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Muitas Oportunidades no Marketing de CPA!

Formas de Tornar sua Campanha mais Lucrativa sendo Anunciante!
julho 2, 2018

Muitas Oportunidades no Marketing de CPA!

Um dos principais motivos porque afiliados não ganham dinheiro online é porque não identificam excelentes oportunidades no mercado de afiliação, acabam “indo com a manada” em nichos que muitas vezes acabam ficando saturados. Este é um movimento natural de mercado, assim que alguns afiliados passam a ter resultados expressivos em um nicho rapidamente muitos outros também passam a atuar no mesmo nicho, o que em alguns casos pode sim acabar dificultando o trabalho neste nicho específico. 

Quando afiliados que estão começando tentam fazer suas campanhas nestes nichos e encontram uma grande dificuldade acabam tendo a ideia errada de que trabalhar com marketing de CPA é algo difícil, quando na verdade a dificuldade está apenas em um nicho específico. Por outro lado este mesmo afiliado esquece de observar que se a “manada” está em um determinado nicho isso quer dizer que ela não está em outros, ao menos não em tanta quantidade. 

Aqui mesmo na C2 CPA Network temos uma grande variedade de campanhas e nichos muito pouco explorados no Brasil, são nichos que podem render excelentes resultados para os afiliados, porém que muitas vezes acaba ficando ainda um pouco parado justamente porque os afiliados que estão começando tendem a seguir o que a maioria já está fazendo. 

Uma dica importante: sempre antes de entrar em um nicho considere se o nicho não está demasiadamente saturado de ofertas muito semelhantes e também de campanhas de outros afiliados. Se for o caso talvez seja mais inteligente buscar algum nicho pouco explorado, estará trabalhando no que chamamos de “oceano azul”. 

Como Identificar um Nicho “Oceano Azul”? 

Estratégia do Oceano Azul

Estratégia do Oceano Azul

Sendo o anunciante a gama de opções é maior, afinal uma vez que o nicho seja identificado mesmo que ainda não exista um produto para atender esta demanda de mercado basta criar um bom produto e trabalhar a oferta. Como afiliado você estará um pouco mais restrito porque depende de existir uma oferta para o nicho, o que atualmente já não e um problema no Brasil, o marketing de afiliados está crescendo bastante por aqui nos últimos 5 anos. 

Para o afiliado o caminho mais simples de encontrar uma oferta “oceano azul” é antes de qualquer coisa buscar na plataforma as ofertas que estão fora dos nichos com alta concorrência. Uma vez que já tenha feito este filtro inicial e tendo separado algumas ofertas interessantes para avaliar é hora de começar a avaliar o nicho em si. 

Um primeiro passo que pode ser feito é separar as ofertas que selecionou por nicho, assim já terá uma ideia de quantas ofertas terá em cada nicho, tendo uma quantidade maior de ofertas em um nicho já saberá que tem melhores chances de fazer boas campanhas neste nicho. 

Agora já com as ofertas separadas e organizadas é hora de começar a avaliar os nichos, um por vez você deve observar ao menos os seguintes itens: 

  • Sazonalidade: existem nichos que sofrem uma grande sazonalidade, este é um ponto importante para o afiliado profissional, afinal quando este nicho estiver em baixa será necessário complementar sua renda com outra oferta. Se identificar que se trata de um nicho sazonal desde já faça um planejamento de que oferta irá trabalhar em conjunto para manter sua estabilidade financeira. 
  • Volume: se trata de um nicho grande ou de um micro-nicho? Isto é importante porque caso o nicho seja muito específico e consequentemente pequeno esta oferta não será escalável, sendo assim também recomendo que trabalhe em conjunto com outras ofertas. 
  • Concorrentes: é sempre importante saber avaliar a concorrência que já existe em um nicho antes de entrar nele, sabendo qual o tamanho da concorrência já é possível ter uma ideia de o quanto pode ou não ser difícil fazer uma campanha lucrativa naquele nicho. Mas lembre-se de que concorrência nem sempre é um sinal negativo, na verdade na maioria das vezes é um sinal bastante positivo. 
  • Tráfego pago: avalie os custos que terá para trabalhar estas ofertas em tráfego pago caso seja este seu método preferido de trabalho, este nicho é aceito nas redes com que costuma trabalhar? O payout da oferta é compatível com os custos que terá? Estes são alguns dos pontos que terá que avaliar para poder começar uma campanha de sucesso com tráfego pago em um novo nicho. 
  • Tráfego orgânico: para quem trabalha com SEO é importante ver como está a SERP antes de começar a fazer um site (ou tentar ranquear o seu) para determinada oferta, quais são os sites já ranqueados? O quão fortes eles são? Estes pontos são importantes para que não perca tempo tentando fazer algo que sabe que desta forma não dará certo, é neste momento que talvez trace estratégias para contornar algum obstáculo e criar uma campanha lucrativa em um nicho novo. 

Ao terminar de fazer esta análise certamente já saberá se este será ou não um bom nicho para trabalhar, se for este o caso basta começar a trabalhar sério nesta nova oferta e em algum tempo estará vendendo em um nicho ainda pouco explorado! 

