Menu

O que São Advertoriais, Como e Por que os Utilizam?

Como Sobreviver à Competição em Marketing de CPA!
dezembro 15, 2015
Como Aumentar a Performance de suas Campanhas em Marketing de CPA!
dezembro 15, 2015
Show all

O que São Advertoriais, Como e Por que os Utilizam?

Existem muitas formas de divulgar campanhas de CPA, as mais conhecidas e utilizadas são através de blog posts, e-mail marketing e display em banners no blog. Todas estas formas são eficazes e costumam apresentar um ROI positivo, porém não são as únicas formas de se fazer uma divulgação consistente em Marketing de CPA. Algo que é utilizado por alguns afiliados são os Advertoriais, que mostrarei aqui em detalhes como e porque são utilizados.

Mas antes de explicar isso em detalhes é importante deixar claro que Advertoriais em alguns casos não são aceitos em algumas redes de anúncios como Google Adwords por exemplo, portanto não estou dizendo para você os utilizar, mas sim apenas mostrando o que existe no mercado, portanto caso venha a utilizar Advertoriais saiba que dependendo da rede em que anunciar poderá ter problemas com sua conta de anunciante.

Uma das principais razões porque se utiliza Advertoriais é pelo fato de que realmente eles ajudam a aumentar MUITO a taxa de conversão, isto acontece porque em Advertoriais existem alguns elementos que favorecem as vendas. Mas também preciso avisar que são geralmente elementos que podem trazer algum tipo de problema para o afiliado, principalmente por direitos de imagem e marca pois os Advertoriais geralmente são feitos com nomes de revistas famosas, imagens de artistas, etc., e isto é raro, mas pode acontecer de você ao utilizar um Advertorial acabar tendo problemas com a justiça.

O que são Advertoriais e suas Principais Características!

Basicamente a estrutura de um bom Advertorial pode ser dividida em 5 passos que devem ser respeitados quando você for montar seus Advertoriais casos pretenda realmente os utilizar, que são:

Cabeçalho (autoridade): nesta área do Advertorial geralmente é utilizada uma marca, já conhecida ou que pareça com alguma marca de autoridade no assunto. O ideal é que crie sua própria marca para evitar problemas. Lembre-se de manter a consistência entre URL do domínio e sua marca, isso irá impactar sua taxa de conversão.

Título (curiosidade): Aqui geralmente é utilizado algum título realmente chamativo, que faça a pessoa ficar curiosa sobre a matéria do post, o título de seu Advertorial deve ser bastante chamativo e estar muito bem posicionado na página assim que ela é carregada no navegador.

Conteúdo (cientificidade): este é um ponto realmente importante, na criação do conteúdo você deve utilizar técnicas de persuasão como PNL e Copywriting, gatilhos mentais, etc. Tudo isso irá contribuir para o aumento de sua taxa de vendas na página Entre diversos elementos que devem estar presentes em seu conteúdo alguns não devem faltar porque são os principais responsáveis pelas vendas, que são:

  • Cientificidade: isto pode ser feito através da citação de estudos científicos que tenham sido feitos sobre o produto (ou ingredientes do mesmo), imagens de médicos, nutricionistas, laboratórios, etc.
  • Autoridade: Citar reportagens em grandes emissoras de Tv, grandes revistas, artistas, etc. ajuda a aumentar a percepção de autoridade que se tem sobre o produto, assim ajudando a associar a autoridade destas marcas com a marca do produto. (use citações reais, de matérias que realmente existam).
  • Storytelling: contar histórias é algo utilizado para vender a muitos anos, histórias prendem a atenção e ajudam a criar uma maior empatia entre o vendedor e os compradores. Use histórias como casos de sucesso, teste do produto, etc para validar a eficácia do produto que estiver sendo promovido no Advertorial.
  • Testemunhos: é importante ter um relato breve de outras pessoas sobre o produto, são coisas simples que ajudam muito a fazer com que a pessoa se sinta mais confiante para comprar o produto.

CTA (Call To Action): Além de uma boa distribuição de links por todo o Advertorial ainda é importante que tenha ao menos 1 EXCELENTE chamada para a ação, ou seja o momento em que você diz para a pessoa efetivamente comprar, mostra as condições especiais como descontos, possibilidade de parcelamento, etc.

