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Estratégias para Campanhas de Games em Marketing de CPA

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Estratégias para Campanhas de Games em Marketing de CPA

Recentemente escrevi um artigo mostrando o tamanho do mercado de games e suas possibilidades para o Marketing de CPA, também falei um pouco sobre as campanhas que já estão cadastradas na C2 CPA Network, caso você ainda não tenha lido este artigo faça isso agora clicando no link abaixo:

Oportunidades e Ofertas no Mercado de Games!

Agora que você já conhece o tamanho e o grande potencial do mercado de games para as campanhas de CPA é hora de começar a pensar em como promover suas campanhas, afinal este é um mercado em que as ofertas possuem suas regras e muitas delas não permite tráfego de redes sociais, search (Adwords, Bing, etc). Com isso dificulta um pouco o trabalho, porém é sim possível fazer um excelente trabalho, basta utilizar as ferramentas certas.

Além dos blogs de nicho (neste caso os blogs de games) também existem outras formas de trabalhar com campanhas de games, entre diversas vale destacar o trabalho com vídeos no Youtube. Vídeos são simples de se fazer, divertidos e consideravelmente fáceis de ranquear no Youtube e também no Google, para isso basta trabalhar um pouco na otimização de seus vídeos (veremos isso mais adiante).

Mas antes de falar diretamente da otimização de seus vídeos para campanhas de CPA é importante falar um pouco sobre os vídeos em si, afinal de nada adianta fazer uma excelente otimização para um vídeo que não seja atrativo para sua campanha. Os tipos de vídeos que se pode fazer são diversos e o ideal é que teste todos os tipos de vídeos a avalie quais tipos funcionam melhor entre você e seu público. Entre os diversos tipos de vídeos que poderá fazer não deixe de testar:

  • Vídeos de apresentação do jogo (trailer): este tipo de vídeo costuma ser elaborado pelos próprios criadores dos jogos, são excelentes para divulgação.
  • Vídeo opinativo sobre o jogo: este é o tipo de vídeo em que você estará aparecendo (ou não) e opinando sobre o game, falando seus pontos positivos e negativos, sempre lembrando de chamar seus seguidores para jogar (através de seu link de afiliado).
  • Game play do jogo: este também é um excelente meio de chamar a atenção de gamers para novos jogos, afinal quem gosta de games certamente vai querer jogar ao ver que um jogo é interessante.

Mais um fator importante de ser lembrado é que seus vídeos não precisar ser perfeitos, nada de pensar em fazer uma superprodução, basta fazer seus vídeos de forma natural e uma boa otimização que certamente terá bons resultados. Também é muito importante que saiba como trabalhar a otimização de seus vídeos no Youtube e é justamente disto que tratarei a seguir.

Passos para a Otimização de seus Vídeos de Games para CPA!

Além de seu vídeo ser interessante é fundamental que este esteja devidamente otimizado, e esta otimização inclui não apenas a questão de SEO (Search Engine Optimization) para Vídeos mas também deve ser feita uma breve otimização para a conversão, afinal seu objetivo com estes vídeos é gerar conversões nas campanhas de games. Então para facilitar vou separar a otimização dos vídeos em 2 etapas, sendo SEO e depois Conversão.

Um dos primeiros passos na otimização de seus vídeos é já no momento de fazer o vídeo em si, deve ter atenção para que seus vídeos não passem de 5 minutos. Considerando que em média cada vídeo é visto por apenas 1 minuto e 30 segundos não é interessante fazer vídeos muito longos porque isso irá influenciar as estatísticas. Se o vídeo é curto e for assistido por quase 50% de seu tempo é um bom sinal, já se o vídeo é longo o mesmo tempo poderia corresponder a cerca de 10% ou menos e isso certamente acabaria atrapalhando o desempenho de seus vídeos nas buscas.

Também devemos considerar que um vídeo muito longo tende a ser desmotivador, acaba fazendo com que a pessoa deixe para assistir depois (o que geralmente resulta em a pessoa não assistir e consequentemente não se cadastrar). Como pode ver o tamanho dos vídeo exerce influência tanto para o posicionamento nos resultados de buscas como também para a taxa de conversão da campanha.

Uma vez que seu vídeo esteja pronto salve ele com a principal keyword a ser usada como nome do arquivo e suba o vídeo para seu canal do Youtube, neste momento você terá mais algumas opções de otimização que ajudarão a fazer com que você tenha mais visitantes em seu vídeo, que são:

youtube1

  • Título: é importante que o título de seus vídeos sejam claros quanto ao tema, e que também possuam a principal keyword que pretende trabalhar.
  • Descrição: na descrição de seu vídeo você deve novamente ter a keyword juntamente com uma breve descrição sobre o vídeo e seu conteúdo e ainda não esquecer de adicionar seu link de afiliado da campanha na descrição do vídeo. (dica: lembre-se de fazer uma chamada para a ação no vídeo informando que o link está na descrição).
  • Marcadores: eles ajudam a “mostrar” para o Youtube e outros buscadores para quais keywords seu vídeo é relevante, use de 3 a 5 marcadores, sendo um deles sua principal keyword.

