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Estratégia Avançada: Search (Adwords) + Remarketing do Facebook!

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Estratégia Avançada: Search (Adwords) + Remarketing do Facebook!

Recentemente publicamos dois artigos completos sobre compra de publicidade no Google Adwords e também noFacebook Ads, caso ainda não tenha lido estes artigos recomendo que os leia antes de continuar a leitura deste artigo aqui, assim facilitando para que tire o melhor proveito deste artigo. Os artigos são estes dos links a seguir, pode ficar tranquilo, ambos irão abrir em novas janelas do seu navegador, desta forma será fácil retomar a leitura deste artigo após os ler.

  • Como Fazer Campanhas de CPA no Facebook Ads!
  • Como Fazer Campanhas de CPA no Google Adwords!

Agora que já conhece melhor cada uma das redes de anúncios e também todo seu potencial verá neste artigo como criar uma estratégia para alavancar suas vendas nas campanhas em Marketing de CPA utilizando ambas as redes de anúncios em uma única campanha, assim aproveitando o máximo potencial de ambas as redes com uma excelente taxa de conversão.

remarketing

Mas antes de falar diretamente sobre o passo a passo desta estratégia é muito importante que conheça qual o conceito por trás desta estratégia e exatamente quais “fraquezas” de cada uma destas redes que esta estratégia pretende eliminar, assim possibilitando que você aumente consideravelmente seu ROI ao fazer suas campanhas de CPA. Estas “fraquezas” na verdade são pequenos detalhes relacionados ao momento dos compradores e não propriamente um problema com as redes, é importante que fique claro que ambas as redes são excelentes para anunciar, apenas captam clientes em momentos diferentes.

Fraqueza do Search do Google Adwords!

As campanhas de search do Google Adwords tendem a ter uma excelente taxa de conversão, porém apresentam 2 pontos que precisam ser contornados para se ter uma campanha de alto desempenho e escalável, estes pontos são:

Baixa procura em algumas keywords: quando se tem pouca procura por algumas keywords o caminho a tomar é buscar por uma maior quantidade de keywords, porém isto tende a atrair pessoas que não estão necessariamente procurando pelo produto que está oferecendo, ou seja estão em outro “lugar” do funil de vendas. Sabendo disso fica fácil imaginar que será preciso trabalhar esta venda com mais páginas e consequentemente precisará fazer com que esta mesma pessoa visite outras páginas suas.

Desistência após visitar a página: também é bastante frequente as pessoas clicarem em seu anúncio e após visitar a página acabar saindo dela sem comprar. Embora não seja possível fazer com que todos comprem há como melhorar a taxa de conversão total da campanha fazendo com que estas mesmas pessoas voltem para seu site em outro momento.

Trabalhando com estratégias de Remarketing para o público (de excelente qualidade) do search do Adwords você terá como melhorar sua taxa de conversão, portanto estará aumentando seu ROI na campanha e isto possibilitará o trabalho com maior escalabilidade até mesmo em outras redes de anúncios mas abrangentes como as redes de Native Ads por exemplo.

Fraqueza do Facebook Ads!

O Facebook Ads apresenta um ponto delicado semelhante a um dos pontos do Google Adwords, que é o fato de a pessoa no momento em que ver o anúncio não estar propriamente procurando pelo produto que pretende anunciar. Sendo assim além de não ser tão fácil conseguir uma boa CTR (taxa de cliques no anúncio), ainda poderá ter alguma dificuldade com a taxa de conversão.

Para contornar isso também deverá utilizar o Remarketing no Facebook, desta forma fazendo com que uma pessoa que já tenha visitado seu site volte a o visitar em outro momento (talvez mais propício para a compra). Também deve lembrar que o Remareting feito no Facebook pode ser feito não apenas nos visitantes que vieram apenas do Facebook, mas sim de qualquer outra fonte (como do Adwords por exemplo).

Em termos de conversão é possível dizer que o Adwords possui mais qualidade que o Facebook para se trabalharcampanhas de CPA, sendo assim uma excelente estratégia é trabalhar o Remarketing no Facebook utilizando o tráfego doGoogle Adwords para construir sua lista de Remarketing. Fazendo isso as pessoas que visitarem sua página chegando através do Google Adwords irão ver seus anúncios também no Facebook Ads, assim aumentando suas chances de que esta pessoa volte para seu site e finalize a compra.