Comentários (Prova social): Ter uma Boa quantidade de comentários ajuda a mostrar para os leitores que o produto é conhecido por muitas outras pessoas, que certamente irá a ajudar porque ajuda a aumentar a autoridade do seu Advertorial.

Como Advertoriais são Feitos?

Um dos principais fatores a se preocupar em um Advertorial é que ele precisa ser carregado rapidamente, assim diminuindo o tempo de lapso entre o primeiro clique (no anúncio) e o início da leitura do Advertorial. Este tempo deve ser curto porque o processo de compra é emocional, a emoção compra e a razão apenas irá validar a compra ao final do processo (lá na página de checkout), sabendo disso lembre-se de criar Advertoriais voltados a uma linguagem EMOCIONAL.

A estrutura mais utilizada em Advertoriais é em HTML, uma página de HTML simples visando um visual clean e com o mínimo possível de códigos, assim tornando seu Advertorial mais leve e consequentemente aumentando sua taxa de conversão. Estruturalmente não são muito diferentes de uma página de uma revista qualquer, misturando elementos gráficos com elementos de texto, assim criando uma combinação perfeita entre a emoção das imagens e os argumentos (emocionais) dos textos, veja a seguir um exemplo:

advertorial1

As possibilidades em criação de Advertoriais são realmente muitas, tanto com relação a seu layout como também na criação de conteúdo. Sempre que cria seus Advertoriais busque trabalhar Testes A/B para que você tenha condição de saber exatamente quais são as variações que realmente estão convertendo mais, assim podendo descartar as páginas que não vendem e manter seus esforços apenas no que está dando resultados.

Estrutura de Links em Advertoriais!

Uma das características mais marcantes que vejo em Advertoriais pela internet são suas estruturas de links, pois em sua grande maioria os Advertoriais possuem inúmeros links em sua página, porém todos apontam para o mesmo destino, no caso a página de vendas da oferta CPA que estiver promovendo. Mesmo os links de áreas como menu, artigos relacionados, etc. são links de afiliado, todos links visualmente amigáveis, porém links de afiliado.

Embora isto seja um tanto apelativo é importante ressaltar que funciona porque raramente um leitor clica em mais de um link da mesma página (em especial se este já é direcionado para a página de ofertas. Outro ponto relevante é que com diversos links é possível trabalhar diversas chamadas diferentes, assim aumentando sua CTR na página, afinal uma chamada que seja muito atrativa para uma pessoa talvez não seja tanto para outra, tendo ambas na página já terá aumentado suas chances de fazer vendas.

É possível trabalhar com Advertoriais que contenham links internos reais, porém deve considerar que isso certamente irá impactar sua taxa de conversão, afinal quanto mais distração a pessoa tem em uma página maiores são as chances de que esta pessoa abandone sua página sem comprar.

Seu Advertorial também conterá imagens e botões, trabalhe neles com seu link de afiliado (em especial nas imagens pequenas, as pessoas tendem a clicar nelas para ampliar). Com isso estará aumentando o volume de cliques e a tendência é que tenha algumas vendas a mais com isso.

Como Divulgar Advertoriais?

Embora os Advertoriais sejam realmente páginas que apresentam excelentes taxas de conversão o grande desafio é conseguir gerar tráfego para estas páginas, afinal são páginas que não atendem às políticas das maiores redes de anúncios como Adwords, Bing e Facebook. Mas mesmo estando fora destas redes existem formas de gerar tráfego para seus Advertoriais e aqui poderá ver algumas das técnicas que poderá utilizar.

Uma das primeiras coisas a fazer é buscar por outras fontes de tráfego pago para seus Advertoriais, embora sejam fontes de tráfego com menos qualidade do que as citadas anteriormente é possível gerar boas vendas, afinal se por um lado o tráfego é “frio” sua página é bastante apelativa e isto tende a aumentar a taxa de conversão, o que acaba resultando em uma campanha com ROI (Retorno Sobre o Investimento) positivo.

Outra estratégia que você poderá utilizar para gerar tráfego para Advertoriais é trabalhar com e-mail marketing, trabalhando a geração de listas altamente qualificadas com boas fontes de tráfego como Google Adwords, Bing Ads e Facebook Ads, através de páginas de captura que estejam dentro das políticas de cada uma destas plataformas e posteriormente enviar e-mails para suas listas direcionando os leads para os Advertoriais. (esta estratégia pode trazer excelentes resultados se bem trabalhada).

