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Precisa Investir Muito Dinheiro para Fazer Marketing de CPA?

Existe uma grande quantidade de afiliados que já trabalham com infoprodutos e gostariam de começar a trabalhar com marketing de CPA devido aos altos ganhos que esta modalidade de marketing de afiliados oferece, entre outros benefícios como por exemplo pagamentos semanais, não ter estorno de comissões, etc. Mas a grande dúvida de muitos destes afiliados é se vão precisar investir muito dinheiro para começar a trabalhar com marketing de CPA, veremos isto em detalhes aqui neste artigo!

Antes de começarmos a avaliar se haverá algum gasto é importante verificar quais formas de se trabalhar com infoprodutos servirão também para o trabalho com marketing de CPA, que possui em sua grande maioria ofertas com produtos físicos. Tendo isso claro ficará fácil verificar que em muitos casos o afiliado já possui toda a estrutura necessária para fazer um excelente trabalho.

Veja a seguir uma rápida listagem das formas mais utilizadas de trabalho dos afiliados de infoprodutos e também se isto servirá para o trabalho com marketing de CPA. E ainda vale lembrar que o fato de você começar a trabalhar com CPA não quer dizer que terá que parar de trabalhar com os infoprodutos, ambos podem ser trabalhados juntamente, tanto isto é verdade que aqui na C2 CPA Network há ofertas de infoprodutos de alta conversão.

Blog: exatamente da mesma forma que se utiliza um blog para promover infoprodutos é possível trabalhar com ofertas de produtos físicos, afinal sabemos que o principal fator em uma oferta de alta conversão não é o produto em si, mas a conexão com a dor da persona e o quanto aquele produto será capaz de trazer a solução.

Mini Site: o mini site possui um funcionamento estratégico bastante semelhante ao blog, porém com a diferença de que é feito 100% focado no produto que pretende vender. Para trabalhar com ofertas de CPA os mini sites tendem a ser excelentes, na minha experiência são inclusive melhores para ofertas de CPA do que para infoprodutos.

E-mail Marketing: as ofertas de CPA podem chegar até as pessoas de diversas formas em e-mails, desde as mais tradicionais em um funil de vendas estruturado até com métodos mais agressivos em que juntamente com e-mails de conteúdo há propagandas mais intrusivas referentes ao produto que pretende promover para sua lista de e-mails.

Youtube: este é outro meio de se trabalhar ofertas online que apresenta uma grande versatilidade, em um só canal é possível trabalhar diversas ofertas tanto de infoprodutos como também de CPA. O “segredo” está em produzir conteúdos realmente relevantes para a oferta em questão.

Redes Sociais: trabalhar ofertas (infoprodutos e CPA) de forma direta em redes sociais tende a não ter a melhor conversão, porém as redes sociais podem ser uma excelente fonte de tráfego para seu blog, mini site e até mesmo para seus vídeos no Youtube, portanto também é altamente recomendável trabalhar suas campanhas nas redes sociais.

Media Buy: a compra de tráfego geralmente é o que mais assusta os afiliados iniciantes quando se deparam com o marketing de CPA porque é bastante falado neste meio sobre comprar tráfego, já para infoprodutos muitos afiliados tem receio em investir dinheiro em tráfego e depois terem suas comissões estornadas. Lembre-se, trabalhando com CPA sua comissão não será estornada, portanto terá muito mais segurança para trabalhar campanhas com compra de trafego.

Como pode ver possivelmente você já possui uma boa estrutura para começar a trabalhar com ofertas de CPA, sendo assim seu investimento financeiro seria zero ou algo muito próximo disso. Mesmo que pretenda começar com campanhas de publicidade paga vale lembrar que a C2 CPA Network faz pagamentos semanais, sendo assim seria preciso ter dinheiro apenas para manter sua campanha por 1 semana.

Como Trabalhar com Marketing de CPA já Trabalhando com Infoprodutos?

Uma dificuldade que alguns afiliados encontram ao pensar em começar a trabalhar com marketing de CPA é com relação a todo seu funil de vendas que já está pronto para infoprodutos. O que inicialmente pode parecer que não tenha como fazer algumas pequenas alterações para transformar este funil de vendas em uma campanha com mais de 1 produto.

Uma das formas mais simples de fazer esta transição é através do trabalho com vendas cruzadas, desta forma você estará aproveitando seu tráfego para gerar múltiplas conversões com os mesmos compradores. E o que é ainda melhor, não há necessidade de sua lista por exemplo saber que estará comprando novamente de você, ou que é você novamente lhe oferecendo um novo produto (diferente do anterior), para saber mais detalhes sobre como trabalhar com vendas cruzadas leia o artigo a seguir:

Como Fazer Campanhas Cruzadas em Marketing de CPA

Tendo isso em mente fica claro que na verdade ao começar a trabalhar também cm campanhas de CPA não estará repartindo suas fontes de ganhos, mas na verdade estará multiplicando porque as conversões em campanhas de CPA irão ocorrer de forma independente das conversões que já ocorrem em suas campanhas com infoprodutos. Sendo então um aumento em sua renda fica evidente que isso pode ajudar até mesmo a fortalecer seus projetos de um modo geral.

