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Como Ter Mais Instalações para seu Aplicativo Mobile!

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Como Ter Mais Instalações para seu Aplicativo Mobile!

Os dispositivos mobile já representam cerca de 50% do tráfego online, portanto sem sombra de dúvidas é um mercado que não deve ser deixado de lado tanto para ofertas de outras verticais na C2 CPA Network como também e principalmente para os aplicativos, que são muito procurados pelos usuários. A grande dificuldade para quem cria um aplicativo é fazer com que este tenha o máximo possível de instalações, afinal é justamente disto que depende a receita gerada pelo app.

Neste artigo encontrará dicas de como aumentar as instalações de seu aplicativo, o que também já serve para você que é afiliado da C2 CPA, afinal também terá que buscar instalações de aplicativo caso esteja promovendo uma destas ofertas. Algumas dicas que são diretamente para quem produz também servem para o afiliado avaliar o potencial de uma oferta, assim facilitando para que trabalhe com as ofertas com as maiores taxas de conversão, lembrando que nem sempre um payout maior quer dizer necessariamente um lucro maior, algumas ofertas podem ter um payout menor mas serem altamente escaláveis.

apps

Um dos passos iniciais importantes é saber onde estará o app para instalação, o ideal é que esteja no iTunes (iOS) e também no Google Play (Android), desta forma já terá como ter 2 ofertas separadas dentro da C2 CPA, ou mesmo uma oferta com links exclusivos para cada sistema, assim facilitando muito para que os afiliados tenham condição de fazer uma segmentação de boa qualidade e consequentemente tenham resultados expressivos.

Um aplicativo quando acaba de ser lançado ainda não é conhecido por ninguém, portanto precisa de campanhas baseadas em branding, ou seja campanhas que a princípio não tem por objetivo a instalação em si do aplicativo mas sim fazer com que este seja conhecido pelas pessoas. Este é um trabalho que geralmente é feito pelo anunciante, veja a seguir algumas dicas de como fazer isso de forma eficaz e consistente.

Campanha de Branding para Aplicativos Mobile!

Basicamente a campanha de branding tem por objetivo levar ao conhecimento do público a existência de seu aplicativo, lhes mostrar sua funcionalidade e preferencialmente já o associar a seus benefícios. Com isso já estará além de o tornando público também o tornará uma necessidade, quanto mais as pessoas o acharem necessário maior será a quantidade de instalações (por exemplo o WhatsApp).

branding

Enquanto as campanhas de instalação de aplicativos (que serão feitas em um segundo momento) as campanhas de branding levarão os usuários para reviews, blog posts, vídeos, etc. que mostrem o aplicativo e suas funcionalidades, assim fortalecendo sua marca no mercado. É importante nestas campanhas sempre ter imagens e textos já com o nome do aplicativo aparecendo, desta forma mesmo que as pessoas não cliquem nos anúncios já estarão conhecendo sua marca, com isso vão se familiarizando até que chegue o momento em que decidam fazer a instalação.

Para anunciar este tipo de campanha o ideal é buscar pela escalabilidade (tanto no branding quanto para a instalação) em redes como Google Adwords (display), Facebook Ads, Outbrain, Taboola, anunciar em grandes portais, etc. Isso ajudará a fazer com que seu aplicativo fique conhecido rapidamente. Um excelente exemplo de campanha de branding é a campanha veiculada em canais de Tv do aplicativo iFood, que o tornou extremamente conhecido!

Comprar posts patrocinados em blogs especializados também é uma excelente forma de viralizar seu novo app, busque sempre por blogs especializados em mobile e/ou nos assuntos correlatos à funcionalidade de seu aplicativo, por exemplo para um aplicativo de gestão financeira é interessante ter publicações em blogs que falem sobre economia e finanças.

Promovendo Campanhas de Instalação de Aplicativos Mobile!

A otimização neste tipo de campanha é algo muito importante visto que o payout pode ser relativamente baixo se comparado a outros tipos de campanha, mas vale lembrar que isto não é ruim, afinal campanhas de instalação de aplicativos são altamente escaláveis. O fato é que deverá otimizar ao máximo, sempre buscando a maior CTR possível com o menor valor de CPC.

Para fazer esta otimização o ideal é criar uma boa quantidade de anúncios, todos eles devidamente identificados em seu tracker, desta forma terá como avaliar exatamente quais são os anúncios que estão apresentando uma boa CTR e que estão de fato trazendo conversões (instalações do app). Uma rede excelente para rodar este tipo de campanha é oFacebook Ads devido a suas possibilidades de segmentação e também sua alta escalabilidade, ambos unidos trazem grandes resultados.

