhores serão os resultados.

Páginas Internas Escondidas de Alta Conversão!

Esta técnica será especialmente útil para quem trabalha com tráfego pago pois sabemos que as redes de anúncios pagos geralmente possuem regras bastante rigorosas e não permitem alguns recursos que tornam a oferta mais apelativa, como por exemplo fotos de antes e depois. Para contornar isso você pode trabalhar com páginas ocultas em seu mini site, estas páginas só poderão ser acessadas de forma direta e não através da navegação normal do site.

Com isso ao colocar seu site para aprovação nas redes de anuncio ele será aprovado pois está 100% dentro das regras para anunciantes, o que lhe traz uma grande tranquilidade por saber que o site não será banido a qualquer momento. Então deste ponto em diante sua grande questão será fazer com que as pessoas selecionadas através de um tráfego pago de alta qualidade (como search do Adwords) cheguem até suas páginas mais apelativas, e para isso existem algumas opções interessantes:

E-mail Marketing: uma vez que tenha feito a captura do e-mail de seus visitantes você já poderá os direcionar para outras páginas através do autoresponder, deste ponto em diante você está livre das rígidas regras das melhores redes de anunciantes.

Remarketing: sabemos que o tráfego com mais qualidade e melhores taxas de conversão é realmente o tráfego de search, porém as redes de anúncios de search como Adwords e Bing possuem regras bastante rigorosas. Para aproveitar este tráfego em páginas mais apelativas uma boa opção é fazer Remarketing através de redes menos exigentes. Com isso terá listas de remarketing bem segmentadas em uma campanha de search e com a facilidade de regras menos rígidas de outras redes.

Redirecionamento (mais arriscado): neste caso após seu anúncio ser aprovado você faria um redirecionamento para uma página mais apelativa. Embora isso funcione por algum tempo é importante que saiba que é apenas uma questão de tempo até que a rede de anunciantes descubra e aí terá problemas em sua campanha. Neste caso talvez não perca a conta (o que aconteceria se estivesse usando um cloaker).

Detalhes que Fazem a Diferença na Aprovação do Mini Site!

As grandes redes de anúncios também se preocupam com questões legais referentes aos sites que são veiculados através de as plataforma, sendo assim seu site precisa se adequar a estas questões através de páginas que contenham informações detalhadas sobre políticas de privacidade por exemplo. Veja a seguir quais são as principais páginas que são bastante pedidas por estas redes:

Políticas de Privacidade: Nesta página deve conter informações detalhadas sobre qual o uso dos dados coletados de seus visitantes, sejam estes dados coletados ou por rastreamento via cookies.

Termos de Uso: aqui são os termos de uso do site, a que o site se destina, como a pessoa deve o utilizar, quais os direitos e deveres de quem o uso, etc.

Isenção Médica: em sites que tratam de suplementos alimentares é importante que exista uma página que traga informações que deixem claro que se trata de um site comercial e que as informações ali escritas não são informações médicas ou de nutricionista (salvo casos que realmente o sejam, neste caso deve haver o nome e número de registro do profissional responsável). Deixe claro que a pessoa sempre deve consultar seu médio.

Isenção de Responsabilidade: Em sites onde existam declarações do tipo “testemunho” é importante que tenha uma página de isenção de responsabilidade deixando claro que estes foram os resultados daquelas pessoas e isso não traz garantias de que o consumidor terá os mesmos resultados.

Políticas de Troca e/ou Garantia: é comum em campanhas de CPA usarmos como um forte argumento o prazo de garantia, neste caso seu mini site precisa ter uma página com toda a política de garantia com dados de como a garantia é oferecida, se há restrições, prazo e quem oferece esta garantia.

Declaração de Ganhos: em ofertas do tipo “renda extra” (Biz Opp) é frequenta as páginas apelarem para demonstração de ganhos, neste caso é importante deixar claro que os ganhos ali demonstrados são os ganhos daquela pessoa, mas que não há garantia de que qualquer pessoa terá os mesmos resultados, assim como também não há garantia de em quanto tempo isso ocorrerá.

Estas páginas geralmente possuem informações que podem atrapalhar a conversão em sua campanha, então para estar dentro das regras e não se prejudicar o que recomendo é criar páginas separadas para cada uma destas políticas (que sejam aplicáveis a seu projeto) e deixar os links apenas no rodapé do mini site (preferencialmente com fonte menor e links na cor cinza).

Como normalmente as informações deste tipo de página são sempre iguais (ou muito semelhantes) o que a maior parte dos afiliados faz é simplesmente copiar o conteúdo de alguma página, salvar em pdf e subir isso para seu servidor. Ou adicionar uma página para cada política e atribuir NOINDEX para estas páginas, assim não gerando conteúdo duplicado em seu domínio.

Outra página que ajuda a deixar seu mini site “bem visto” pelas redes de anúncios é ter uma página de contato em seu site, mesmo que você configure o formulário para um e-mail que não usa com alguma resposta automática configurada. Com isso certamente já estará montando um excelente mini site.

Agora você já sabe como criar mini sites que sejam bons para suas conversões e que sejam aceitos nas maiores e mais rigorosas redes de anúncios. A única questão seria seu link de afiliado, e para solucionar isso você pode trabalhar a captura de e-mails ou mesmo fazer alterações em seu mini site depois.

Você já trabalha com mini sites? O que acha dessa estratégia?

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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