Estas foram apenas algumas sugestões de como gerar tráfego para seus Advertoriais, caso você realmente queira aprender técnicas de divulgação avançadas para Marketing de CPA recomendo que faça parte do curso Academia da Performance, um curso completo 100% focado em Marketing de CPA que aborda como trabalhar com Advertoriais!

Devo Usar Advertoriais Prontos ou Fazer os Meus?

Com inúmeros Advertoriais sendo usados na internet é natural ficarmos tentados a simplesmente copiar algum por inteiro e usar (principalmente quem não pretende trabalhar SEO), afinal seria algo que em poucos minutos já estaria resolvido e com seu Advertorial funcionando. Muitos realmente fazem isso, e este é justamente o problema, as pessoas que estão interessadas no produto acabam muitas vezes vendo exatamente o mesmo Advertorial, o que termina por desmotivar a pessoa a comprar, afinal acaba retirando a credibilidade do produto.

Já quem faz seus próprios Advertoriais tende a ter páginas únicas, são novidades que os leitores ainda não viram e isso tende a funcionar melhor, claro que respeitando a estrutura de um bom Advertorial (com os elementos já citados acima). Com isso além de ter mais conversões em suas campanhas da C2 CPA Network ainda terá a possibilidade de ir fazendo seus testes e ajustes, o que resulta em um imenso ganho de experiência, você passará a realmente saber o que funciona ou não para cada tipo de campanha.

Caso não saiba nem por onde começar saiba que é simples, você pode comprar modelos de páginas em HTML como se faz com templates para WordPress ou mesmo baixar algum Advertorial que goste do layout e o editar alterando seu conteúdo. Para o editar é preciso conhecer um pouco de HTML, nada muito avançado mas alguns conhecimentos serão sim necessários.

Há diversas opções em programas que você poderá utilizar para editar Advertoriais, um bastante completo e realmente profissional que é o Dreamweaver e outro que lhe permite editar exclusivamente o código (para usuários mais avançados), que é o Notepad++. Com qualquer um dos 2 programas você será capaz de editar seus templates de Advertoriais e ter resultados bastante profissionais.

Dica: comece testando uns 2 ou 3 modelos diferentes de Advertorial para uma campanha, após saber qual apresenta a melhor conversão aí sim você já faz os outros Advertoriais utilizando o layout que apresentou a melhor taxa de conversão. (sim, mesmo texto, mesmas imagens, tudo exatamente igual em layouts diferentes podem trazer resultados bem diferentes).

Tenho um site em WordPress, Posso Adicionar Advertoriais em HTML nele?

Talvez você já tenha bons sites em WordPress para os nichos das campanhas em que pretenda trabalhar com Advertoriais, mas esteja com dúvida sobre como adicionar uma página HTML a este mesmo domínio. Isto não apenas é possível como é bem fácil.

Por padrão seu WordPress possivelmente está instalado na raíz de seu domínio, assim sendo possível o acessar diretamente através do domínio, algo como:

http://www.seudominio.com/

Para adicionar páginas em HTML tudo o que precisará fazer é acessar seu servidor e criar uma pasta na raíz de seu domínio, digamos que chamará esta pasta de “oferta”, então para acessar esta pasta a URL ficaria assim:

http://www.seudominio.com/oferta/

E nesta pasta chamada “oferta” você adicionou um Advertorial chamado “goji-pro.html”, então a URL para acessar este Advertorial será:

http://www.seudominio.com/oferta/goji-pro.html

Note que por se tratar de uma página HTML é necessário adicionar o nome completo do arquivo a ser acessado com o .html no final, fazendo isso seu Advertorial estará pronto para receber tráfego e gerar vendas.

Agora que você já sabe o que são Advertoriais, como os utilizar, quais as melhores formas de gerar tráfego para eles seu próximo passo é se aprofundar nos estudos de Marketing de CPA, isto pode ser feito na Academia da Performance, não perca tempo, vá agora no site e conheça todos os detalhes deste curso completo sobre Marketing de CPA.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *