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Formas de Tornar sua Campanha mais Lucrativa sendo Anunciante!

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Formas de Tornar sua Campanha mais Lucrativa sendo Anunciante!

Muitos anunciantes que estão iniciando suas atividades como anunciante acreditam que para realmente ganhar muito dinheiro com sua campanha precisam garantir apenas que suas páginas de venda tenham uma boa taxa de conversão, o que não é verdade. Para que tenha os melhores resultados possível é importante sim ter boas taxas de conversão, porém isto é apenas o início da otimização.

Ao trabalhar com ofertas de CPA o anunciante precisa estar atento a diversos detalhes para que sua campanha seja realmente o sucesso que deseja. Neste artigo vou mostrar os principais fatores com que deve estar atento sendo um anunciante para que tenha uma campanha mais lucrativa.

Antes de ir direto para as principais formas de tornar suas campanha mais lucrativas é fundamental que já tenha em mente que a campanha também deve ser lucrativa para seus afiliados, assim garantindo que tenha afiliados engajados com sua oferta por mais tempo.

Uma forma simples de garantir que sua oferta seja lucrativa para seus afiliados é trabalhar a otimização sempre considerando um CPA inferior ao payout oferecido na C2 CPA Network para seus afiliados. Uma vez que faça sua oferta funcionar desta forma já poderá trabalhar tranquilo sabendo que é uma oferta interessante para seus afiliados.

Como Ajustar o Payout Para Criar uma Oferta Lucrativa para o Afiliado…

A forma mais simples de fazer isso é antes de mais nada você mesmo e sua equipe iniciarem os testes de venda com suas páginas em diferentes redes de anúncio, como Facebook Ads, Google Adwords, Taboola, Outbrain, etc. E então começar a otimizar a taxa de conversão de suas páginas.

Para ter certeza de que a campanha será lucrativa para seus afiliados você deverá cuidar para que o CPA em cada uma das redes seja um valor inferior ao da comissão que estará oferecendo para seus afiliados, nem que para isso tenha que reduzir sua margem de lucros por venda (sim, isso será lucrativo e entenderá porque).

Com isto feito já poderá abrir sua campanha para afiliação, seus afiliados terão uma possibilidade real de trabalhar sua campanha e ter bons lucros. Você mesmo que tenha uma margem pequena de lucro sobre a venda de cada afiliado estará ganhando inicialmente na quantidade, afinal com uma boa quantidade de afiliados trabalhando terá uma maior quantidade de vendas por dia.

Mas todos os afiliados vão conseguir ter lucro?

Não, isso raramente irá acontecer porque não depende apenas de suas páginas de vendas mas sim de diversos outros fatores como:

  • Redes de anúncios
  • Copy dos anúncios (e imagens)
  • Performance dos anúncios
  • Taxa de CTR da página de pré-venda do afiliado
  • Qualidade do servidor do afiliado

Estes são apenas alguns dos fatores que irão influenciar no resultado que cada afiliado terá ao trabalhar com sua oferta, mas com apenas estes fica evidente que embora a oferta tenha uma real possibilidade de lucro nem todos os afiliados já estão preparados para conseguir este lucro.

Até este ponto sua oferta já estará começando a trazer bons resultados, porém talvez ainda esteja com a sua margem de lucros muito estreita, para solucionar isto continue lendo este artigo agora.

Ajustando Sua Margem de Lucros sem Reduzir o Payout dos Afiliados…

O ajuste de margem é em muitos casos fundamental para a saúde financeira da oferta, porém isso não deve afetar o pagamento dos afiliados e nem mesmo as verbas destinadas para media buy. Ajustar sua margem de lucros nestes dois pontos que citei representa necessariamente que terá uma redução no tráfego para sua oferta e consequentemente menos vendas, isso levaria sua oferta a ter uma margem um pouco maior mas com um faturamento menor, ou seja você ganharia menos dinheiro.

Existem diversas formas de fazer ajuste de margem e que neste artigo vou mostrar 2 formas bastante interessantes de como fazer isso. Também vale lembrar que poderá optar por uma, outra ou ambas as formas, com isso ganhando uma oferta mais estável e lucrativa.

Ambas as formas de aumentar sua margem de lucros com a oferta envolvem vender algo a mais para seus clientes, porém com estratégias diferentes. Veja a seguir quais são estas estratégias e o quanto é simples as implementar.

Reduza o Custo com Publicidade Paga Sem Reduzir o Tráfego!

Um dos grandes problemas de muitos produtores e também de afiliados está no custo de publicidade, que em muitos casos chega a inviabilizar a oferta. Esta estratégia pode ser utilizada tanto por produtores quanto por afiliados, assim trazendo imensos benefícios para a performance da oferta.

Para que seu custo efetivo na compra de tráfego diminua sem que isso impacte a qualidade e/ou quantidade de tráfego o melhor a ser feito é ter mais um produto em seu funil de vendas. O objetivo deste produto não é propriamente o lucro, mas apenas custear o tráfego (ou parte dele).

Uma vez que tenha em mente qual o produto da oferta principal basta criar algum pequeno produto (um e-book por exemplo) e o colocar no início do funil a um preço extremamente baixo, assim aumentando consideravelmente sua taxa de conversão inicial e custeando seu tráfego.

