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O Mercado de Afiliados e Marketing de CPA está Saturado?

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O Mercado de Afiliados e Marketing de CPA está Saturado?

Tenho visto recentemente uma certa inquietação de alguns afiliados que estão começando sob a alegação de que o mercado de infoprodutos e de marketing de CPA estariam saturados, com isso teoricamente impossibilitando que um afiliado atualmente tenha ganhos realmente expressivos. Neste artigo não pretendo simplesmente dizer que o mercado não está saturado, pois isso é em parte verdade, mas sim lhe mostrar como tomar partido disso a seu favor, sim isso pode ser excelente para seus negócios e vai entender porque.

Antes de falar um pouco sobre o que está acontecendo atualmente no marketing digital vou falar um pouco de seu histórico nos últimos anos, com isso vai entender o que está ocorrendo com o passar dos anos. Apenas desta forma vai conseguir entender que a saturação do mercado é na verdade uma parte do processo de amadurecimento dele e pode trazer excelentes resultados para quem trabalhar da forma correta.

De 2010 (ano em que comecei a trabalhar online) para cá o mercado já sofreu diversas alterações, entre elas os principais movimentos de migração dos afiliados foram os seguintes:

  • Google Adsense >> Plataformas de Infoprodutos
  • Nas plataformas de infoprodutos (afiliados >> produtores)
  • Plataformas de Infoprodutos >> Marketing de CPA
  • Plataformas de Infoprodutos >> Dropshipping
  • Marketing de CPA >> Dropshipping

Estes não foram todos os movimentos que ocorreram nos últimos 7 anos, mas certamente foram os mais expressivos. A grande maioria destes movimentos ocorreram justamente pela saturação. Quando se tem muita gente fazendo exatamente a mesma coisa a tendência é sofrer com a lei da oferta e da procura, afinal se há mais oferta do que procura obviamente o preço (ganhos) tendem a despencar, o que gera insatisfação nos afiliados que rapidamente buscam outro mercado para trabalhar.

Então Quando Saturar é Melhor Migrar?

Definitivamente não, migrar de um mercado para outro simplesmente porque saturou é caminhar junto com a manada, que já está migrando, portanto em questão de algum tempo (pouco tempo) o mercado volta ao normal. Um excelente exemplo disso é o próprio Google Adsense, houve uma grande quantidade de afiliados que pararam de trabalhar com eles (inclusive eu), mas ainda hoje em dia há afiliados que permaneceram com eles e estão tendo excelentes ganhos, afinal a oferta se equilibrou novamente com a procura.

É importante lembrar que a cada vez que você migra de um mercado para outro estará recomeçando praticamente do zero, terá que entender como este novo mercado funciona, quais são as melhores técnicas, etc. Tudo isso custa tempo e dinheiro até que você esteja indo bem neste novo mercado, que obviamente dentro de algum tempo irá saturar, é normal, é o caminho natural. Quando afiliados percebem que há dinheiro sendo feito em um mercado rapidamente migram para ele.

Também é importante que você saiba que isso não acontece apenas no Marketing digital, em qualquer ramo de negócios isso acontece. Em alguns ramos isso acontece de forma mais evidente do que em outros, mas o fato é que as pessoas sempre caminham para onde está o dinheiro (ou para onde elas acham que está). Agora que você já sabe que ficar “pulando de galho em galho” não é uma boa estratégia, continue lendo este artigo e verá algumas boas ideias de como se manter no mercado mesmo que este passe por um período de saturação.

Mas antes de falar sobre como se manter é importante salientar que muitas vezes mesmo parecendo saturado pode ser bastante lucrativo, inclusive tendo diversos produtos que sejam praticamente iguais.

Suplementos de Maca Peruana (Público Adulto), Saturou?

Vou pegar como exemplo um suplemento de maca peruana, ou seja, nem estou falando sobre um mercado mas sim sobre um produto. E mesmo tendo um público teoricamente menor e a ter uma grande quantidade de produtos bastante semelhantes as vendas destes produtos continuam indo bem.

Apenas em redes de CPA e infoprodutos em uma rápida olhada identifiquei 6 ofertas extremamente semelhantes deste tipo de produto, o que teoricamente seria um problema, afinal é oferta demais para um mesmo público, com basicamente o mesmo produto. Mas a surpresa é o fato de que destes produtos 4 estão entre os mais vendidos da REDE e outros 2 também estão apresentando uma boa performance, ou seja são produtos que apresentam uma boa conversão.

É natural que a conversão venha a cair caso aumente muito a quantidade de ofertas, porém há uma contrapartida nisto que poucos afiliados notam e você vai ver isso agora. Esta contrapartida é o aumento do mercado em si, pode parecer estranho pensar isso mas é verdade, quanto mais se fala de um determinado produto ou serviço mais pessoas passam a se interessar por isso, assim aumentando o mercado e estabilizando a conversão novamente.

