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Por que se Especializar em um Nicho em Marketing de CPA?

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Por que se Especializar em um Nicho em Marketing de CPA?

Assim que começamos a trabalhar com marketing de CPA é natural que praticamente todas as ofertas chamem nossa atenção, afinal são ofertas com excelente taxa de conversão e com comissões na maioria dos casos bastante semelhante. Com isso o novo afiliado pode acabar tentando rodar campanhas para praticamente todas as ofertas ao mesmo tempo e isso pode ser um grande erro, continue lendo este artigo e entenderá porque isso pode te atrapalhar.

Como existem diversos motivos porque recomendo que se especialize em um determinado nicho vou separar este artigo em etapas para cada um destes motivos, mas vale lembrar que aqui estão apenas alguns dos principais motivos, na verdade existem muitos outros motivos pelos quais recomendo que se especialize, mas apenas com estes pontos acredito que ficará claro para você que esta é a melhor forma de ter resultados mais rápido.

Antes de começar a avaliar cada um destes motivos é fundamental já deixar claro que não estou dizendo que deva passar toda a vida trabalhando com apenas 1 nicho, mas sim que deve ir incluindo novos nichos gradualmente e sempre apenas após já estar com campanhas sólidas no nicho anterior, aí sim é o momento ideal para ampliar seus negócios online sem colocar em risco seus atuais rendimentos com as campanhas que já está rodando.

Princípio de Pareto 80/20

Vilfredo Pareto foi um economista italiano que criou a famosa regra dos 80/20, ou seja de que 80% dos nossos resultados são oriundos de apenas 20% dos nossos esforços. E isso pode ser aplicado a praticamente tudo, principalmente ao marketing de CPA. Quando dou consultoria uma das primeiras coisas que busco identificar nos negócios do meu cliente é quais são as tarefas responsáveis por estes 20% para que o orientando a focar seus esforços nisto aumente exponencialmente seus resultados.

No marketing de CPA ao trabalhar com diversos nichos ao mesmo tempo você corre um grande riso de estar focando seus esforços justamente nos 80% que geram apenas 20% dos resultados. Isso é muito comum de acontecer porque temos a tendência a querer melhorar o que não está indo bem ao invés de melhorar o que já vai bem e pode ficar ainda melhor, então lembre-se de que uma das primeiras coisas a fazer é identificar quais são os seus 20%, e ao fazer isso as chances são de que encontrará isso em um único nicho.

Ao parar de “perder tempo” com os nichos que ainda não estão te trazendo resultados e transferir este tempo para o nicho que já te traz resultados o que conseguirá é aumentar seus ganhos pois estará fazendo mais do que de fato já está te trazendo retorno. Com isso além de aumentar seus ganhos financeiros por uma relação direta ao tempo investido no nicho terá ainda um ganho agregado pelo fato de que quanto mais trabalhar em um determinado nicho mais o conhecerá e consequentemente mais fácil será para você criar campanhas lucrativas neste nicho.

Com um maior tempo dedicado a estes 20% naturalmente você evoluirá para o próximo passo que vou mostrar aqui neste artigo, que é conhecer profundamente o nicho, saber exatamente qual seu público-alvo e quais as soluções deve oferecer para ter os melhores resultados possíveis.

Torne-se um Verdadeiro Especialista em Campanhas do Nicho!

Quando falamos em ser um especialista em um determinado nicho geralmente pensamos inicialmente em saber sobre os assuntos relacionados ao nicho em si, como por exemplo o nicho de emagrecimento, imaginamos que um especialista neste nicho irá conhecer os melhores suplementos, exercícios e dietas. Mas quando o assunto é marketing de CPA há uma série de outros fatores a serem considerados pelo especialista, afinal ele não é apenas conhecedor do nicho, mas principalmente de como vender neste nicho.

Apenas conhecer o nicho não será suficiente para que você de fato tenha campanhas lucrativas, afinal não basta saber o que indicar para fazer uma venda, como indicar faz toda a diferença, então é altamente recomendado que conheça:

  • Quais as dores do seu público-alvo
  • Quais os dados demográficos do seu público neste nicho
  • Em um público com dados demográficos amplos as dores são as mesmas para todas as idades?
  • Quais são os melhores modelos de advertoriais para este nicho
  • Quais os melhores tipos de funil de vendas para este nicho
  • Quais as melhores fontes de tráfego para este nicho

Estes são apenas alguns dados iniciais que podem ser levantados para se trabalhar em um determinado nicho, e certamente serão bem diferentes para se trabalhar em outros nichos com campanhas de CPA. Lembre-se sempre de que ao trabalhar com diferentes nichos estará trabalhando com públicos bastante diferentes.

