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Marketing de CPA em Campanhas Mobile! [Dicas Importantes]

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Marketing de CPA em Campanhas Mobile! [Dicas Importantes]

Na internet temos muitas oportunidades para ganhar dinheiro. Entre estas portas abertas uma que está cada dia se mostrando mais promissora e também que tende a crescer muito nos próximos anos é o mercado mobile. Estima-se que atualmente cerca de 50% de todo o tráfego da web já seja através de dispositivos mobile e isto pode ser muito bom (ou muito ruim se não aproveitado corretamente).

Neste artigo vou falar um pouco sobre como fazer campanhas de CPA para tráfego mobile e também dar algumas dicas para te ajudar a salvar suas campanhas deste tipo de tráfego caso sejam campanhas que realmente não sejam para tráfego mobile. Mobile era a tendência uns anos atrás, hoje é uma realidade a qual temos que nos adaptar o mais rápido possível, lembre-se disso, quanto melhor você se adaptar às mudanças na internet maior será sua facilidade para manter um ROI positivo por muito tempo.

Para facilitar vou separar este artigo em 3 partes, sendo uma voltada para quem pretende trabalhar uma estratégia deSEO para suas campanhas de CPA para mobile, outra para quem prefere as estratégias de Media Buy (compra de tráfego) e ainda a terceira parte sobre como evitar o tráfego mobile em algumas campanhas e porque fazer isso.

É evidente que caso queira é possível trabalhar todas as estratégias para algumas campanhas, o que inclusive lhe dará uma boa escalabilidade, mas devo lembrar que se você ainda não possui muita prática o mais indicado é que opte por uma das estratégias e apenas inclua a próxima quando já dominar a primeira. Com esta atitude estará diminuindo a curva de aprendizagem por estar se dedicando exclusivamente a uma estratégia e isso faz uma enorme diferença.

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ambém preciso já adiantar uma dica importante que muitos iniciantes não sabem e acabam perdendo temo e dinheiro (fora a frustração de não conseguir resultados). Pensar que SEO (Search Engine Optimization) lhe trará “tráfego grátis” é um dos piores erros que se pode cometer. O SEO pode funcionar bem, porém para isso existirão custos sim (alguns fixos inclusive), são custos com hospedagens, ferramentas, domínios, equipe editorial (em larga escala você vai precisar), etc.

SEO para Campanhas de CPA com Tráfego Mobile!

Se o foco escolhido for trabalhar tráfego SEO em campanhas mobile além de todos os outros elementos que já devem ser cuidados para qualquer campanha com foco em SEO terá que ter alguns cuidados especiais para posicionar bem suas páginas em buscas realizadas em dispositivos mobile. A seguir poderá conferir alguns destes elementos a serem observados com atenção para garantir os melhores resultados.

O tempo de carregamento é um ponto fundamental quando se pretende trabalhar SEO para dispositivos mobile, tanto é que ao se fazer uma busca no Google através de um dispositivo mobile além de a grande maioria dos resultados da primeira página serem sites com uma versão mobile (ou no mínimo responsivos) há ainda um aviso nos resultados sobre quais sites possuem um carregamento lento. Com isso mesmo que consiga posicionar um site pesado acabará tendo menos visitas porque os usuários não irão querer ficar esperando quando possuem opções mais rápidas.

Ao fazer a versão mobile de seu site é importante buscar fazer um site leve, para isso uma das primeiras coisas que pode fazer é reduzir o tamanho das imagens originais para esta versão (e não simplesmente as redimensionar no navegador com CSS). Quando se e uma imagem com CSS na verdade a imagem original (grande) será carregada, apenas sua exibição será menor para caber na tela, já ao trocar a imagem para a versão mobile irá carregar uma imagem menor, consequentemente mais rápida e com a mesma qualidade gráfica.

Outro fator importante em seus sites mobile é se assegurar de que tudo está completamente legível (principalmente os CTAs), por exemplo um botão bem legível e esteticamente agradável em seu site normal talvez não funcione em seu site mobile justamente por estar menor. Tenha o cuidado de carregar seu site em mais de um dispositivo mobile para se certificar de que tudo está funcional, assim aumentando suas chances de posicionar melhor e ainda de ter uma melhor taxa de conversão.

É evidente que estas foram apenas umas dicas rápidas sobre SEO para sites mobile, SEO é um tema que requer muito estudo e dedicação, se pretende utilizar esta estratégia recomendo que estude a fundo o tema para ter os melhores resultados em suas campanhas de CPA para mobile.