Além destes passos básicos de otimização de seus vídeos ainda existem outros passos que podem (e devem) ser dados para aumentar a relevância de seus vídeos assim que os publicar, veja agora quais são os demais passos na otimização de seus vídeos do Youtube para as campanhas de games (ou qualquer outra campanha):

Back links: assim como qualquer tipo de página na web os vídeos tendem a ficar mais bem posicionados nos resultados quando recebem links apontando pera eles. Para isso você tanto poderá apontar links para a URL do vídeo no Youtube como também poderá incorporar o vídeo em algumas páginas, assim criando automaticamente estes back links.

Redes Sociais: as redes sociais também são importantes tanto por gerar links como para gerar visitas em seus vídeos e isso consequentemente ajuda a melhorar o posicionamento dele nos resultados.

e-mail: se você já possui lista de e-mails com pessoas interessadas neste tipo de conteúdo é interessante enviar e-mails avisando sobre os vídeos novos, com isso além dos links apontando (sim os links de e-mail marketing costumam ajudar) ainda terá visitas no vídeo, que mais uma vez irão ajudar a posicionar melhor seu vídeo.

Veja agora como fazer campanhas de Facebook Ads utilizando vídeos para atrair pessoas para se cadastrarem através de seu link de afiliado. Vale lembrar que existem muitas formas de anunciar no Facebook, aqui estarei mostrando apenas como utilizar vídeos nos anúncios.

Campanhas de Vídeo no Facebook!

O Facebook é outra excelente plataforma para anunciar campanhas de games, entre outros motivos pelo fato de que estas campanhas em sua grande maioria são feitas com suas páginas 100% dentro das regras para anunciantes no Facebook, sendo assim não há risco de ter problemas com sua conta de anunciante, o que não acontece com outras verticais mais sensíveis como dieta por exemplo.

O que pode ser um desafio inicial para você rodar suas campanhas de Games no Facebook é encontrar cliques com um custo mais baixo para desta forma ter um ROI positivo em sua campanha, afinal campanhas de Games possuem payout compatível com lead generation e precisam ser rodadas de forma que o clique sempre seja baixo e segmentada para um público que tenha maior interesse em games.

Existem diversas formas de anunciar no Facebook, com anúncios diretamente no feed de noticias para desktop, no feed de notícias mobile e na coluna direita (os da coluna direita são melhores para campanhas de branding e não para campanhas de performance). Então vamos manter o foco nos anúncios para feed de notícias sempre seguindo o tipo de campanha, quando for campanha para desktop anuncie apenas no feed de notícias para desktop, já se for campanha mobile você deve anunciar diretamente no feed de notícias mobile (segmentando iOS ou Android de acordo com a campanha).

Um dos fatores que ajuda a reduzir os custos em suas campanhas no Facebook é o quanto seu anúncio gera de interesse nos usuários, quanto maior a CTR de seu anúncio menor tende a ser o CPC ou até mesmo o COM de sua campanha. Por isso é importante fazer testes para encontrar os anúncios mais chamativos, entre eles os com vídeos costumam chamar bem a atenção. Veja a seguir como adicionar vídeos em suas campanhas no Facebook Ads e logo após quais são os tipos de anúncios que costumam ter melhor CTR.

video-face1

Ao criar uma campanha para ganhar visualizações no vídeo já terá diretamente a opção de envio de vídeo, que deve seguir as especificações que ficam em “Recommended Video Specs” para garantir a perfeita visualização do vídeo durante sua campanha. Além da opção de campanha para ganhar visualizações nos vídeos você também pode fazer outros tipos de campanhas com vídeos, como por exemplo campanhas para cliques no site ou mesmo para geração de leads. Neste caso para adicionar seu vídeo é um pouco diferente mas também muito simples, veja:

video-face21

Primeiro você deverá selecionar “A single image or video in your ads” e logo após selecione “Select Video”, desta forma você poderá adicionar seu vídeo e também seu link para a página da oferta, o que tende a ser bastante interessante para que o usuário tenha como assistir ao vídeo e já se encaminhar para a página de cadastro, assim gerando a conversão e garantindo seu lead.

Anúncios de Games no Instagran!

Entre muitas plataformas em que se pode anunciar para gerar conversões em campanhas de games também vale a pena dar uma conferida no Instagran, que agora permite que sejam feitos anúncios diretamente através do Power Editor do Facebook! Isso facilita para que você gerencie diversas campanhas em diferentes plataformas diretamente em seu Power Editor.

power-editor1

Vale lembrar que um dos fatores mais importantes neste tipo de campanha é a segmentação, quanto melhor for a segmentação escolhida por você maiores são suas chances de encontrar um bom ROI em sua campanha e ganhar um bom dinheiro com a vertical Games na C2 CPA Network.

Também é importante lembrar que você poderá ampliar muito seus conhecimentos sobre Marketing de CPA através da Academia da Performance, o curso mais completo em língua portuguesa sobre marketing de CPA.

http://www.seomaster.com.br/blog/como-fazer-otimizacao-de-videos-no-youtube

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.