Atrelado a isto deve considerar alguns fatores que irão facilitar para que com isso aumente a performance de toda a oferta e não apenas ter o aumento na margem de lucro:

  • Crie um mini-produto que seja direcionado para atender a mesma dor do produto principal
  • Seu produto inicial deve buscar complementar a eficácia do produto principal, assim servindo como incentivo para que a pessoa compre o produto da oferta
  • Tenha CTAs dentro deste produto inicial, não de uma forma muito apelativa, mas tenha

Um valor que irá funcionar muito bem nesta estratégia é cobrar menos de R$ 9,99 pelo produto inicial, com isso conseguirá criar uma oferta irresistível e ainda reforçar a eficiência de todo seu funil de vendas.

Aumente sua Margem de Lucros Mantendo o Tráfego com o Mesmo Número de Vendas do Produto!

A primeira estratégia consiste em adicionar um produto no início do funil, esta segunda estratégia consiste em adicionar um produto logo após a conversão da oferta principal, assim trazendo um aumento no faturamento sem a necessidade de gerar um novo tráfego para gerar esta segunda conversão.

Vale lembrar que é possível pagar a comissão do afiliado também para esta segunda conversão, assim melhorando a performance da oferta tanto para o anunciante quanto para o afiliado. Uma vez que melhore a performance da oferta para o afiliado terá afiliados mais engajados com sua oferta e consequentemente um significativo aumento na quantidade de conversões diárias.

Também é altamente recomendável que ambos os produtos se complementem de alguma forma, desta maneira seus clientes notarão que o coerente a fazer para ter melhores resultados é comprar o upgrade e desta forma obter os melhores resultados possíveis com o produto.

Geralmente esta estratégia é implementada diretamente na página de confirmação da compra, porém nem sempre seus clientes farão a segunda compra logo de imediato. Sendo assim o mais indicado é também implementar outras estratégias como:

  • Adicionar CTAs dentro do produto principal (caso seja infoprodutos)
  • Criar uma sequência de e-mail com CTAs para a segunda oferta e enviar para os compradores
  • Adicionar uma tag de Remarketing na página de confirmação da compra e rodar campanhas exclusivas para seus compradores por alguns dias após a compra

Uma vez que implemente esta estratégia mesmo que ela não apresente uma alta taxa de conversão no segundo produto já poderá notar um aumento significativo em sua margem de lucro. A única questão delicada nesta estratégia está relacionada com o custo do Remarketing, tente o manter o mais baixo possível e se preciso pause a campanha de Remarketing para manter apenas as outras formas de gerar conversão.

Crie Novos Produtos e Monetize sua Base!

Com o crescimento de sua oferta e o aumento do número de conversões diárias é natural que sua base de e-mails de compradores aumente consideravelmente, deixar de monetizar esta base e uma grande erro, você estará de fato deixando de ganhar muito dinheiro.

É possível mesmo sendo produtor fazer a monetização de sua base com ofertas de outros produtores, neste caso você estaria trabalhando tanto como produtor como também sendo afiliado. O ideal é na verdade que você tenha mais de um produto dentro do mesmo nicho e até mesmo outros produtos de nichos diferentes, assim aumentando consideravelmente sua chance de gerar novas conversões com sua base de e-mails.

Outro fator a considerar é o quanto estará se distanciando do nicho tendo em consideração a oferta inicial, o ideal é que inicialmente se mantenha no mesmo nicho (oferecendo produtos complementares). Apenas com o tempo, já mais para o final do funil de vendas é que vale a pena tentar mudar para algum outro grande nicho, assim tentando gerar uma última conversão com sua base.

Mesmo estando oferecendo ofertas de diferentes nichos no fim do funil terá conversões porque uma pessoa que busca por exemplo um emagrecedor também é uma pessoa que precisa ganhar dinheiro ou talvez fazer o seguro do carro. Com isso irá monetizar sua base de e-mail múltiplas vezes por um período de alguns meses.

Considere ainda a possibilidade de trabalhar de forma separada suas bases de e-mails, uma para apenas leads (cadastrados que não compraram nada) e outra com os e-mails de compradores, fazendo isso terá como desenvolver uma comunicação mais eficaz com cada uma das listas e consequentemente gerar melhores resultados.

Como pode ver existem diversas formas de aumentar a performance de suas ofertas sem necessariamente fazer alterações em seus anúncios, advertoriais ou mesmo nas páginas de venda. Existem inúmeros elementos que podem (e devem) ser calmamente estudados e testados para cegar ao melhor resultado possível em suas ofertas.

Também é importante ressaltar que cada uma destas alterações ou mesmo a adição de novos produtos no funil deve ser feita preferencialmente uma a uma para que tenha maior facilidade de mensurar os resultados que cada uma destas alterações de fato estará trazendo para sua oferta. Mantenha seus testes por algum tempo para que gere uma boa quantidade de conversões já utilizando a nova estratégia antes de mensurar os resultados, com isso terá resultados mais confiáveis e isso certamente evitará erros de julgamento que podem levar sua oferta a se manter ganhando menos do que poderia.

Agora que já aprendeu formas de tornar sua campanha mais lucrativa leia também estes outros artigos que são indicados para anunciantes:

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.