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Como Fazer Tracking dos Links de Afiliado? [CPV Lab]

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Como Fazer Tracking dos Links de Afiliado? [CPV Lab]

Trabalhar com Marketing de CPA é estar constantemente buscando melhorar a performance de suas campanhas, afinal quanto melhor for o aproveitamento dos cliques conseguidos em redes de anúncios certamente melhores serão seus resultados na campanha, ou seja terá um ROI maior. Um erro frequente é acreditar que não se conseguiu ROI por algo errado no setup da campanha na rede de anúncios, quando na verdade o engano pode estar acontecendo em alguma outra etapa do funil.

Para evitar cometer este erro básico o que você precisa fazer é conhecer de perto os números de suas campanhas, para isso é necessário utilizar um bom tracking nos links de afiliado. Existem diversas ferramentas pagas e gratuitas para fazer isso, aqui vou mostrar como trabalhar com o CPV Lab (que é o que eu utilizo em minhas campanhas), mas existem outros como o Prosper, Voluum, Link Trackr, Click Meter, etc. Exatamente qual você vai utilizar depende de alguns fatores como o quanto pode investir nisso neste momento, se seu servidor aguenta ter um software deste tipo instalado e também com qual deles você terá mais afinidade (afinal irá lidar com isso diariamente).

Também é importante ressaltar que dependendo do volume de cliques gerados por suas campanhas é interessante saber se o tracker escolhido irá suportar sem apresentar travamentos devido ao banco de dados estar muito cheio (o que pode causar uma lentidão na resposta de redirecionamento dos links e isso afetaria sua taxa de conversão. Por isso escolhi o CPV Lab, entre diversos que testei é o que apresentou melhor custo benefício com um bom desempenho em um servidor VPS.

Agora que mostrei um pouco do porque usar links com tracking vou falar um pouco de quais são os principais números a se conhecer em suas campanhas e como fazer isso utilizando o CPV Lab. Aqui você verá como criar links diretos, como criar links para landing pages que apontam para uma oferta e também como criar links para landing pages que apontam para mais de uma oferta. Lembre-se de que embora eu vá mostrar apenas isto o CPV Lab possui MUITAS outras funcionalidades extremamente úteis para quem trabalha com CPA ou mesmo com infoprodutos, é uma ferramenta necessária.

Quais Números Acompanhar no Tracking dos Links?

Todos os números são importantes e estarão sinalizando algo em sua campanha, desde os dados fornecidos pelas estatísticas da rede em que estiver anunciando até os dados que você obterá em sua área de afiliado na C2 CPA Network. Mas entre estas duas pontas existe um “caminho” em que os compradores estarão percorrendo que precisa ser monitorado e isso só será possível com o tracking de links.

Neste caminho você precisa monitorar (e fazer diversos testes) a CTR de suas landing pages e também a taxa de conversão das ofertas (que pode variar muito de acordo com a landing page). O “segredo” para isso está em já anunciar utilizando o link criado com o CPV Lab, desta forma desde o momento em que a pessoa clicar no anúncio já estará monitorando o que acontece em suas landing pages. Então apenas para lembrar o que você deve estar atento são os seguintes fatores:

  • CTR de cada landing page
  • Taxa de conversão da oferta (considerando a LP utilizada)

Como verá a seguir o CPV Lab indica estes dados com facilidade, assim possibilitando que possa fazer alterações em suas campanhas sem a necessidade de ficar fazendo alterações nos anúncios, basta fazer as alterações necessárias diretamente nos links inseridos no CPV Lab, o que torna todo o processo mais simples e rápido de ser feito, o que é ainda melhor, suas alterações serão feitas com base em estatísticas reais e não meramente por tentativa e erro buscando “ter a sorte” de acertar a mão em uma campanha.

Agora que já sabe o que verificar em seus links do CPV Lab é o momento de aprender como criar seus links, então continue lendo e se possível já criando seu primeiro link no CPV Lab, assim terá mais facilidade para fazer o acompanhamento das explicações a seguir.

Como Criar um Direct Link & Landing Page no CPV Lab

cpv1Para criar seu primeiro link no CPV Lab deve estar com ele devidamente instalado em seu servidor com um domínio exclusivo para ele porque seus links criados sempre terão como base o seu domínio escolhido para o CPV Lab. Então acesse o painel de seu CPV Lab através da página de login (faça o login com seus dados cadastrados na compra).

Estando logado no menu superior clique em “Add Campaign”, será aberto um submenu com algumas opções, escolha a opção “Direct Link & Landing Page” e será direcionado para a página de configurações de seu novo link. Então você poderá ver uma tela com diversos campos a serem preenchidos, vamos agora ver cada um destes campos e como deve os utilizar na criação de seu primeiro link incluindo 1 landing page e 1 oferta.

cpv2

Esta é a primeira etapa na criação de um link no CPV Lab, são configurações básicas como nome da campanha, origem do tráfego, a que grupo de campanhas pertence, etc. Há 2 fatores estratégicos importantes neste ponto, que são:

  • Data Options: neste item você deverá selecionar quais dados sobre os visitantes de suas landing pages vcê deseja armazenar, são dados como dispositivos mobile, geo localização, referrer, etc. Ao armazenar estes dados terá como avaliar com mais exatidão quais são as estratégias que estão funcionando melhor.
  • Bid | Cost: neste item poderá escolher entre CPV (custo por visualização) ou CPC (custo por clique), isso dependerá de onde e como está anunciando. O importante é ter neste campo o valor que está pagando pela divulgação pois o CPV Lab já lhe retorna o ROI de sua campanha com base neste valor, cliques e conversões através de seu link, isso facilita bastante todo o trabalho.