Vamos usar como exemplo o mercado de “ganhar dinheiro online”, em 2010 quando eu comecei a trabalhar online este mercado ainda era pequeno no Brasil, havia muita desconfiança e também uma grande falta de informações sobre isso. A quantidade de produtos de boa qualidade também era pequena, o produto mais expressivo no Brasil por volta desta época (não lembro exatamente a data) era um curso chamado Búfalos Geradores de Dinheiro, então criado pelo Marcus Lucas.

Poucos anos depois foram surgindo outros cursos e o que se viu não foi a redução nos ganhos do criadores destes cursos, mas sim o aumento na procura por este tipo de curso e isso aconteceu justamente pelo aumento de propagandas falando sobre essa possibilidade.

Agora estamos em 2017, 7 anos de crescimento do mercado de “ganhar dinheiro online”, com uma grande quantidade de cursos neste nicho e o meu curso, o Trabalho Internet (oferta que está aqui na C2 CPA Network) já conta hoje com mais de 921 alunos no treinamento! Estamos chegando no primeiros 1.000 alunos com vendas todos os dias, mesmo sendo um mercado já bastante explorado noto claramente que ainda é um mercado que tem MUITO para crescer e se desenvolver!

O que Aprender com Mercados Realmente Saturados e em Crescimento como nos EUA?

A verdade é que aqui no Brasil estamos muito mal acostumados com o que chamamos de “oceano azul” em ofertas, ou seja estamos acostumados a pegar ofertas praticamente sem concorrência e com uma grande demanda. Eu mesmo peguei ofertas assim por uns 2 anos, trabalho quase zero e uma boa renda vinda de projetos estáticos. Esta é uma realidade que não existe há muitos anos nos EUA, tanto online quanto offine, não importa em que nicho esteja, lá você terá uma grande concorrência.

Mesmo lá o mercado já estando muito desenvolvido é comum vermos novas ofertas, novas empresas nascendo e prosperando. Com isso em mente o que nos resta é observar o que eles estão fazendo para ter estes resultados, afinal é apenas uma questão de tempo para que o mercado brasileiro se desenvolva a este ponto.

De vários detalhes que venho notando um dos pontos que mais chama a atenção é a diferenciação, esta é a chave para superar a concorrência e conseguir se posicionar no mercado, mesmo que este já esteja aparentemente saturado. No momento em que sua oferta se diferencia das demais ofertas já estará criando seu espaço no mercado e talvez até fazendo com que o mercado cresça, afinal quanto mais gente falando de alguma coisa mais gente interessada nisso vai aparecer.

A diferenciação pode se dar em diversos níveis, desde o anúncios até a entrega (o produto em si), em que níveis você vai buscar esta diferenciação vai depender se você estará trabalhando como afiliado ou produtor. O afiliado está limitado a diferenciar até a página de pré-venda, já o produtor pode buscar se diferenciar também na página de vendas e na entrega.

Vale lembrar que talvez como afiliado você tenha uma boa ideia de diferenciação para algum produto que promove, mas que não é o produtor e não pretende lançar o seu próprio produto, neste caso é interessante que você leve sua ideia para o produtor, afinal isso pode trazer bons resultados tanto para ele quanto para você!

Como se Diferenciar de forma Eficaz?

O que você deve estar agora se perguntando é justamente COMO se diferenciar de forma que esta diferenciação realmente traga resultados positivos não é mesmo? Afinal não basta apenas ser diferente, esta diferença precisa ser algo que as pessoas realmente se interessem, precisa ser algo que sirva como gatilho para que uma pessoa compre de você e não de seu concorrente.

Para fazer isso da melhor forma possível é importante que aprenda a observar seu público-alvo, quanto melhor compreender quais são suas dores, quais são suas expectativas mais fácil será para encontrar um caminho de diferenciação. As ofertas de diferenciação podem ser a mais diversas, garantias, bônus, um novo método, etc. O importante para que funcione é que precisa ir de encontro com as necessidades de seu público.

A chave para a diferenciação está na pesquisa ANTES de começar o trabalho, muitos afiliados pegam uma oferta nova e tentam vender sem fazer a menor ideia de quais são as verdadeiras dores do público-alvo e isso é um grande erro. Antes de começar a fazer um simples post no blog sobre uma oferta é fundamental que você conheça bem o público para o qual a oferta se destina, com isso conseguirá fazer uma comunicação mais assertiva e consequentemente terá uma maior taxa de conversão.

Claro que técnicas como Copywriting irão ajudar, e isso ocorre justamente porque antes de qualquer coisa é feita uma pesquisa da persona, busca-se conhecer suas dores para aí sim começar a trabalhar a oferta. Fazendo isso você conseguirá ter resultados tão expressivos ou até melhores do que seus concorrentes!

Como pode ver a saturação do mercado na verdade não é um problema, mas sim um caminho natural, a única questão é que você precisa adaptar sua forma de trabalhar para se manter competitivo em um mercado que está se desenvolvendo rapidamente. Uma vez que você consiga se adaptar e se manter no mercado terá excelentes resultados quando a “manada” for para outra “grande novidade” e deixarem um mercado gigante para trás.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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