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O que São Cookies e Como Trabalhar com Eles?

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O que São Cookies e Como Trabalhar com Eles?

Para que você tenha condições de fazer um bom trabalho como afiliado em marketing de CPA e consequentemente ganhar mais dinheiro é fundamental que compreenda bem todos os processos envolvidos em suas campanhas. Isto tanto com relação às estratégias como também questões um pouco mais técnicas. Aqui vou explicar um pouco sobre como é feito todo o rastreamento das suas vendas como afiliado. Isso certamente vai deixar você mais seguro no momento de trabalhar suas campanhas da C2 CPA Network.

Cookies são simples arquivos de texto que são armazenados em seu navegador assim que você entra em um site, geralmente contendo informações como preferências de idioma, tamanho de fonte, etc. Para nós que trabalhamos com marketing de CPA, os cookies também são interessantes, porque quando você indica alguma das ofertas através de seu link de afiliado, um cookie é armazenado no computador desta pessoa e entre outras informações estará marcado que foi uma indicação sua através do seu ID de afiliado.

Isso ajuda a garantir sua comissão no caso de a pessoa indicada por você não comprar na hora, mas acabar comprando depois, assim que ela entrar novamente no site estará lá no computador dela o cookie com a informação de que esta pessoa foi indicada por você. Esta é a forma que o cookie funciona nas páginas de venda das ofertas de CPA e também da grande maioria de plataformas de afiliados, por isso é muito importante que use seus links de afiliado, esta é a única forma de rastrear as vendas feitas por você.

Os cookies podem ser sobrescritos por outros, por exemplo digamos que pela manhã você teve um clique em seu link de afiliado e a pessoa não comprou (mas está com o cookie em seu navegador), na parte da tarde ela volta a pesquisar sobre o produto e chega até a página de vendas através do link de outro afiliado. Neste caso a comissão será do outro afiliado porque o cookie dele sobrescreveu o seu, mas não se preocupe porque existem estratégias para ter os cookies trabalhando a seu favor e veremos isso agora a seguir.

cookies

Cookies com Remarketing

Como você acabou de ver, embora os cookies ajudem a garantir suas comissões pode acontecer de a venda acabar sendo realizada por outro link de afiliado, é possível trabalhar com estratégias que o ajudarão a minimizar muito este risco. Entre algumas formas uma das mais eficazes é certamente o Remarketing.

O Remarketing também trabalha com cookies, faz com que assim que a pessoa visite sua página um cookie seja gravado no computador desta pessoa. Isto possibilita que suas publicidades sejam mostradas novamente para esta pessoa no Facebook, Search (geralmente seu anuncio fica melhor posicionado para pessoas que possuem seu cookie de Remarketing) e rede de display do Google Adwords (a pessoa verá seus anúncios em outros sites também).

A lógica desta estratégia é fazer com que aquela pessoa que visitou sua página em um primeiro momento e não comprou acabe retornando para sua página quando decidir comprar, e isto é feito através dos cookies de remarketing. Ao trabalhar com isso após a pessoa abandonar sua página você terá mais 3 oportunidades de fazer sua venda, que são:

Remarketing no Facebook Ads: vai exibir seus anúncios apenas para pessoas que já visitaram sua página.

Remarketing do Adwords: vai exibir seus anúncios na rede de display da Google para pessoas que já visitaram sua página.

Search: como a pessoa está com seu cookie de remarketing caso ela faça uma nova busca pelo produto no Google acabará vendo seu anúncio melhor posicionado e isso pode ajudar bastante a fazer com que a mesma pessoa retorne para sua página.

remarketing

Uma dica que pode ajudar você a aumentar sua taxa de conversão é usar diferentes páginas durante este processo de Remarketing, afinal quando a pessoa chega pela segunda vez em uma de suas páginas ela já está mais propensa a comprar. Considerando isso em uma página de Remarketing pode ser interessante não se apegar muito nos detalhes descritivos do produto, mas sim manter o foco nos benefícios e também nas promoções, assim certamente vai ter melhores taxas de conversão.

Estratégia Explosiva de Remarketing sobre os Cookies!

Até este ponto já viu como aumentar sua taxa de conversão utilizando esta estratégia baseada em Cookies, o que verá a seguir é como aumentar a quantidade de vendas em si utilizando uma estratégia bastante semelhante. Com esta estratégia seu EPC (ganho por clique) tende a cair um pouco, mas como a quantidade de vendas será certamente maior acaba compensando e mantendo um ROI positivo.

