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Melhore a Otimização de Suas Campanhas como os PROS!

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Melhore a Otimização de Suas Campanhas como os PROS!

As campanhas de CPA podem ser extremamente lucrativas, podendo chegar a margens de lucro apresentando ROI acima de 100% (em alguns casos até mais), porém para que isso seja possível há muito trabalho a ser feito. Aqui vou mostrar como você pode otimizar suas campanhas de forma que tenha o máximo lucro possível mantendo o mesmo investimento que já faz em media buy ou mesmo em SEO, o foco não será em aumentar o tráfego, mas sim em melhorar sua qualidade e também melhorar o aproveitamento que faz disso.

Para entender exatamente como fazer isso antes de qualquer coisa é importante compreender como funciona um funil de vendas básico, com isso saberá melhor que para melhorar a otimização de suas campanhas terá que fazer ajustes tanto nos anúncios como também nas páginas de pré-venda (advertoriais). Com isso terá como estar aproveitando o melhor de cada um deles, isso certamente irá resultar em um ROI maior do que estava antes de fazer esta otimização.

Um dos pontos mais importantes para fazer a otimização de suas campanhas é conhecer seus números, saber exatamente quais os percentuais de conversão em cada etapa do funil de vendas, desde o anúncio até a conversão, sem conhecer isso não há como saber se está indo no caminho certo ou não. Também recomendo que guarde estes dados por um bom tempo, desta forma terá dados para fazer comparações com meses anteriores ou até mesmo o mesmo mês do ano anterior e saber se suas campanhas estão sendo impactadas por algo sazonal ou se de fato algo está errado.

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Este acompanhamento pode ser feito manualmente utilizando uma planilha de Excel ou o que indico é através de um bom Tracker (que ajudará em diversas coisas), mas mesmo que use o tracker é importante manter seus dados em planilhas para análises posteriores e sempre ter dados comparativos (que ajudarão você a tomar decisões importantes).

CPV Lab é o Tracker que Uso e Recomendo!

Com o CPV Lab é possível criar links “inteligentes” com diversos caminhos através do seu funil de vendas, ou seja com um único link você pode ter mais de um funil de vendas funcionando simultaneamente, desta forma facilitando muito para fazer o comparativo de como está o desempenho de cada etapa do funil através de estatísticas detalhadas que são fornecidas pelo CPV Lab.cpv-lab-300x200

No momento em que você cria um link no CPV Lab já poderá adicionar diversas landing pages (advertoriais) e também diversas ofertas. Vamos imaginar que vá utilizar uma única oferta e 4 advertoriais para iniciar a otimização. No CPV Lab você deverá adicionar as 4 URLs dos advertoriais em landing pages deixando o “share” em 25% para cada (assim dividindo o tráfego por igual) e seu link de afiliado em “offer” com “share” em 100% (é apenas uma oferta) e adicionar o payout desta oferta no campo indicado.

Com isso feito você já terá condição de saber quais são os advertoriais que estão apresentando uma melhor performance na CTR, porém ainda não terá como saber qual é o anúncio que está trazendo mais visitantes e convertendo mais. Para solucionar isso de forma simples e rápida o CPV Lab possui uma funcionalidade de clonar seus links, assim mantendo toda a configuração interna mas com um link diferente, então basta fazer quantos clones forem necessários para ter um link único por cada anúncio seu.

Até este ponto você já sabe como monitorar o desempenho tanto de seus anúncios como também de suas páginas, isso irá te dar dados que mostrarão claramente o que está funcionando e o que não está funcionando, com isso já poderá começar a otimizar sua campanha com os próximos passos a seguir.

Como Otimizar seus Anúncios!

O primeiro e mais importante passo na verdade já terá sido feito, que é a criação de um link exclusivo para cada uma das versões de seus anúncios, desta forma permitindo que você saiba como está a performance de seus anúncios sem que para isso esteja enviando as pessoas para páginas diferentes, afinal sua campanha estará rodando enquanto faz estes testes e deve estar gerando vendas.

Neste exemplo vou colocar como se estivesse trabalhando com apenas 3 modelos de anúncios, mas o ideal é que trabalhe com números maiores por vez, isto permitirá a você chegar a anúncios com altas taxas de clique com uma maior velocidade e consequentemente lhe permitirá trabalhar a escalabilidade da campanha mais rápido.

Inicialmente tome 3 imagens iguais (imagens genéricas contextualizadas com o produto), use a mesma imagem para os 3 anúncios e o mesmo texto, a única coisa que irá mudar é a headline (título). Fazendo isso você terá 3 anúncios exatamente iguais, a única diferença entre eles é a headline de cada um, portanto qualquer diferença que existir na CTR dos anúncios é por causa da headline, isso lhe permite identificar a melhor chamada para seu anúncio.