Agora que já compreendeu o conceito geral desta estratégia veja a seguir o passo a passo de como você pode colocar isso em prática. O passo a passo é simples de ser feito e traz excelentes resultados quando trabalhado de forma a buscar seus clientes nos melhores momentos com o Remarketing.

Passo a Passo Adwords + Remarketing no Facebook Ads!

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O princípio desta estratégia consiste em fazer um site que esteja dentro das regras tanto do Adwords como também do Facebook. (mesmo que as páginas de destino de cada rede sejam diferentes é importante que todo o site esteja de acordo com as regras, especialmente com as regras do Google Adwords).

Com seu site pronto já poderá acessar sua conta do Adwords e criar uma campanha de search fazendo uso da ferramenta para escolha de palavras-chave do Adwords (Keywords Planner). Neste momento é interessante que tenha o cuidado de usar tracking em seus links de forma que tenha como avaliar de quais keywords estão vindo as conversões, assim tendo a possibilidade de “lapidar” sua campanha até que fique com um excelente ROI.

Dica: lembre-se de já ter publicado as páginas que serão utilizadas no remarketing do Facebook porque elas também precisam estar em conformidade com as políticas do Adwords, elas já estando publicadas ficara mais seguro para evitar ter o site suspenso do Google Adwords por infringir suas políticas com a nova página ao publicar ela.

Agora que já está com sua campanha de Adwords pronta já é o momento de criar sua lista de Remarketing no Facebook Ads, para isso será preciso adicionar um código no código fonte de seu site (é bem simples de ser feito). Com o código já adicionado a seu site todas as pessoas que visitarem seu site (aquelas vindas do search do Adwords) serão adicionadas a esta lista de Remarketing e verão suas publicidades no Facebook quando criar suas campanhas de Remarketing no Facebook.

Para fazer um trabalho ainda mais criterioso e estratégico você pode optar por criar diferentes listas de Remarketing dentro de um mesmo site, para isso no momento de criar a lista basta adicionar páginas específicas. Com isso apenas quem visitar determinadas páginas será adicionado a uma lista, com isso você terá como saber exatamente o que cada pessoa já viu no momento de criar um anúncio de Remarketing do Facebook Ads.

Indo Além do Facebook Ads no Remarketing!

Esta mesma estratégia pode ser ampliada tanto na obtenção de tráfego como também no Remarketing. Para o Remarketing poderá também utilizar o Remarketing do próprio Adwords, de outras redes de anúncios que permitem isso, desta forma tornando a estratégia muito mais abrangente. Mas neste caso teria um Remarketing poderoso, porém ainda com um tráfego limitado e será exatamente isso que verá a seguir.

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Plataformas de anúncios com Native Ads tendem a atrair um grande tráfego para seus sites, isto associado a um Remarketing bem elaborado poderá tornar sua estratégia em uma máquina de vendas! É verdade que o tráfego de Native Ads tende a ser “frio”, o que tende a diminuir a taxa de conversão, isso a princípio pode parecer uma má ideia mas na verdade isso é excelente porque irá ganhar menos por venda e por outro lado ganhará mais devido ao grande aumento na quantidade de vendas por causa da escalabilidade.

Como o foco de toda esta estratégia é a conversão também é altamente recomendável que faça captura de e-mails ao longo do processo, desta forma terá mais uma forma de chegar até seus leitores para gerar a conversão. Para aumentar a taxa de conversão de suas campanhas de e-mail marketing tente evitar oferecer algo muito tentador (e distante do produto), foque no produto e nos benefícios deste produto, com isso saberá que as pessoas que se cadastraram em sua lista de e-mails realmente estão interessadas na oferta. (isto aumenta a conversão e diminui o custo com autoresponder).

Esta foi uma visão geral de como fazer uma campanha com Remarketing, existem muitas outras variáveis que poderá testar, inclusive vale lembrar que controlar os dias e horários em que vai rodar o Remarketing podem fazer uma grande diferença nos resultados, portanto faça diversos testes e acompanhe os resultados.

É altamente recomendável que aprimore seus conhecimentos em compra de trafego para tirar o máximo proveito desta estratégia e para isso recomendo que faça parte do Academia da Performance, um corso completo sobre Marketing de CPA, nele encontrará esta e muitas outras estratégias matadoras para criar campanhas de alta performance em CPA.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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