Mas quero Trabalhar com as Ofertas que Todos Trabalham! Como Faço? 

Trabalho Estratégico em Marketing de CPA

Trabalho Estratégico em Marketing de CPA

Talvez esteja pensando que seria mais seguro trabalhar com ofertas em grandes nichos, já bastante explorados por encontrar nisto uma certa “validação de mercado”, afinal se tantos já estão trabalhando com determinadas ofertas faz sentido pensar que este seria um nicho mais rentável ou talvez mais fácil de trabalhar. Se é isto o que busca continue lendo que vou passar aqui algumas dicas importantes para quem está começando. 

A primeira coisa a ter em mente é que em grandes nichos, como o de dietas por exemplo, você terá sim uma maior concorrência em vários níveis, seja para ranquear no Google, para fazer seus anúncios, etc. Esta concorrência muitas vezes será com afiliados já bastante experientes e justamente por isso será importante trabalhar com estratégia para que tenha bons resultados. 

Mas então é possível um afiliado iniciante ter bons resultados em nichos concorridos? 

Sim, isso é perfeitamente possível porque por mais que afiliados mais experientes se dediquem a uma determinada oferta sempre irão restar lacunas e será exatamente através delas que você deverá atuar, assim se inserindo no mercado de forma sutil, sem grandes riscos e gradualmente irá aumentar seus ganhos como afiliado. 

Para encontrar estas lacunas existem diversas formas, mas em linhas gerais antes mesmo de olhar para seu público-alvo e para o produto você deverá olhar para o mercado, o que seus concorrentes já estão fazendo? E principalmente, o que não estão fazendo, ou fazendo pouco? Neste ponto podemos separar esta análise em dois grandes grupos, que são: 

SERP: os resultados do Google vão lhe mostrar quais são os sites e blogs já ranqueados para determinadas keywords, através de ferramentas para SEO você poderá avaliar com precisão quais são as oportunidades que ainda existem neste nicho, com base neste levantamento você saberá como se posicionar dentro deste nicho e gerar vendas mesmo em meio a uma forte concorrência. 

Media Buy: para quem prefere trabalhar desta forma o caminho inicial também é observar o que já está sendo feito e quais são as oportunidades que talvez ainda não estejam sendo bem exploradas. Lembre-se de que trabalhar em uma janela deixada no mercado pode ser consideravelmente mais barato e rentável do que tentar concorrer de forma direta (principalmente se seu caixa não está muito forte). 

Outro ponto fundamental para se trabalhar em nichos de alta concorrência e testar a conversão de suas páginas, geralmente afiliados abandonam campanhas altamente lucrativas devido a falta de otimização de suas próprias páginas e não da concorrência. Crie páginas de alta conversão e isso irá impactar de forma significativa toda sua campanha. 

Outra forma de aumentar suas chances de sucesso ao trabalhar em nichos mais concorridos é trabalhar criando listas, sejam estas de e-mail, chat do Facebook, Whatsapp, etc. Uma vez que tenha listas de pessoas com interesse em um determinado produto deste nicho poderá ao longo do tempo monetizar estas listas com produtos semelhantes ou até mesmo com produtos de outros nichos (final de funil de vendas). 

Pequenos Produtos podem Ajudar Muito na Campanha! 

Uma das maiores dificuldades para afiliados que ainda estão começando é ter caixa para escalar campanhas, afinal para isso terá que arcar com os custos da campanha por alguns dias até que receba sua comissão. Com isso muitas vezes acaba escalando lentamente ou até mesmo perdendo a oportunidade de escalar justamente por ter demorado demais. 

Uma forma de “ganhar força” para sua campanha é criar uma “oferta irresistível”, que geralmente consistem em antes de tentar fazer a venda de um produto físico (a oferta em CPA em si), fazer a venda de um pequeno infoproduto (relacionado ao tema) com uma boa qualidade e um preço extremamente atrativo. Com este tipo de oferta a taxa de conversão tende a ser bastante alta, assim facilitando para que consiga escalar sua campanha. 

Lembre-se que nesta estratégia o objetivo não é ter lucro nesta primeira venda, mas sim levantar caixa para escalar sua campanha. Uma vez que incluir o dinheiro destas vendas no orçamento de sua campanha notará que escalar ela ficará mais simples, fará isso a custo zero ou muito próximo disso. 

Algo que é fundamental para que esta estratégia funcione é que o infoproduto a ser vendido tenha realmente uma qualidade que surpreenda os compradores, desta forma estará facilitando para que o cliente decida comprar o produto da oferta quando o oferecer. Por outro lado caso o produto decepcione seu cliente certamente este não comprará o produto da oferta principal quando o oferecer para seus compradores. 

Na dúvida de qual caminho seguir no marketing de performance recomendo que teste ambos, não necessariamente por um ser mais “fácil” que outro, mas sim porque de acordo com o perfil de cada afiliado naturalmente você irá se identificar mais com determinadas estratégias do que com outras. Quanto maior for a facilidade com que implementar uma estratégia consequentemente melhor será seu desempenho com ela e tenderá a ter maiores ganhos em suas campanhas. 

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.