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Em CPA Devo Utilizar Estratégias Complexas ou o Básico?

Muitas Oportunidades no Marketing de CPA!
julho 12, 2018

Em CPA Devo Utilizar Estratégias Complexas ou o Básico?

Existem diversos erros que podem levar campanhas de CPA a não funcionarem, um dos que mais acontece com afiliados iniciantes é tentar implementar estratégias excessivamente complexas sem ao menos saber como implementar o que podemos chamar de estratégias básicas. É verdade que olhando de fora isso pode talvez não fazer muito sentido, porém a verdade é que muitas vezes o simples funciona melhor e entenderá isso lendo este artigo. 

Antes de iniciar uma campanha de CPA vejo com certa frequência afiliados com pouca experiência tentando implementar (copiar) estratégias que acabam vendo em outras campanhas online. O problema nisto é que muitas vezes não sabem nem mesmo se aquele funil que estão copiando de fato está dando um ROI positivo, lembre-se de que o fato de um funil estar online não quer necessariamente dizer que está dando lucro, pode ser apenas um teste. 

Para que aprenda a fazer campanhas mais complexas é fundamental que aprenda a fazer campanhas simples funcionarem, uma vez que tenha experiência em fazer um funil simples funcionar (e saiba porque funcionou) já terá condições de começar a criar suas próprias estratégias mais complexas. Continue lendo este artigo e entenderá como isso funciona. 

Antes de começar a falar sobre como fazer estas duas formas de trabalhar com marketing de CPA é fundamental compreender quais são as diferenças fundamentais entre cada uma delas. Uma vez que esteja claro quais são estas diferenças certamente já terá uma melhor condição para começar suas campanhas e ter bons resultados. 

O que é o Básico em Marketing de CPA? 

básico em marketing de CPA é o mesmo básico para praticamente qualquer tipo de venda online, se resume em ter uma oferta e direcionar tráfego para esta oferta. Há apenas um ponto a ser esclarecido neste ponto, que é sobre para onde o tráfego deve ser direcionado em cada etapa: 

  • Etapa 1: Aqui é o topo de seu funil de vendas, as pessoas estarão entrando em contato pela primeira vez com a oferta. Nesta etapa o público deverá estar indo do anúncio para um advertorial (ou blog), então deste sim deverá passar para a etapa 2. 
  • Etapa 2: aqui o público já clicou em seu anúncio, já visitou seu advertorial (ou blog) e clicou em algum link nestes que o levará para a página da oferta (através de seu link de afiliado). Deste ponto em diante seu trabalho nesta estratégia básica já foi feito, daqui em diante é com o anunciante. 
  • Etapa 3: O visitante chega na página da oferta através de seu link de afiliado, nesta página será direcionado para a página de checkout e então a compra será realizada. Uma vez que a compra seja finalizada você recebe sua comissão. 

Como pode ver é uma estratégia realmente básica com apenas 3 passos simples, não há variações nem mesmo níveis mais profundos do funil de vendas. Uma vez que esta estratégia esteja implementada e funcionando bem (dando lucro) já poderá começar a trabalhar em melhorias, assim aumentando seu ROI nesta campanha através de estratégias um pouco mais complexas, que é exatamente o que veremos a seguir. 

Antes de vermos exatamente como uma estratégia simples pode ir aos poucos se tornando uma estratégia mais complexa é importante que tenha em mente que no início é comum não iniciar uma campanha já com uma estratégia complexa, mas sim ir implementando novos recursos aos poucos e acompanhar os resultados a cada novo passo dado, desta forma caso cometa algum erro saberá exatamente onde errou e terá facilidade em reverter a situação a seu favor, desta forma estará evitando arruinar uma campanha lucrativa. 

Implementando Melhorias em Suas Campanhas de Marketing de CPA! 

O quanto você poderá melhorar suas campanhas de marketing de CPA é algo realmente difícil de dizer sem observar a campanha em si, a oferta, o advertorial utilizado. Mas em linhas gerais é possível colocar algumas ideias que poderá estar implementando para aumentar seu ROI com a campanha. 

Um primeiro passo simples para melhorar a performance de sua campanha é começar a testar variações de anúncios e também de Advertoriais. Lembrando que deve fazer apenas um teste por vez, assim saberá exatamente de onde estará vindo cada resultado, seja ele positivo ou negativo. 

Ao testar seus anúncios estará melhorando a CTR do anúncio e talvez já filtrado melhor o público que estará atraindo para seu funil de vendas, com um público de maior qualidade a tendência é que sua taxa de conversão aumente e consequentemente tenha uma maior margem de lucro. 

Outro ponto que merece uma atenção especial é com relação aos advertoriais (ou artigos no blog), testar diferentes textos, headlines, imagens e CTAs é fundamental para aumentar a CTR do advertorial e também a taxa de conversão da oferta. Ao fazer testes com advertoriais notará que tanto o aumento da CTR quanto o aumento da taxa de conversão estão intimamente relacionados com o advertorial que utiliza. 

Com estas pequenas alterações que estará fazendo em sua campanha é possível que aumente sua taxa de conversão em mais 1% ou 2%, o que já irá representar um excelente aumento em seu faturamento e o principal, irá te dar margem para escalar sua campanha. 