A criação de sua campanha para instalação de aplicativos mobile vai passar por diversas etapas, mas de um modo geral você poderá seguir os seguintes passos para buscar a melhor performance em sua campanha:

  • Criação de diversos anúncios (diferentes imagens e textos)
  • Tudo já segmentado por dispositivo (iOS ou Android) [caso a campanha tenha ambos faça anúncios separados para cada um com seus respectivos links]
  • Segmentação mais generalista (com o tempo verifique a audiência e verá qual público responde melhor a seus anúncios e corrija a segmentação)
  • Escale com aumento de investimento diário e também com a criação de públicos personalizados os replicando com público “look a like”.

É claro que cada campanha terá suas peculiaridades e deve sempre estar atento a tudo isso, vá acompanhando o desempenho e segmentando, otimizando até encontrar ROI positivo em suas campanhas. É importante que tenha em mente que é muito raro você iniciar uma campanha já com ROI positivo, é natural elas iniciarem com uma certa perda por falta de otimização, justamente por isso sempre digo para conhecer e acompanhar seus números, desta forma terá como saber se está no caminho certo.

segmentacao2

O processo de otimização para as outras redes é basicamente o mesmo, porém considerando algumas limitações que outras redes podem apresentar (especialmente com relação à segmentação), porém seguindo os passos de otimização já será mais simples encontrar ROI nas campanhas uma vez que já conheça quais as imagens e textos que estão convertendo melhor para uma determinada campanha.

Use Remarketing em Campanhas para Instalação de Aplicativos!

O remarketing tem diversas vantagens a oferecer, principalmente para quem pretende trabalhar com campanhas de alta escalabilidade, desta forma será mais fácil aumentar a taxa geral de conversão da campanha por fazer um melhor aproveitamento do tráfego. Outra grande vantagem das campanhas de remarketing é que tendem a ter um CPC consideravelmente mais barato que outras campanhas e isso para campanha mobile é fundamental.

remarketing2

Assim como nas campanhas normais de display, Facebook e outras redes nas campanhas de remarketing para a instalação de aplicativos é importante ter como segmentar para o tipo de dispositivo, afinal o objetivo da campanha é a instalação, portanto a pessoa precisa ver suas publicidades diretamente no dispositivo em que irá fazer a instalação.

Para tornar o valor de sua campanha de remarketing ainda menor é interessante pensar de forma estratégica, afinal não há porque mostrar a mesma publicidade muitas vezes e por muito tempo para a mesma pessoa (caso queira insistir mais use campanhas diferentes). Também não faz sentido manter o remarketing ativo o dia todo, se a pessoa não instalou agora possivelmente não o fará nos próximos minutos, tente lhe mostrar isso novamente outro horário, neste talvez a pessoa já esteja mais tranquila e possa fazer a instalação do aplicativo sem maiores problemas.

Busque Escalabilidade em Campanhas para Instalação de Aplicativos!

O que torna estas campanhas bastante atrativas é a possibilidade de escalar a campanha e chegar a números realmente expressivos, com isso mesmo tendo um payout unitário inferior ao payout de outras verticais é possível ter campanhas gerando lucro bastante superior ao de outras verticais, o segredo para isso está na escalabilidade.

Outra vantagem das campanhas de instalação de aplicativos é que tendem a converter melhor enviando a pessoa diretamente para a página de download do app, com isso já não estará consumindo recursos de seu servidor (o que é muito importante quando se fala em escalabilidade). Uma campanha em larga escala pode facilmente derrubar um servidor mais modesto, o que iria gerar prejuízo em sua campanha dependendo do tempo que este ficar fora do ar (isso sem contar que algumas hospedagens pedem para que você saia caso esteja consumindo muitos recursos do servidor).

Ao escalar sua campanha notará que talvez o ROI diminua um pouco, não se assuste pois isso é normal, estando positivo você pode continuar escalando que irá gerar mais lucro. Isto acontece porque para encontrar larga escala em uma campanha a segmentação acaba sendo mais generalista, com isso é natural a taxa de conversão cair um pouco, justamente por isso e fundamental trabalhar estas campanha utilizando um bom tracker e acompanhar seus números cuidadosamente, esta é a única forma de trabalhar escalabilidade com segurança e gerar bons resultados.

Após um certo tempo rodando uma oferta em uma determinada rede (Facebook por exemplo) é natural que o desempenho de seu anúncio diminua, a CTR tenderá a cair e isso tornará o clique mais caro. Isso também é normal porque após exibir uma oferta para as mesmas pessoas por determinado tempo o natural é saturar esta segmentação, para solucionar isso você pode mudar a segmentação ou até mesmo anunciar em outras redes, assim mantendo a performance de sua campanha.

Seguindo estas dicas do artigo certamente já terá bons resultados em suas campanha da C2 CPA Network para instalação de aplicativos, mas se deseja realmente se aprofundas no Marketing de CPA recomendo que faça parte da Academia da Performance, lá encontrará uma grande quantidade de informações altamente relevantes para o Marketing de Performance e terá melhores condições de alavancar suas campanhas para o próximo nível.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.