Agora com esta headline vencedora irá criar mais 3 anúncios, porém desta vez as headlines serão exatamente as mesmas, o que muda são apenas as imagens, cada um dos anúncios deverá ter uma imagem diferente. Fazendo isso terá como saber exatamente qual a imagem com maior CTR.

Dependendo da plataforma onde estiver anunciando terá outros elementos nos anúncios, é importante que teste também cada um destes elementos para determinar quais são os anúncios que realmente apresentam boas CTRs (principalmente se estiver comprando tráfego CPM).

Como Otimizar suas Páginas de Pré-Venda!

Agora que já está com seus anúncios otimizados é o momento de otimizar suas páginas de pré-venda, esta otimização pode ocorrer em vários níveis e com quantas variáveis desejar, quanto mais testar melhor, mais vai conhecer o que funciona ou não e também terá melhores condições de trabalhar com páginas de alta conversão.

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Um dos fatores que são importantes e muitas vezes deixamos passar (principalmente quando o foco não é SEO) é o tempo de carregamento da página, saiba que mesmo comprando tráfego é muito importante ter uma página com carregamento rápido porque isso também influencia a taxa de conversão, portanto não deixe de verificar ao menos os seguintes pontos:

  • Código limpo (quanto menos códigos pesados melhor)
  • Prefira HTML simples (o WordPress embora tenha muitas funcionalidades é mais lento)
  • Tenha um bom servidor (e bem configurado)
  • Trabalhe com imagens otimizadas (se possível em CDN)

Todos os mesmos princípios utilizados para otimizar os anúncios (com as headlines, imagens e textos) também devem ser feitos com suas páginas de pré-venda, isso fará com que você encontre o que podemos chamar de “página perfeita”, a versão que apresenta a maior taxa de conversão.

Uma dica importante sobre as páginas de pré-venda (advertoriais) é que um layout que apresenta uma excelente performance em um nicho não é necessariamente o que irá se destacar em outro nicho, são públicos diferentes e certamente vão agir de forma diferente. Sendo assim sempre faça testes completos ao iniciar uma nova campanha até conhecer bem o comportamento do público deste nicho e saber o que realmente funciona.

Não Perca seu Público de Vista!

Embora as otimizações feitas até este ponto já tenham certamente ajudado a melhorar seu ROI é certo que ainda estará perdendo uma boa parcela dos visitantes que saem de seus sites sem comprar nada. É evidente que sempre haverá uma perda e ainda assim terá lucro, porém quanto mais aproveitar seu tráfego certamente mais lucro você terá em suas campanhas.

Tendo isso em mente não deixe de sempre trabalhar a captura de e-mails e o remarketing, com isso estará criando mais 2 janelas de oportunidade para fazer suas vendas para esta pessoa em diferentes momentos e isso pode fazer uma grande diferença na campanha como um todo. Em especial o remarketing pode ser uma poderosa ferramenta em campanhas de CPA porque seus anúncios continuarão a aparecer para esta pessoa por determinado tempo em diversos sites e isso aumenta muito as chances de trazer esta pessoa de volta para seu funil de vendas.

Uma estratégia que poderá o ajudar bastante a otimizar suas campanhas de CPA é utilizar campanhas de Search (Adwords) com campanhas de Remarketing (Facebook), confira a estratégia completa lendo o artigo a seguir:

Estratégia Avançada: Search do Adwords + Remarketing no Facebook!

O trabalho com e-mail marketing também deve passar por uma série de testes de headline e conteúdo para encontrar os e-mails com melhores taxas de conversão, ao fazer isso estará sempre buscando campanhas mais eficazes e consequentemente seus lucros estarão crescendo a cada dia por trabalhar com campanhas bem otimizadas.

É evidente que este é apenas um post com umas dicas iniciais sobre como otimizar suas campanhas em marketing de CPA, se você pretende trabalhar sério com Marketing de CPA realmente recomendo que venha fazer parte da Academia da Performance, um curso completo sobre CPA. Nele você aprenderá como realmente fazer valores expressivos com suas campanhas de CPA.

Agora já sabe como começar a otimizar suas campanhas de CPA, basta fazer isto em cada uma de suas campanhas e aumentar seu ROI, o que certamente o ajudará a impulsionar ainda mais suas campanhas e ganhar também na escalabilidade. Uma vez que esteja com campanhas de alta performance se inicia um efeito “bola de neve”, afinal quanto mais conversão mais dinheiro para investir e consequentemente terá ainda mais conversões.

 

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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