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Como Fazer Campanhas de CPA no Youtube!

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Como Fazer Campanhas de CPA no Youtube!

As formas de trabalhar com marketing de CPA são diversas, geralmente envolvendo anúncios pagos como Google Adwords, Facebook Ads e muitas outras redes de publicidade, o que realmente pode trazer excelentes ganhos com um ROI bastante expressivo. Entre estas formas também existem algumas maneiras de trabalhar boas campanhas utilizando apenas recursos gratuitos da internet, como por exemplo o Youtube.

É verdade que trabalhar com blogs também pode ser grátis mas é preciso lembrar que a construção do blog em si é grátis mas para se fazer uma boa otimização e de fato conquistar boas posições no Google será sim preciso investir dinheiro em sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Outro ponto importante a ressaltar é que ranquear nos resultados do Youtube é consideravelmente mais fácil e rápido do que nos resultados do Google.

Agora que já sabe porque é interessante utilizar o Youtube em suas campanhas de CPA vou mostrar neste artigo algumas coisas importantes para que você tenha os melhores resultados possível ao trabalhar suas campanhas de CPA no Youtube. Todo o processo é bastante detalhado, portanto é interessante que tome notas para poder seguir o passo a passo sem se esquecer de nenhum dos detalhes de como fazer para ranquear bem seus vídeos, afinal é isso que trará um bom tráfego e consequentemente o ajudará a vender mais.

Mais um ponto importante a sempre lembrar sobre o Youtube é que além de ele ser um buscador de vídeos também é uma plataforma que oferece conteúdo e consequentemente seus vídeos ainda poderão acabar ficando bem ranqueados nos resultados do Google e isso o ajudará bastante a fazer vendas em suas campanhas de CPA. Uma vez que esteja bem posicionado tanto no Youtube quanto no Google com um mesmo vídeo as chances são que passe a fazer vendas deste produto com certa frequência (dependendo da quantidade de buscas), quanto mais buscas geralmente mais difícil é para ranquear mas por outro lado maiores tendem a ser os ganhos.

Entendendo os Fatores de Ranqueamento no Youtube!

Um primeiro ponto que é preciso ter em mente é que o Youtube não tem como saber exatamente sobre o que é o vídeo apenas por seu conteúdo, afinal ele ainda possui limitações e esta é uma delas. Portanto para “mostrar” ao Youtube (e também para o Google) que seu vídeo é relevante para determinadas buscas muitos recursos da otimização de sites podem (e devem) ser usados quando você for publicar seus vídeos, que no Youtube são:

Trabalhe com base em keywords: assim como fazemos na otimização de sites para os vídeos também devemos trabalhar com keywords, porém não apenas no conteúdo do vídeo em si (para contextualizar) mas em outros elementos como titulo e descrição.

Faça uma boa descrição: considerando que tanto o Youtube como o Google fazem a “leitura” de texto é fundamental que você trabalhe uma boa descrição para seus vídeos com suas principais keywords na descrição. Também é importante lembrar que na descrição também poderá adicionar seu link de afiliado para as campanhas de CPA.

Use suas keywords no ARQUIVO de seu vídeo: outro elemento que é “lido” pelo Youtube é o nome do arquivo de vídeo a ser enviado para o Youtube, sendo assim é interessante que salve seus vídeos com nomes amigáveis e de preferência com sua principal keyword.

Também é importante lembrar de utilizar suas keywords nos marcadores quando estiver editando as informações de seus vídeos para o Youtube, desta forma estará facilitando para que o Youtube e o Google “entendam” que seu vídeo é mais relevante para estes termos e assim o posicione bem para suas keywords. É evidente que com apenas isso você não terá os melhores resultados, isto é apenas o básico que deverá ser feito em seus vídeos, veja a seguir outros passos importantes para que consiga posicionar melhor seus vídeos no Youtube.

Como Escolher as Melhores Keywords para Vídeos?

Assim como fazemos para nossos sites é fundamental fazer uma boa escolha de keywords para os vídeos, além de todas as mesmas técnicas que podem ser utilizadas para levantamento de keywords para sites quando vamos fazer isso no Youtube ainda podemos facilmente mensurar quais são as keywords utilizadas pelos vídeos mais bem posicionados.

Uma vez que saiba quais são as “melhores keywords” basta aplicar elas a seu vídeo quando o estiver publicando, desta forma estará entrando em concorrência direta com os vídeos mais bem posicionados para determinadas buscas. Para saber quais são as keywords que outros vídeos já estão utilizando basta utilizar o serviço grátis do VidIQ (http://vidiq.com/), com ele você poderá ver uma série de estatísticas sobre o vídeo quando o acessar, exatamente como a imagem abaixo:

vidiq1

Através do VidIQ além de vermos quais são as keywords utilizadas em um determinado vídeo ainda temos dados sobre o posicionamento de algumas keywords (mostrado nos quadrados azuis ao lado da keyword). Com estes dados fica fácil fazer uma análise das principais keywords, seu posicionamento e uso no título e descrição, isso ajudará bastante a determinar o que fazer para posicionar seus vídeos.

Outros dados que estão mostrados são referentes ao canal e também ao desempenho do vídeo, como por exemplo sua quantidade de compartilhamentos nas redes sociais (este também é um fator importante para o posicionamento). Sabendo disso ao publicar seus vídeos deve ter o cuidado de conseguir números iguais ou melhores do que os vídeos que já estão bem posicionados para que consiga ranquear bem seus vídeos.

