Menu

Você Usa Anúncios em Vídeo no Facebook Ads? [5 Passos Simples]

Como Fazer Campanhas de CPA no Facebook Ads?
abril 29, 2016
O que é Marketing de CPA ?
maio 23, 2016

Você Usa Anúncios em Vídeo no Facebook Ads? [5 Passos Simples]

Comprar tráfego no Facebook Ads pode ser uma excelente estratégia para aumentar seus ganhos em campanhas de CPA, inclusive já falei um pouco sobre anúncios no Facebook Ads no artigo Como Fazer Campanhas de CPA no Facebook Ads e também no artigo Estratégia Avançada: Search (Adwords) + Remarketing do Facebook. Este artigo está aqui para complementar estes artigos com novas informações e estratégias para melhorar o desempenho de suas campanhas em Marketing de CPA.

Um dos grandes desafios nos anúncios do Facebook Ads é capturar a atenção dos usuários e os fazer tomar uma ação (ir para o site) para posteriormente fazer a venda. Então tome como o primeiro passo necessário fazer com que o usuário deixe de prestar atenção em todo o restante de informações do Facebook para dedicar sua total atenção ao anúncio (o que nem sempre e uma tarefa fácil), principalmente em anúncios estáticos (com imagens).

A internet de um modo geral está caminhando a passos largos rumo aos vídeos, no Facebook não é diferente, estão surgindo diversas novidades para vídeos no Facebook e isso nos mostra que vídeos são uma forte tendência online. Sendo assim fica fácil notar que fazer anúncios em vídeo é uma excelente ideia e pode ajudar você capturar a atenção dos usuários e os levar para suas landing pages com maior facilidade.

face-video

Uma das grandes vantagens dos anúncios em vídeos do Facebook é que quando os cria no Power Editor terá a sua disposição uma série de objetivos para seu anúncio em vídeo, como por exemplo cliques no website. Com isso terá como anunciar um vídeo com o objetivo de levar as pessoas para sua landing page e consequentemente iniciar o processo de conversão.

Até este ponto possivelmente você já sabia, o que talvez ainda não saiba é exatamente como criar anúncios de vídeo no Facebook Ads que realmente chamem a atenção dos usuários e consequentemente tragam bons resultados tanto na CTR do anúncio como também no aumento de sua taxa de conversão. O “segredo” para isto está na estrutura do anúncio, que deverá seguir estes 5 passos simples.

5 Passos Simples para Criar Anúncios em Vídeo Matadores no Facebook Ads!

Estes 5 passos embora simples são muito eficientes, inclusive podem ser usados em textos nas landing pages para gerar conversão, mas neste caso estará os aplicando diretamente em seus anúncios de vídeo do Facebook. Também é importante ressaltar que o ideal é que não pule nenhum dos 5 passos em seu anuncio porque todos são importantes, caso deixe de fazer um destes passos acabará tendo um impacto negativo na taxa de conversão da campanha (o que geralmente seria “culpa” da landing page, mas com erros no anúncio pode sim ser um erro do anúncio).

Passo 1: Agarre a Atenção

Um ponto extremamente importante a ser lembrado neste passo é que o maior desafio no Facebook é justamente o déficit de atenção, no Facebook as pessoas passam horas simplesmente sem prestar atenção em nada. Então sua grande questão inicial é saber como mudar isso.

Como chamar a atenção de pessoas que estão desatentas? Comece seu Anúncio com uma Pergunta.

O “segredo” é colocar o foco da pergunta no ponto de maior dor de seu público-alvo, uma vez que seu produto atenda a esta dor é importante começar o anúncio com uma pergunta que leve a pessoa a lembrar justamente desta “dor”, assim imediatamente tomando consciência de seu problema e dando maior atenção ao anúncio, afinal com uma pergunta bem elaborada a pessoa pensará algo como: “nossa, é justamente esse meu problema”.

Quanto maior for a identificação criada entre a pessoa e o problema apresentado na pergunta maiores são suas chances de que a pessoa assista ao vídeo para ver o que mais você está falando sobre o problema em si, afinal a pessoa já se identificou com o problema apresentado na pergunta inicial.

Passo 2: Construa o Interesse

Neste ponto você já conseguiu capturar a atenção da pessoa, seu vídeo já está sendo assistido e o que precisa rapidamente é fazer com que a pessoa realmente se interesse pelo vídeo rapidamente (para evitar que volte a atenção para o Facebook). Para fazer isso é preciso fazer o que chamamos em Copywriting de criar um loop aberto, ou seja falar sobre a solução sem explicar exatamente o que é.

Aqui sua missão é deixar claro para a pessoa de que você tem a solução para o problema em questão (sem apresentar exatamente qual a solução) e ainda deixar claro de que é uma solução nova, fácil, algo que a pessoa não seria capaz de imaginar que funciona. Ao fazer isso além de criar uma expectativa ainda deixou a pessoa curiosa sobre que solução é essa.