Imagine por exemplo você estar com uma campanha de infoproduto para emagrecimento que está com um ROI ligeiramente negativo, a princípio o natural seria tentar fazer apenas alguns ajustes e caso não desse lucro iria pausar a campanha não é mesmo? Bem, agora imagine a mesma campanha, mas do meio para o final de seu funil você adiciona um produto físico de emagrecimento de CPA e começa a ter conversões para este produto, isto iria gerar uma receita a mais em sua campanha e a tornaria lucrativa sem ter que colocar 1 centavo sequer a mais em sua campanha, foi apenas um ajuste estratégico em seu funil de vendas!

Mas é Possível Trabalhar com Marketing de CPA sem Investir em Tráfego?

Sim, é perfeitamente possível trabalhar com marketing de CPA sem investir dinheiro em tráfego pago, porém é importante deixar claro que neste caso terá que investir tempo trabalhando na divulgação manualmente e também para trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) de seus projetos online.

Mas em termos de resultados mesmo que não trabalhe com tráfego pago é possível sim ter excelentes resultados com tráfego orgânico. Apenas indicamos mais que se trabalhe com media buy porque além de ter resultados muito mais rápido ainda terá mais facilidade para escalar sua campanha (o que nem sempre é possível com tráfego orgânico).

Outra estratégia bastante utilizada é iniciar seus projetos com tráfego pago para já ter resultados rápidos e com o tempo ir trabalhando para futuramente ter resultados orgânicos bem posicionados, assim aos pouco poderá diminuir os investimentos em algumas fontes de tráfego sem que cm isso tenha uma diminuição no faturamento de sua campanha, veja o exemplo a seguir:

Digamos que está trabalhando uma campanha para um produto emagrecedor e que está comprando no Google Adwords a palavra-chave “como emagrecer rápido” e que ao mesmo tempo está otimizando seu mini site para o posicionar para esta mesma palavra-chave. Com o passar do tempo e uma melhora no posicionamento verá que estará tendo uma boa quantidade de visitas (e conversões) vindas do resultado orgânico.

Uma vez que esteja bem posicionado para esta palavra-chave já poderá pausar o Adwords para esta keyword (ou talvez pausar esta e adicionar alguma outra na mesma campanha). Desta forma estará trabalhando para ampliar as fontes de tráfego mantendo o mesmo custo mensal, o que resulta em um aumento do ROI da campanha porque a cada mês estará tendo mais conversões com o mesmo custo, ou seja você estará tendo mais lucro líquido!

Além disso existem outras estratégias que poderá estar aplicando para reduzir seus custos com publicidade e aumentar a taxa de conversão, como por exemplo esta do artigo a seguir:

Estratégia para Reduzir o Custo de Publicidade e Aumentar a Taxa de Conversão

Comece Sempre Testando mais de uma Oferta!

Mais um ponto importante para começar bem no marketing de CPA é sempre iniciar uma campanha testando mais de uma oferta em seu funil, com isso notará que há uma diferença na conversão de cada oferta. Ficando com a que converte mais em seu funil já estará otimizando seus resultados.

Algo que é importante de deixar claro é que o fato de uma oferta converter mais que outra não quer dizer necessariamente que uma oferta seja melhor que a outra mas sim que uma oferta se contextualizou melhor que a outra com o seu funil de vendas, portanto vale a pena testar a oferta que “perdeu” com outras ofertas em outro funil de vendas, assim conseguindo ter melhores resultados mesmo com a oferta que aparentemente não havia ido muito bem inicialmente.

Da mesma forma que deve testar diferentes ofertas em seu funil de vendas recomendo que esteja atento ao efeito da sazonalidade ao longo do ano, tanto as estações do ano como datas comemorativas tendem a impactar de diferentes formas as ofertas online. Quanto mais atento estiver a este efeito mais terá capacidade de tirar proveito disso e consequentemente vender mais em algumas épocas.

Dependendo da forma como estiver trabalhando sua campanha este teste de ofertas pode ser feito de forma automática, com isso facilitando muito para que em pouco tempo possa determinar qual das ofertas apresentou maior conversão em seu funil de vendas tendo para isso o menor trabalho e custo possível. Para que faça isso de forma simples recomendo que use um bom tracker como o CPVLab por exemplo, que adiciona muitas funcionalidades em um simples link e criar relatórios bastante detalhados de tudo o que acontece com o link em questão.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital a 6 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.

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