Media Buy para Campanhas de CPA com Tráfego Mobile!

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Mesmo se tratando de uma estratégia focada na compra de tráfego é importante que tenha alguns cuidados muito semelhantes aos cuidados para a estratégia de SEO em campanhas mobile, digo isso porque o tempo de carregamento é definitivamente um fator que irá impactar sua taxa de conversão. Sabendo disto já terá melhores condições de fazer um bom aproveitamento do tráfego gerado em suas campanhas.

Algo importante de ser salientado é que sempre que estiver comprando tráfego para campanhas mobile deve estar atento ao tipo de sistema operacional para o qual a campanha foi criada, com isso já estará minimizando consideravelmente a perda que ocorreria naturalmente ao anunciar por exemplo um app para iOS em aparelhos Android. Para saber mais detalhes sobre este ponto recomendo que leia o artigo a seguir:

Como Ter Mais Instalações para Seu Aplicativo Mobile

Em campanhas de verticais onde o foco será de fato a venda de um produto sua maior questão será garantir que todo ofunil de vendas esteja preparado para tráfego mobile, assim evitando a quebra de continuidade simplesmente por enviar a pessoa a uma página que não esteja preparada para este tipo de dispositivo. Atualmente a maior parte das páginas de vendas dos anunciantes está preparada para receber tráfego mobile, porém não deve tomar isso como uma certeza, sempre é bom acessar a página com seu smartphone para ter certeza antes de rodar uma campanha de CPA para mobile.

Dica: algumas redes de anúncios não possuem a possiblidade de segmentar por sistema operacional nos dispositivos mobile, e caso realmente queira anunciar nesta rede uma boa opção é trabalhar o remarketing para este público utilizando alguma outra rede que permita esta segmentação, desta forma mesmo que inicialmente a pessoa tenha acessado com um sistema diferente do foco da campanha ainda terá como exibir a publicidade correta para esta pessoa em um segundo momento, o que pode ajudar a melhorar a performance de sua campanha.

Como Evitar Tráfego Mobile em Campanhas para Desktop!

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Talvez a princípio não faça muito sentido evitar o tráfego mobile tendo em conta que atualmente já chega a representar cerca de 50% do tráfego da internet, porém existem algumas ofertas que não estão prontas para receber tráfego mobile e isto é um problema para sua taxa de conversão. É um problema porque se a página do anunciante não estiver devidamente configurada para isso simplesmente não vai vender em dispositivos mobile, mas você terá que pagar por este tráfego.

Neste caso o ideal é fazer o setup de suas campanhas 100% focado em desktop, assim evitando atrair visitantes que esteja utilizando dispositivos mobile para este tipo de campanha. A forma de fazer isso vai variar bastante dependendo da plataforma em que estiver anunciando, algumas você terá a opção de simplesmente bloquear o tráfego mobile, já em outras o caminho é baixar muito o valor pago pelo clique em dispositivos mobile, assim atraindo uma quantidade muito pequena de visitantes deste tipo e ainda pagando muito pouco.

Não tenho certeza do que fazer, e agora?

Um cenário possível é você se deparar com uma campanha a qual não está certo de qual a melhor opção, neste caso deverá testar a campanha com ambos os tráfegos por alguns dias e comparar os resultados. Para fazer isso de forma eficaz é muito simples, veja a seguir como fazer isso.

Para fazer este tipo de teste você deve criar 2 campanhas diferentes na rede de anúncios, uma apenas para desktop e outra apenas para mobile (lembrando de ter um funil de vendas responsivo para mobile), então rodar estas campanhas por alguns dias e por fim comparar os resultados. Com isso terá uma visão clara do que estará funcionando ou não para esta campanha.

Vale lembrar que os resultados do teste de uma campanha não servem para outras campanhas, portanto quando for iniciar uma campanha de algum novo produto o ideal é que faça o teste novamente, desta forma tendo certeza de que está fazendo as escolhas corretas para a companha em questão, isso pode evitar que perca excelentes oportunidades de ganhar dinheiro com novas campanhas de CPA.

Com as dicas passadas aqui neste artigo certamente você já terá condições de melhorar bastante o desempenho de suascampanhas de CPA para mobile, o que já será um excelente começo, mas lembre-se de sempre estar pesquisando mais e também de estar constantemente fazendo testes, este é um mercado que ainda tem muito a crescer (principalmente com os avanços na qualidade da conexão mobile) nos próximos anos.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.