Uma vez que a pessoa já está assistindo ao vídeo, sabe que este trata sobre seu problema, possui uma solução simples. A tendência é que a pessoa se sinta mais interessada sobre o que o vídeo tem a dizer e certamente esta pessoa continuará assistindo ao vídeo (nem que inicialmente seja por pura curiosidade).

Dica: a curiosidade é uma ferramenta poderosa em marketing, pare para pensar em quantos anúncios você já clicou e em quantos e-mails já abriu puramente por curiosidade. Agora destes, quantos resultaram em você comprando alguma coisa? Certamente assim como eu, você também já foi “vítima” das técnicas de Copywriting que utilizam a curiosidade.

Passo 3: Plante o Desejo

Neste ponto é importante começar a falar um pouco sobre os benefícios do produto e porque ele é diferente dos outros que existem no mercado. Com este passo fará a pessoa desejar ter para si estes benefícios (quanto mais a pessoa se identificou nas etapas anteriores maior tende a ser o desejo).

Evite falar superficialmente sobre diversos problemas, mesmo que o produto em questão seja útil para diversas coisas mantenha o foco em um benefício para solucionar um problema específico de forma fácil. Ao fazer isso estará criando uma maior conexão com quem estiver assistindo ao vídeo e já possui o problema em questão.

Dica: caso o produto possua diversos benefícios poderá fazer diversos anúncios, cada um destes com um determinado ângulo, cada um dos anúncios abordando um determinado problema e seu benefício correspondente. Com isso estará não apenas melhorando os resultados de cada um dos anúncios como também estará descobrindo qual o melhor ângulo a ser abordado para este determinado produto.

armas-da-persuasao

Passo 4: Início da Persuasão

Caso seu vídeo já esteja neste ponto e as pessoas ainda estiverem o assistindo já sabe de algo excelente, acertou na segmentação do público, afinal se anunciar para o público errado as pessoas certamente perderão o interesse no seu vídeo logo no início porque ele fala sobre uma dor que a pessoas em questão não tem. Mas aqui você tem um novo desafio, a pessoa pertence ao público certo, está prestando atenção em seu vídeo e já se identificou com ele, mas como convencer esta pessoa a tomar uma atitude agora?

Existem muitos recursos que poderá utilizar neste momento, mas recomendo que use um dos 6 listados por Dr. Robert Cialdini em seu livro “As Armas da Persuasão”, que são:

  • Reciprocidade
  • Compromisso (coerência)
  • Prova Social
  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

Para aprender a utilizar corretamente cada um destes gatilhos mentais e porque eles funcionam realmente recomendo a leitura deste livro, mas apenas como exemplo vamos tomar o gatilho da Prova Social. Este segue o princípio de que se muitas pessoas aprovam e/ou fazem algo é porque isso deve ser bom, portanto uma forma inteligente de levar a pessoa ao próximo passo é adicionar algo como “Mais de 72.397 pessoas já usam o produto (nome do produto).”

Com esta mensagem estará aumentando muito as chances de que a pessoa queira conferir que produto é este que tantas pessoas já usam, afinal se tantas pessoas usam deve ser bom… se é bom vai funcionar e resolver o problema da pessoa (lembre-se sempre que o fator que motiva a pessoa é se livrar da dor inicial).

facebook-video-cta

Passo 5: CTA (Call To Action), Faça uma Chamada para a Ação

Embora saibamos que fazer o CTA ao final de qualquer anúncio, landing page ou vídeo seja fundamental e importante relembrar isso pois se trata de um passo vital para o sucesso de seu anúncio, afinal de nada adiantará levar a pessoa a assistir seu vídeo até este ponto se não houver um CTA ao final para levar esta pessoa para sua landing page.

Neste ponto é importante dizer de forma clara e simples o que a pessoa deve fazer, ou seja qual a ação necessária já que assistiu o vídeo até aqui (gatilho da coerência), se você já assistiu este vídeo até aqui agora você deve (ação necessária)…

Sua CTA funcionando a pessoa irá clicar no link e será direcionada para a landing page, assim aumentando muito suas chances de sucesso com esta campanha. Um fator importante para a taxa de conversão é manter a consistência de argumentação, os argumentos da landing page não devem ser contraditórios com os argumentos do anúncio, quanto mais consistente for toda a campanha maior será sua taxa de conversão.

Seu script para o vídeo não precisa ter apenas estas 5 etapas, pode ser um vídeo mais elaborado e com mais detalhes, o que é importante é que dentro de todo o contexto tenha estes 5 passos nesta exata ordem, assim garantindo o sucesso de seu anúncio de vídeo no Facebook Ads.

Dica: estas dicas de como fazer anúncios de vídeo no Facebook Ads podem ser utilizadas com sucesso em qualquer tipo de campanha com vídeos, como por exemplo anúncios de vídeo no Youtube, assim aumentando suas chances de ter bons resultados em mais de uma fonte de tráfego aproveitando um mesmo vídeo.

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.