Por exemplo uma fonte de tráfego que seja boa para campanhas no nicho adulto possivelmente não será boa para o nicho de emagrecimento, um funil de vendas que seja bom para um infoprodutos talvez não seja indicado para um produto físico, etc. Todas estas variáveis devem ser consideradas antes de iniciar uma campanha e este é o ponto onde muitos afiliados acabam sofrendo, conseguem fazer uma campanha boa em um nicho e ao tentar replicar a mesma “receita” em outro nicho simplesmente não conseguem, o motivo é porque estará lidando com um público diferente.

Esteja atento aos Dados Demográficos Dentro do Nicho e Venda Mais!

Imagine que está trabalhando em um nicho onde seu público seja de mulheres de 25 até 50 anos, é um público bastante amplo não é mesmo? Mas você mantém esta faixa de idade porque as conversões estão acontecendo em toda esta faixa, em algumas idades estará vendendo mais e em outras estará vendendo um pouco menos, antes de simplesmente afirmar que X idade está mais correta para um determinado produto o ideal é fazer testes segmentando este público em fatias menores, por exemplo:

  • De 25 até 30 anos
  • De 31 até 35 anos
  • De 36 até 40 anos
  • De 41 até 45 anos
  • De 46 até 50 anos

Fazendo esta simples segmentação em fatias já terá 2 ganhos excelentes para sua campanha, que são:

  • Poder escalar separadamente as faixas de idade com maior taxa de conversão sem precisar “perder dinheiro” escalando junto o que converte menos
  • Poder usar uma linguagem mais adequada para cada público, ter anúncios mais alinhados com as necessidades específicas de cada faixa de idade (com isso aumentar sua taxa de conversão)

O simples fato de escalar exatamente o que já está convertendo com um bom ROI já lhe proporciona um aumento considerável em seu caixa, o que lhe dará mais “fôlego” para poder continuar testando outros anúncios, advertoriais, etc. E ao utilizar uma linguagem mais adequada para cada faixa de idade terá como se conectar com maior facilidade a este público e consequentemente vender mais.

Entenda as Dores e Ganhe mais com Vendas Cruzadas (Cross-Selling)

Muitas vezes os verdadeiros motivadores que levam uma pessoa a comprar um determinado produto podem ser as mesmas para um outro produto, conhecendo isso em detalhes você terá maiores chances de aumentar suas conversões através das vendas cruzadas. Mesmo que a taxa de conversão considerando apenas as campanhas para vendas cruzadas seja relativamente baixa elas certamente ajudarão a aumentar seu ROI na campanha original.

Para que entenda melhor este ponto em relação a como aplicar campanhas de vendas cruzadas considerando as dores de seu público vou colocar a seguir um exemplo e então ficará fácil compreender como encontrar as melhores ofertas para oferecer para uma audiência já criada em outra campanha.

Vamos supor em nosso exemplo que inicialmente você fez uma campanha ampla no Facebook Ads para um emagrecedor segmentando apenas os seguintes fatores:

  • Mulheres
  • De 20 à 45 anos

Então após rodar a campanha por alguns dias teve dados para avaliar e chegou às seguintes conclusões:

  • Vendeu em todas as faixas de idade
  • Acima dos 30 anos vendeu mais
  • Abaixo dos 30 anos teve bastante clique mas não vendeu bem

Com base nestes itens já sabemos que a dor primária realmente englobou todas estas faixas de idade, porém há um fator a observar, mulheres já com mais idade compraram mais, então apenas com este fator já temos mais um teste a fazer para descobrir quais destas outras 2 dores secundárias existe abaixo dos 30 anos:

Não possui cartão de crédito: para testar esta hipótese vale a pena fazer uma campanha de remarketing específica para este público já informando no anúncio a opção de pagamento com boleto.

Possui cartão, mas quer emagrecer com exercícios: fazer uma campanha de remarketing para este público de algum infoprodutos que seja algum programa de emagrecimento através de exercícios.

Agora que já está otimizando metade de seu público pode começar a explorar o segundo público, que é o de mulheres acima de 30 anos, para isso recomendo que separe o público em faixas de idade de 10 em 10 anos, com isso terá como avaliar melhor o desempenho da campanha em cada faixa. Com isso talvez note que com o passar dos anos o interesse em emagrecer talvez tenha caído um pouco, porém o desejo de se sentir bonita e atraente não, então já encontrou a faixa de idade ideal para fazer vendas cruzadas oferecendo algum produto voltado para a beleza.

Seguindo este princípio é possível otimizar todas suas campanhas de forma a sempre ter algo a mais a oferecer para seu público, seja alguma facilidade para fechar a compra (quando a oferta possuir) ou mesmo alguma outra oferta que possa ser interessante para a pessoa. Com estes pequenos incrementos nas vendas notará que o ROI total de suas campanhas irá aumentar.

Ao fazer isso estará melhorando cada etapa de seu funil de vendas, mesmo que cada melhora seja pequena, de 1% (ou menos) em cada etapa. A soma total do percentual de melhora no desempenho de sua campanha poderá ser uma agradável surpresa.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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