Para adicionar sua landing page é muito simples, rolando a página um pouco para baixo verá algo como a imagem a seguir:

cpv3

Caso queira trabalhar com mais de uma landing page basta os adicionar nos outros campos existentes para landing pages, apenas deve atentar para o campo “share” que representa o percentual de cliques que deve ser direcionado para cada uma das páginas adicionadas. (isso é muito bom para descobrir quais são os advertoriais que estão tendo um melhor desempenho.

Para adicionar a oferta deverá rolar a página um pouco mais para baixo, verá uma área igual a esta da imagem a seguir, basta preencher os campos:

cpv4

Note que é fundamental preencher corretamente o campo payout para que o CPV Lab tenha como lhe retornar o ROI correto nas estatísticas, assim facilitando seu trabalho e evitando que você perca dinheiro com campanhas mal configuradas.

Com isso feito clique em “Save Campaign”, então é hora de pegar seu link, que é o que deverá usar na campanha, que será algo como:

http://seudominiocpvlab.com/base.php?c=98&key=3a28b8c9d7644b2aa68b169b8824bdf&keyword=sua-palavra-chave&ad=seu-anuncio

Também deverá editar sua landing page usando na landing page o link da oferta, que sempre serão algo como:

http://seudominiocpvlab.com/base2.php

E ainda deverá adicionar um código (Step 2) de seu CPV Lab em sua landing page logo antes de fechar a tag </body>.

Com isto feito seu link CPV Lab já estará perfeitamente funcional, pode o utilizar tranquilamente e acompanhar os resultados através das estatísticas parciais na home de seu painel ou mesmo ver estatísticas detalhadas de seu link.

Como Criar um Link Multiple Options no CPV Lab

Para criar este tipo de link no CPV Lab, que é útil para quando se tem mais de uma oferta em uma mesma landing page, deverá clicar em “Add Campaign” e posteriormente em “Multiple Options”. Então será direcionado para a tela de criação deste tipo de link, que é bastante semelhante à tela do direct link, porém há uma diferença, que é ter diferentes opções para links de ofertas.

Para cada opção é possível ter mais de um link de oferta, mas se você pretende trabalhar com diferentes links em uma só landing page deverá colocar cada link de afiliado em uma única opção. Com isso feito e todo o restante configurado basta clicar em salvar que seu link estará pronto para uso.

Outra mudança será feita em sua landing page, nela você deverá diferenciar seus links segundo a opção de cada um, digamos que sua página terá 2 diferentes ofertas, então você terá 2 diferentes links de afiliado, estes deverão ser diferenciados com o número da opção em que seu link está, para isso deverá adicionar o ID da opção ao qual este link pertence, então seus links na landing page ficarão assim:

http://seudominiocpvlab.com/base2.php?cogid=1 (para o link de afiliado da opção 1)

http://seudominiocpvlab.com/base2.php?cogid=2 (para o link de afiliado da opção 2)

Também é importante lembrar de adicionar o código fornecido pelo CPV Lab no “Step 2) em sua landing page para que seus links funcionem apropriadamente, assim garantindo que os visitantes sempre sejam redirecionados para a oferta correta ao clicar nos links.

Como Integrar o Postback do CPV Lab com a C2 CPA Network

Também é importante integrar na plataforma da C2 CPA Network seu Postback, assim sempre que realizar uma venda isso será retornado também para seu CPV Lab, assim facilitando sua análise dos dados. Fazer isso é bastante simples, basta pegar em seu CPV Lab o link de seu Postback (que será sempre o mesmo para todos os seus links), que é algo assim:

http://seudominiocpvlab.com/adclickf.php

A este link deverá adicionar qual subid estará disponibilizando para isso, que geralmente é o subid 2, então este link ficará algo assim

http://seudominiocpvlab.com/adclickf.php?subid=#s2#

Este link deverá ser colado em Postback URL (Server Pixel) na aba “Testing & Tracking” da oferta na sua área de afiliado na C2 CPA Network, então basta clicar em “Save” e seu Postback já deverá estar funcionando perfeitamente.

Existem muitas outras possibilidades de trabalho com links utilizando o CPV Lab, mas é inviável em apenas um artigo resumir tudo, afinal o manual do usuário do CPV Lab possui 159 páginas, apenas com isso você certamente já pode imaginar a quantidade de funcionalidades que podem ser configuradas. Caso use (ou pretende usar) o CPV Lab para fazer o tracking de seus links realmente recomendo que imprima o manual pois ele será muito útil.

Agora que já sabe como fazer o tracking de seus links de uma forma simples e eficaz não há mais desculpas para trabalhar dependendo de sorte, comece a acompanhar suas estatísticas e sempre saberá o que deve ser feito para melhorar a performance de suas campanhas em marketing de CPA.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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