É importante que tenha uma boa taxa de conversão em seu funil antes de pensar em escalar sua campanha, isso é importante porque é natural ver uma pequena redução tanto no CTR quanto na conversão quando se escala a campanha. Isso acontece porque ao escalar a tendência é que estejamos atraindo um público não tão ajustado com o problema ao qual a oferta se destina a solucionar, com isso é natural que tenha uma conversão um pouco menor, mas muito mais rentável devido a escala aplicada na campanha. 

Não Vendeu na Hora? Venda Depois! 

Muitas campanhas de sucesso em marketing de CPA realmente são feitas com base na compra por impulso, ou seja, a pessoa clica no anúncio, lê o advertorial, vai para a página da oferta e faz a compra na hora. Embora isso realmente funcione é importante lembrar que uma boa parte das pessoas abandona seu funil de vendas sem comprar na hora e isso não quer dizer que essa pessoa não irá comprar, diz apenas que não comprou na hora. 

Existem muitos fatores que podem contribuir para que uma pessoa não faça a compra na hora, entre eles veja alguns: 

  • A pessoa está ocupada 
  • A pessoa não está com o cartão de crédito 
  • A pessoa não está conectada no Wi-Fi (muitas pessoas evitam comprar pelo 3G) 
  • Há interesse, mas ainda pretende ler mais sobre o assunto 
  • A pessoa está no trabalho e prefere comprar do computador de sua casa 

Estes são apenas alguns dos motivos que podem fazer com que uma pessoa entre em seu funil de vendas, mas não efetue a compra na hora. Isso é normal, mas se você não tiver um contato com esta pessoa novamente a pessoa possivelmente comprará, mas não através do seu link de afiliado ou talvez nem mesmo o produto que ofereceu, justamente por isso é fundamental manter algum vínculo para que possa trazer esta pessoa novamente para o funil em outro momento. 

Existem diversas formas de estabelecer este contato, o ideal é que sempre trabalhe com mais de uma forma ao mesmo tempo, desta forma mesmo que não converta um lead na hora ao menos terá como chegar novamente até essa pessoa através de anúncios de remarketing, veja a seguir algumas formas de estabelecer este contato: 

  • Captura de e-mail (para autoresponder) 
  • Chatbot do Facebook (semelhante ao autoresponder, porém através do chat do Facebook) 
  • Automação via WhatsApp 

As formas de se trabalhar são diversas, mas de um modo geral o que deverá ser feito é sempre o mesmo, ofereça algo de valor para a pessoa em troca de seu contato, o mais comum é oferecer um e-book ou acesso a algum vídeo exclusivo em troca do cadastramento no sistema de automação que estiver utilizando. 

Com o cadastro feito já terá como chegar até esta pessoa em outros momentos, desta forma além de estar convertendo vendas imediatas também estará construindo listas que estarão comprando de você no futuro, muitas vezes comprando esta mesma oferta e em alguns casos convertendo até mesmo em outras ofertas semelhantes. E, ainda que não converta comprando é sempre possível tentar converter no final do funil para ofertas que sejam menos semelhantes com a oferta inicial. 

Não Deixe Tudo para a Última Hora! 

Um dos principais fatores de sucesso em um funil de vendas é a consistência do discurso, não adianta tentar a cada momento usar um argumento diferente, se iniciou o funil com um determinado ângulo deverá continuar com este ângulo até o final do funil, mesmo que durante o processo acrescente mais informações, o que é fundamental a ser evitado e negar algum ponto anteriormente afirmado. 

Quanto mais consistente for a promessa e quanto mais ela for de encontro com as necessidades de seu público, mais fácil será ter conversões com este funil de vendas. Também vale lembrar que alguns produtos são mais fáceis de vender porque o problema a ser resolvido tende a ter uma maior importância para a pessoa afetada, lembre-se de que quanto maior for a urgência da dor mais fácil será realizar a conversão. 

Por exemplo: é muito mais fácil vender um curso de inglês para alguém que está de viagem marcada para daqui 3 meses para os EUA do que para alguém que não tem passaporte e nem sabe ao certo se algum dia este conhecimento será realmente necessário. 

A urgência na solução de um problema é um grande gatilho para que as pessoas tomem uma ação, quanto mais urgente for a questão mais fácil será de vender algum produto. É exatamente por isso que emagrecedores por exemplo vendem muito mais quando o verão está próximo, porque existe urgência na solução do problema. 

Por outro lado, muitos afiliados também deixam tudo para ser resolvido na última hora, na urgência, afinal se agora você já sabe que no verão irá vender emagrecedores que tal desde já começar a criar seu funil de vendas? Agindo desta forma estará trabalhando com tempo e poderá pensar em cada detalhe, com cada ponto de seu funil integrado e tudo com um discurso consistente, isso certamente fará uma grande diferença nos seus resultados trabalhando como afiliado. 

Quando já estiver vendendo no verão uma excelente opção é já começar a criar suas estratégias para vendas durante as estações frias do ano, afinal se você já sabe que durante o inverno talvez não irá vender emagrecedores tão bem, uma boa opção é já ter uma campanha pronta para essa época, com isso irá manter sua renda média durante todo o ano sem ter problemas com a sazonalidade das ofertas. 

As opções para se fazer campanhas de CPA consistentes são realmente muitas, um leque de alternativas sempre está a nossa disposição, o que precisamos fazer é sempre nos manter produtivos e um passo à frente, desta forma teremos condições de manter nossas campanhas ativas e lucrativas. 

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.