Existem fontes de tráfego PPV (Pay Per View) que oferecem um grande volume de tráfego, mas é verdade que não é um tráfego com uma qualidade comparável ao Search, porém ao aplicar as técnicas corretas você pode gerar muitas conversões iniciando sua estratégia com este tipo de tráfego, que é um tráfego barato.

A maior dificuldade para que uma estratégia de Remarketing funcione bem é justamente ter listas pequenas de Remarketing, e com as fontes já mais tradicionais pode ficar caro gerar uma grande lista. É justamente aí que outras fontes de tráfego pago entram, são boas opções para gerar listas realmente grandes para Remarketing e que não ficará caro.

Para esta estratégia é muito importante que você trabalhe com diferentes páginas, terá que matar objeções, informar as pessoas sobre todos os detalhes e benefícios dos produtos e finalmente lhes mostrar as promoções e oportunidades para fechar a venda. É sim um processo um pouco mais trabalhoso para montar, porém é uma excelente forma de gerar novas vendas além das que já faz.

Neste tipo de estratégia também será especialmente útil fazer a captura do e-mail de seus leitores, com isso terá condições de as adicionar a seu funil de vendas também, o que lhe trará mais possibilidades de gerar conversões mesmo que sua estratégia de Remarketing falhe em algum ponto. Note que estará trabalhando com diferentes funis de vendas simultaneamente, para que consiga manter o controle e saber exatamente de onde está vindo cada venda é importante saber fazer o Tracking de seus links, o que poderá aprender em detalhes na Academia da Performance.

Se pensa que o trabalho com cookies acaba por aqui está enganado. Existem muito mais coisas que podem ser feitas para melhorar seu desempenho como afiliado da C2 CPA Network. Veja a seguir mais uma estratégia que lhe permite segmentar seu público em basicamente 2 listas de Remarketing distintas e trabalhar a venda de acordo com o grau de interesse de cada uma destas listas.

redirecionamento

Gravando os Cookies Mesmo Antes do Clique [Para Remarketing]

Você já deve ter notado que citei mais de uma vez que é interessante saber adequar suas páginas ao estágio de interesse que os leitores estão, desde os estágios iniciais onde a pessoa ainda nem sabe exatamente o que é o produto até p estágio final que é a compra em si. Fazer mais de uma campanha de Remarketing ao longo deste processo é interessante porque você saberá exatamente em que estágio está cada uma de suas listas, assim poderá adequar tanto os anúncios como também as páginas para estas pessoas sem medo de errar.

Seus cookies de afiliado são carregados quando a página da Oferta é acessada pelas pessoas, já o cookie de Remarketing deve ser acionado em suas páginas, assim garantindo que as pessoas que acessaram sua página entrem para a sua lista de Remarketing. Este é o primeiro passo desta estratégia, agora o que você deve estar se perguntando é como gravar um outro cookie específico para quem visitou a página do anunciante, afinal não temos como adicionar códigos lá na página do anunciante.

Neste caso o segredo é utilizar o que chamamos de whitepage, ou seja uma página em branco, ela não tem absolutamente nada além de 2 itens:

  • O código de rastreamento de seu cookie para Remarketing
  • Um código em Javascript para redirecionar a página para seu link de afiliado.

Fazendo isso você deverá linkar suas páginas normais para esta whitepage, e ela sim irá redirecionar a pessoa para seu link de afiliado. Com isso você além de estar garantindo sua comissão através de seu link de afiliado também estará “alimentando” sua lista de Remarketing específica para quem visitou a página da oferta.

Com isso você já tem 2 listas para trabalhar diferentes estratégias, uma outra dica especial é estar atento ao período de duração dos cookies da primeira lista, isso pode ajudar a minimizar o excesso de publicidade para a mesma pessoa. Busque fazer a primeira lista com um cookie de menor duração, já o da segunda lista pode ter uma duração um pouco maior, assim estará garantindo que tenha mais chances de fazer uma venda para esta pessoa.

Existem muitas outras estratégias para se trabalhar com cookies, o importante é que você entenda como eles funcionam e comece a testar estas estratégias em suas campanhas de Marketing CPA, desta forma com o tempo certamente vai desenvolver suas próprias estratégias, tão boas ou até melhores do que esta que mostrei aqui, o importante é sempre fazer testes e acompanhar de perto os resultados.

Se você gostou deste artigo não deixe de avaliar ele, compartilhe com seus amigos no Facebook, Twitter e Google +, comente, tudo isso é importante para eu saber quais são os melhores conteúdos para oferecer para você aqui no blog da C2 CPA Network.

Então, o que você achou desta estratégia para trabalhar com Cookies?

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.