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Como Sobreviver à Competição em Marketing de CPA!

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Como Sobreviver à Competição em Marketing de CPA!

Com o crescimento do marketing de CPA no Brasil é natural que ocorra o que ocorre em qualquer mercado em crescimento, o surgimento de maior competitividade. Isso geralmente é visto como algo negativo por quem está trabalhando como afiliado e pode até ser mesmo caso não saiba como lidar com isso, mas de qualquer forma há sim um lado bastante positivo na competição e aqui você verá como se beneficiar de mercados mais concorridos dentro do marketing de CPA.

Antes de avaliar de forma mais detalhada como sobreviver a uma maior competição no marketing de CPA é fundamental que você entenda como a competição na verdade ajuda você como afiliado. Sem compreender isso fica realmente muito difícil traçar novas estratégias para mercados mais concorridos e que consequentemente tendem a ter um ROI um pouco menor, porém com alta escalabilidade, o que já é algo não tão frequente em mercados pouco concorridos.

Basicamente ao ter maior concorrência em uma determinada campanha terá também uma maior quantidade de pessoas falando sobre o produto em seus sites, redes sociais, através de media buy, etc. Tudo isso cria um “ruído” na internet que chama a atenção de seus compradores e consequentemente aumenta o search (buscas no Google e Bing) para determinadas palavras chave, isso representa um aumento não apenas de pessoas vendendo mas também de pessoas querendo comprar.

Muitas pessoas imaginam o mercado como algo estático, com limites bem definidos e isso é um imenso erro de avaliação, quanto mais pessoas estiverem falando sobre algo naturalmente mais pessoas são impactadas e consequentemente o mercado aumenta. Quando temos mais vendedores naturalmente acabamos tendo mais compradores, esse é um movimento natural mas que poucas pessoas percebem e muitos simplesmente “abandonam o barco” antes de o mercado crescer.

Veja na imagem a seguir um exemplo prático disso, utilizei a keyword goji pro” no Google Trends para mostrar o crescimento do Search para este termo ao longo do tempo, isso demonstra muito bem o que eu disse sobre o aumento de concorrência ajudar porque aumenta a quantidade de pessoas interessadas nos produtos, veja o crescimento exponencial nas buscas na imagem a seguir.

google-trends-goji-pro

Por que o ROI Diminui com a Alta da Concorrência?

Isto é um dos fatores que mais assusta afiliados que ainda não estão acostumados com a concorrência, afinal em pouco tempo acabam vendo seu ROI (Retorno Sobre Investimento) ficando cada vez menor, ou seja passa a trabalhar com menores margens de lucro. O que geralmente os afiliados não notam é que na mesma medida em que o ROI diminui as campanhas vão ganhando escalabilidade porque passam a ter um mercado maior.

Imagine que você tinha uma campanha de 1.000 buscas dia, e que mantinha um ROI de 80%. Com o aumento da concorrência este ROI passou para 10%, isso certamente faria muitos afiliados pausarem suas campanhas, o que é um engano porque a escalabilidade possivelmente já aumentou ou aumentará em breve, e você passaria a ter uma campanha de 20 ou 30 mil (as vezes MUITO mais) buscas dia e mesmo com um ROI de 10% será possível ter ganhos bastante superiores aos anteriores pela possibilidade de escalar suas campanhas.

Escalabilidade é um tema bastante abrangente, explicar isso em apenas um artigo é até mesmo arriscado, como não quero correr o risco de que você entenda algo errado e acabe prejudicando suas campanhas o que indico é que faça parte da Academia da Performance, lá o Ramon explica em detalhes como você pode aumentar seus ganhos através da escalabilidade das campanhas de Marketing de CPA.

Além da escalabilidade existem algumas outras estratégias que você poderá utilizar pra sobreviver e até mesmo para aumentar seus ganhos em períodos de maior concorrência. A seguir vou falar um pouco sobre estas estratégias e vale lembrar que para cada campanha especificamente algumas estratégias serão certamente melhores que outras, portanto sempre faça testes em suas campanhas.

O Poder das Listas para Vencer a Concorrência!

Uma das maiores barreiras que terá para superar em mercados mais concorridos é certamente a dificuldade para se posicionar bem nas melhores keywords (tanto orgânico como também em PPC), é natural que isso aconteça em mercados mais concorridos e isto pode sim acabar impactando suas campanhas caso não tenha a habilidade para contornar isso.

Tentar simplesmente ranquear a qualquer custo pode acabar quebrando seu caixa, afinal mesmo para ranquear nos resultados orgânicos existem custos e dependendo da keyword isto passa facilmente de alguns milhares de Reais (sem garantia de sucesso). Manter as primeiras posições em keywords muito concorridas através do Adwords também pode sair caro (especialmente se sua página anunciada não tiver uma alta taxa de conversão).

Para contornar isso um caminho bastante interessante é fazer listas, seja listas de e-mails, remarketin, Ids do Facebook, etc. Estas listas podem ser construídas através de keywords relacionadas que sejam menos concorridas. Com um grande volume de keywords de baixa concorrência você acabará construindo listas de um bom tamanho e consequentemente irá se beneficiar disso. Veja a seguir 2 exemplos de como a construção de 2 tipos de listas irá ajudar você a vender mais mesmo em tempos de maior concorrência.

Lista de e-mails: esta é uma estratégia um pouco mais trabalhosa, envolve criar a lista e se relacionar com ela para apenas após isso enviar as pessoas para a página de vendas. Uma das grandes vantagens de se trabalhar com e-mails é que sua taxa de conversão certamente irá aumentar bastante. Listas de e-mails também são bastante úteis para trabalhar a venda de mais de um produto a médio/longo prazo, basta que os produtos oferecidos atendam às necessidades das pessoas de sua lista.

Lista de Remarketing: trabalhar com remarketing facilita bastante para gerar conversões, principalmente para reduzir o custo por ação em cada venda, embora inicialmente seja uma publicidade a mais, e isso possa parecer um aumento nos custos a verdade é que com remarketing você terá como aumentar seu ROI porque terá mais conversões sem que para isso tenha que aumentar muito os custos com publicidade, principalmente ao trabalhar com o Remarketing do Adwords.

Busque Novas Campanhas na C2 CPA Network!

Quando uma determinada campanha começa a fazer sucesso é natural que uma grande quantidade de afiliados se desloquem para ela, com isso o search realmente acaba aumentando mas a concorrência também. O que muitos não notam é que há sim muitas outras oportunidades para monetizar, mesmo que não tenha um grande volume de buscas é possível obter excelentes resultados.

Esteja sempre atento a todas as novas ofertas da C2, fique de olho em seu e-mail pois é por lá que o Rafael Vidal (Gerente de Contas da C2) irá lhe avisar sobre novas campanhas. Quanto mais atento você estiver maiores são as chances de ser um dos primeiros a monetizar esta campanha e isso costuma ser estrategicamente interessante tanto para quem usa Adwords como também para SEO, afinal quando outros afiliados estiverem chegando nesta campanha você já estará lá bem posicionado e com métricas boas, isso faz uma grande diferença.

Por vezes alguma campanha pode vir a ser pausada pelo anunciante, isso acontece e o que indico para você é que sempre busque trabalhar mais de uma campanha semelhante, desta forma mesmo que uma campanha seja pausada você terá em mãos outro projeto pronto, bastará redirecionar seus links e tudo estará funcionando perfeitamente.

Ainda buscando meios para contornar a concorrência você deve sempre tentar trabalhar com campanhas para diferentes públicos, desta forma ainda que tenha um aumento de concorrência em um produto você terá boas chances de ter excelentes resultados com outros produtos e isso pode fazer uma imensa diferença no orçamento do mês.

Não Faça Tudo Sempre Igual no Marketing de CPA!

Um processo que ocorre muito no marketing digital é uma pessoa descobrir uma estratégia que funciona, a implementar e testar por um tempo, passar isto adiante para alguns conhecidos e posteriormente abrir esta estratégia para o mercado. Isso funciona, porém como é algo que acaba de ser divulgado abertamente a tendência é que acabe gerando muita competitividade e naturalmente apresente um ROI menor do que era inicialmente.

É fundamental que de acordo com seu desenvolvimento, novos conhecimentos específicos como os da Academia da Performance você passe a realmente entender como o Marketing de CPA funciona e isto pode fazer uma grande diferença porque você não depende mais de simplesmente aplicar a estratégia dos outros, mas sim a criar, testar e aprimorar suas próprias estratégias, com isso o resultado será um ROI maior e a tranquilidade de trabalhar com uma concorrência menor, ou ao menos melhores condições para competir por possuir uma boa vantagem estratégica.

Com o passar do tempo você já começa a compreender muito do funcionamento das campanhas do marketing de CPA e principalmente do comportamento de seu público, é justamente com base nisso que terá condições de criar novas estratégias. Lembre-se sempre de testar suas estratégias em mais de uma campanha, afinal algo que pode estar dando errado em uma campanha talvez seja ideal para outra, e isso você só descobrirá testando.

Trabalhe com Diversas Estratégias no Marketing de CPA!

Quando estamos começando é natural acabarmos nos especializando na primeira estratégia que nos traz algum resultado, afinal se já se mostrou como uma boa opção o melhor a fazer é investir mais tempo nisso. Isso não é errado, mas é arriscado investir todo seu esforço em apenas uma estratégia porque se em algum momento sua estratégia falhar poderá ter sérios problemas com suas campanhas.

Para evitar isso o que recomendo é que vá estabilizando suas campanhas em diversas estratégias diferentes (preferencialmente em diferentes sites), por exemplo: após ter um bom ROI com a estratégia PPC passe para o SEO (Search Engine Optimization), após estas passe a investir em e-mail marketing, e assim por diante. Com o passar do tempo notará que você vai estar com diversos projetos lucrativos online e mesmo que um tenha problemas ainda terá outros para garantir seus ganhos até que você se recupere dos problemas com o outro projeto.

Colocando estas dicas em prática certamente verá que a concorrência é sim algo que pode te ajudar bastante a vender mais, tudo é uma questão de aplicar diferentes estratégias para gerar vendas em marketing de CPA. O que é ainda melhor é que ao aplicar diferentes estratégias você também estará tornando seus negócios online cada vez mais seguros e confiáveis.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.