Engajamento do Público é Importante!

Além da otimização do vídeo quando estiver o publicando no Youtube é muito importante que conquiste o melhor engajamento possível para seu vídeo porque isso também é levado em consideração como fator de ranqueamento. Busque fazer vídeos interessantes para suas campanhas de CPA, incentivar as pessoas a darem like em seus vídeos e também a compartilharem nas redes sociais, quanto mais melhor.

Se você já possui listas de e-mails que tenham um público interessado no tema de seu vídeo assim que o publicar não esqueça de enviar um e-mail para esta lista, além de poder já ter alguma conversão (seu link de afiliado está na descrição do vídeo) ainda terá uma maior quantidade de visualizações do vídeo e isso também ajuda a melhorar o posicionamento nos resultados do Youtube e também do Google.

Outro tipo de engajamento que é importante é ter comentários em seus vídeos, sabemos que isso nem sempre acontece de forma natural, existem pessoas que criam verdadeiras redes de usuários diferentes no Youtube simplesmente para gerar comentários, assim aumentando o nível de engajamento do vídeo e o posicionando melhor. É algo trabalhoso mas há quem faça e realmente traz bons resultados para o posicionamento do vídeo.

Como Ter Links Apontando para Seus Vídeos no Youtube?

Ter links apontando para seu vídeo no Youtube ajudará bastante a melhorar seu posicionamento nos resultados, assim trazendo mais visitantes e consequentemente melhorando outras métricas e também suas conversões nas campanhas de CPA. Ter links apontando para o vídeo é fundamental e isso você certamente já sabia, veja agora algumas formas de conquistar estes links para seus vídeos.

Na própria descrição dos vídeos: você poderá ao publicar seus vídeos linkar outros vídeos (ou até mesmo criar um link para o próprio vídeo) na descrição. Vale lembrar que o link pode ficar até mesmo no final da descrição, assim não sendo facilmente visto por quem estiver assistindo ao vídeo e lhe permitindo trabalhar seus links de forma mais agressiva se necessário.

Com o “embed” do vídeo em sites e blogs: cada vez que seu vídeo é incorporado a uma página da web um link é gerado apontando para o vídeo original no Youtube, portanto o publique também em seus sites e incentive as pessoas a utilizarem seu vídeo em sites e blogs. (dica: quanto melhor a qualidade de seu vídeo maiores são as chances de outras pessoas o utilizarem em sites e blogs)

Compartilhando o vídeo nas redes sociais: assim que publicar seu vídeo no Youtube você deve o compartilhar nas redes sociais (ao menos no Facebook, Twitter e Google +) para gerar além do link um início de outras métricas relacionadas a compartilhamentos. Para tornar essas outras métricas ainda melhores uma excelente opção é utilizar o Facebook Ads para impulsionar seu vídeo, com isso além de obter ganhos diretos em sua campanha de CPA com a publicidade ainda estará melhorando as métricas de seu vídeo.

Publicando o Vídeo em outras plataformas de vídeo: com exatamente o mesmo vídeo que já produziu para o Youtube você poderá publicar em plataformas como o Vimeo por exemplo e adicionar seu link do vídeo original no Youtube na descrição, assim já tendo mais um link com facilidade. Lembrando que na descrição também poderá utilizar seu link de afiliado da campanha de CPA que estiver trabalhando com este vídeo.

Destaque seus Vídeos da Concorrência!

Mesmo estando entre os primeiros resultados no Youtube é importante considerar que existirão outros vídeos disputando a atenção das pessoas, sendo assim é importante que seu vídeo seja mais atrativo e para isso além de escolher um título que desperte a curiosidade você deve trabalhar uma boa imagem de miniatura para seu vídeo quando o estiver editando no Youtube.

Ao publicar um vídeo no Youtube além das opções de miniatura que ele mesmo extrai de seu vídeo existe a opção de enviar esta imagem, assim lhe permitindo ter uma miniatura mais atraente para seus vídeos. Para enviar a miniatura personalizada basta que você já tenha a imagem pronta em seu computador.

A forma mais simples de criar estas imagens de miniatura para vídeos no Youtube é através de um site chamado Canva (https://www.canva.com/), é grátis e muito simples de usar. Com ele você não precisa nem mesmo saber o tamanho da imagem a ser criada porque possui modelos já dimensionados que são nomeados “YouTube Thumbnail”, como pode ver na imagem abaixo:

img-youtube1

Dica: se por acaso você já possui algum software para edição de imagens e queira fazer suas miniaturas nele basta utilizar o tamanho correto para a imagem que é de 1280px x 720px que também poderá ter excelentes resultados.

É possível trabalhar excelentes campanhas de Marketing CPA no Youtube, para isso bastará que se dedique a isso, trabalhe bons vídeos, faça um bom planejamento de keywords e também que esteja atento ao que outros canais estão fazendo, afinal podemos sempre aprender muito observando o trabalho de outros afiliados. Também é interessante que observe o trabalho de otimização de vídeos dos grandes canais do Youtube, mesmo sendo de outros nichos porque as técnicas utilizadas podem ser adaptadas para o trabalho no Marketing de CPA.

E você, tem mais alguma dica interessante sobre como trabalhar campanhas de CPA no Youtube?

Dicas youtube

http://vidiq.com/

http://howmanyshares.com/

http://vagex.com/

http://addmefast.com/?lang=pt

Vinicius Horta
Vinicius Horta
Empreendedor digital ha 8 anos e gerente de conteúdo na C2 CPA Network.